Divinópolis é a 1ª em liberdade econômica 

Foto: Canal Pelo Céu da Capital/YouTube/Reprodução COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Divinópolis é a 1ª em liberdade econômicaDivinópolis foi a primeira cidade a atingir o nível máximo do programa Minas Livre para Crescer, tendo o maior índice de Liberdade Econômica no estado. A cidade recebeu a certificação do governador Mateus Simões no sábado, durante a cerimônia de transferência provisória da capital para a cidade dentro da iniciativa Governo Presente. Atualmente, o programa conta com adesão de 605 cidades. Destes, 399 estão classificados no nível iniciante, 200 no intermediário, cinco no avançado e apenas Divinópolis no nível pleno. (Portal MPA)https://www.sistemampa.com.br/noticias/divinopolis/divinopolis-e-a-1a-cidade-de-mg-com-nivel-maximo-de-liberdade-economica/ Bagatelle recebe Revoada em Sete Lagoas O Aeroporto Campo de Bagatelle, em Sete Lagoas, recebeu no sábado (13) a Primeira Revoada, encontro que reuniu clientes, amigos e entusiastas da aviação em um dia de confraternização e atrações aéreas. Entre os destaques da programação esteve a participação do aeromodelista Luizinho Pontes, que apresentou seus modelos em escala em voos demonstrativos. As crianças acompanharam de perto as atividades, despertando curiosidade e entusiasmo pelo hobby. As apresentações atraíram público de todas as idades e garantiram momentos de lazer e aprendizado. (Sete Dias)https://www.setedias.com.br/campo-de-bagatelle-recebe-primeira-revoada-em-sete-lagoas/ Codevasf fortalece parceria com prefeiturasMelhorias no abastecimento de água, manutenção de estradas rurais e fortalecimento da agricultura familiar ganharam novo impulso em Minas Gerais. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu, nesta semana, o 1º Conexão Municípios: Parcerias para o Desenvolvimento, reunindo dezenas de prefeitos, gestores públicos e lideranças municipais em Belo Horizonte para discutir ações voltadas ao crescimento econômico e à melhoria da qualidade de vida da população do interior mineiro. A regional atende atualmente 184 municípios localizados na região do Alto São Francisco, dos quais cerca de 50% estiveram representados no encontro. (Gazeta Norte Mineira)https://gazetanm.com.br/codevasf-fortalece-parceria-com-prefeituras-e-anuncia-r-75-milhoes-para-impulsionar-municipios-mineiros/ Atendimentos nas UPAs aumentam em UberabaAs Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Uberaba seguem operando acima da capacidade e chegaram a 110% de taxa de ocupação, segundo dados da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), responsável pela gestão das unidades. O cenário ocorre em meio ao aumento contínuo da demanda por atendimentos e à alta de casos de doenças respiratórias, dengue e gastroenterites.  O levantamento aponta que o volume de atendimentos nas duas unidades passou de cerca de 13 mil a 14 mil registros mensais para aproximadamente 20 mil, considerando as UPAs Mirante e São Benedito.  https://jmonline.com.br/cidade/atendimentos-nas-upas-saltam-para-quase-20-mil-por-mes-em-uberaba-1.634967 Fórum Invest Furnas aposta no turismoO município de Fama sediou, na semana passada, o Fórum Invest Furnas, evento voltado ao fortalecimento do turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico em Minas Gerais. Diante de um cenário competitivo para atrair visitantes e investimentos, o turismo foi apontado como estratégico para gerar emprego, renda e impulsionar a economia local e regional, especialmente na região do Mar de Minas e no Sul do estado. (O Debate)https://www.odebatenoticias.com.br/post/f%C3%B3rum-invest-furnas-re%C3%BAne-lideran%C3%A7as-e-aposta-no-turismo-como-motor-econ%C3%B4mico-em-minas-gerais Fenadoces incentiva doçaria araxaenseA Associação dos Doceiros de Araxá (ADA) abriu oficialmente as inscrições para o 2º Concurso de Doces da Fenadoces: Raízes & Releituras: Tradição que Abraça, uma iniciativa que celebra a tradição, a criatividade e a diversidade da doçaria araxaense. Realizado dentro da programação da Fenadoces 2026, o concurso tem como objetivo resgatar memórias, valorizar saberes locais e reconhecer talentos que transformam receitas em verdadeiras narrativas afetivas. A proposta é destacar a riqueza da confeitaria artesanal e incentivar a preservação de receitas que fazem parte da identidade cultural de Araxá. (Jornal Interação)https://www.jornalinteracao.com.br/fenadoces-abre-inscricoes-para-concurso-de-tradicao-e-criatividade-da-docaria-araxaense Samu Cisdeste recebe ambulânciasO consórcio Samu 192-Cisdeste recebeu oficialmente quatro novas ambulâncias destinadas à modernização da frota de resgate de urgência e emergência em Minas Gerais. Os veículos utilitários foram entregues pelas mãos do Ministro da Saúde durante uma solenidade pública realizada no município de Mariana. A aquisição faz parte das medidas compensatórias do Programa Especial de Saúde do Rio Doce (PES-Rio Doce), criado para reparar os municípios impactados pelo desastre da Barragem de Fundão em 2015. (RCWTV)https://www.rcwtv.com.br/noticia/samu-recebe-novas-ambulancias-para-reforcar-atendimento-na-bacia-do-rio-doce  

Inscrições abertas para o 3º Prêmio de Jornalismo Sistema Faemg Senar, Inaes e Sindicatos 

Premiação distribuirá R$ 97 mil e recebe trabalhos até 15 de setembro Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio de Jornalismo Sistema Faemg Senar, Inaes e Sindicatos – 2026. Profissionais e estudantes de Jornalismo de todo o país podem inscrever seus trabalhos até o dia 15 de setembro. Nesta edição, o tema é “Campo da Inovação – Ciência, tecnologia e inteligência que transformam a produção agropecuária”. A premiação irá distribuir R$ 97 mil, além de troféus e certificados aos vencedores. Tema destaca inovação no agro O prêmio busca valorizar produções jornalísticas que evidenciem os avanços tecnológicos e científicos no agronegócio brasileiro. Entre os assuntos contemplados estão: Agricultura de precisão e digitalização no campo; Inteligência artificial e tecnologias emergentes; Biotecnologia aplicada à agropecuária; Sustentabilidade; Empreendedorismo e startups do agro; Conectividade e inclusão digital no meio rural; Sucessão familiar; Juventude e protagonismo feminino no setor. Quem pode participar Podem concorrer trabalhos jornalísticos publicados entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2026 em diferentes plataformas de comunicação, incluindo: Jornais e revistas; Portais, sites e blogs; Emissoras de rádio e rádios web; Podcasts; Emissoras de televisão; Plataformas de streaming; Redes sociais e plataformas digitais; Fotojornalismo em meios impressos e digitais. Também poderão participar estudantes regularmente matriculados em cursos de Jornalismo reconhecidos pelo MEC, por meio da categoria Jornalismo Universitário. Cada trabalho poderá ser inscrito em apenas uma categoria. Valorização do jornalismo e do agro Segundo o coordenador de Comunicação do Sistema Faemg Senar, Rogério Maurício, a iniciativa tem como objetivo estimular a produção de conteúdo jornalístico qualificado e ampliar a visibilidade da agropecuária brasileira. “O prêmio busca reconhecer reportagens que mostrem a relevância do setor agropecuário para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais e do Brasil, além de incentivar a produção de conteúdo de qualidade”, destaca. Inscrições e informações As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do prêmio: https://premiojornalismo.sistemafaemg.org.br/ Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: premiojornalismo@sistemafaemg.org.br.  

FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de energia em 2027 

Federação aponta combinação de fatores que pode elevar em até 20% os custos da energia elétrica no próximo ano A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) manifestou preocupação com o cenário do setor elétrico brasileiro e alertou para a possibilidade de aumento significativo na conta de energia em 2027. Segundo a entidade, a decisão do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) de manter a metodologia CVaR 15/40 tende a ampliar o acionamento de usinas termelétricas, fontes de geração mais caras e com maior emissão de gases de efeito estufa. Metodologia mais conservadora O CVaR (Conditional Value at Risk) é um parâmetro utilizado nos modelos computacionais que orientam a operação do sistema elétrico nacional. De acordo com a FIEMG, a metodologia CVaR 15/40 adota uma postura mais conservadora em relação aos riscos hidrológicos, o que pode resultar em maior utilização de termelétricas para garantir a segurança energética do país. Como consequência, os custos de geração tendem a aumentar, impactando diretamente consumidores residenciais e industriais. Possível retorno do El Niño preocupa Outro fator que preocupa a Federação é a possibilidade de ocorrência de um episódio de El Niño de forte intensidade entre o final de 2026 e o início de 2027. Segundo o coordenador de Mercado de Energia da FIEMG, Sérgio Pataca, o fenômeno climático pode reduzir a disponibilidade hídrica dos reservatórios, aumentando ainda mais a necessidade de geração por fontes térmicas. Novos contratos também pressionam tarifas Além das condições climáticas e da metodologia adotada pelo setor elétrico, a FIEMG destaca que os consumidores também passarão a arcar com os custos dos novos contratos resultantes do Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP), realizado em março de 2026. O certame contratou quase cinco gigawatts adicionais de potência para o sistema elétrico nacional. ┃ Os consumidores passarão a arcar também com os custos dos novos contratos decorrentes do Leilão de Reserva de Capacidade. Isoladamente, cada um desses fatores já representa um desafio relevante. Em conjunto, eles acendem um sinal de alerta para um aumento expressivo dos custos de energia elétrica no próximo ano, podendo chegar a 20%, afirma Sérgio Pataca. Impactos para indústria e famílias Para a FIEMG, o cenário exige atenção do poder público e dos agentes do setor elétrico para reduzir os impactos econômicos da elevação dos custos de energia. Segundo a entidade, um aumento dessa magnitude pode comprometer: A competitividade da indústria brasileira; Os custos operacionais das empresas; O orçamento das famílias; O crescimento econômico em diversos setores produtivos. A Federação defende o acompanhamento permanente das condições do sistema elétrico e a adoção de medidas que contribuam para preservar a modicidade tarifária e a segurança energética do país.  

Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas 

Foto: DC / Arquivo / Alisson J.Silva COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Custo da construção civil sobe 7,1% em MinasO custo da construção civil segue em trajetória de alta no País, pressionado pelo encarecimento da mão de obra e dos materiais em um cenário de inflação persistente e instabilidade geopolítica. Em Minas Gerais, o setor sofre com um aumento que chega a 7,1% em apenas um ano, elevando os custos para construtoras e compradores de imóveis. Os dados constam no Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Caixa Econômica Federal. Em maio, o setor apresentou estabilidade (0,0%) no Estado frente a abril, posicionando-se como o quinto menor índice do País. (Diário do Comércio)https://diariodocomercio.com.br/economia/custo-construcao-civil-imoveis-minas-gerais/ Manifestantes cobram soluções para ponteA implantação de novas restrições de tráfego na ponte sobre o Rio das Velhas, na Barra do Guaicuí, motivou uma manifestação nesta quinta-feira (11). Moradores, caminhoneiros, produtores rurais, comerciantes e lideranças regionais se reuniram para cobrar do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) medidas consideradas definitivas para a estrutura, que é um dos principais corredores de ligação entre a microrregião de Pirapora e Montes Claros. Organizado de forma pacífica, o protesto teve como principal reivindicação a busca por soluções permanentes para a ponte, construída em 1928. (Gazeta Norte Mineira)https://gazetanm.com.br/manifestantes-cobram-solucoes-definitivas-para-a-ponte-da-barra-do-guaicui/ Ônibus terão reajuste em IpatingaA administração de Ipatinga publicou nesta sexta-feira (12) o decreto que atualiza a tarifa do transporte coletivo urbano no município. A partir de 1º de julho, os usuários passarão a pagar R$ 5,50 por viagem. O valor integral da tarifa será de R$ 7,00, mas a administração municipal ampliará o subsídio ao sistema para R$ 1,50 por passageiro, reduzindo o custo cobrado diretamente da população. Segundo o Executivo, a medida integra um processo de modernização do transporte público e será acompanhada por investimentos na renovação da frota e na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários. (Diário do Aço)https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0134545-tarifa-do-transporte-coletivo-em-ipatinga-sobe-para-r-550-a-partir-de-julho Caratinga faz acordo com empresa de ônibusApós reunião realizada com a direção da empresa Viação Riodoce, de acordo com o prefeito de Caratinga, ficou definido que não haverá paralisação do serviço. Com isso, na próxima segunda-feira, os ônibus circularão normalmente, mantendo os horários e itinerários já conhecidos pelos usuários. O prefeito também esclarece que a Prefeitura segue trabalhando em paralelo na licitação do transporte coletivo, garantindo a continuidade do serviço, além dos estudos que estão sendo realizados para viabilizar, futuramente, a implantação da tarifa zero no município. (Diário de Caratinga)https://diariodecaratinga.com.br/cidade/prefeitura-anuncia-acordo-com-a-viacao-riodoce-e-garante-circulacao-normal-dos-onibus/ Ex-secretária defende “mineirês” como identidade A defesa da mineiridade, um dos pilares da pré-campanha de Bárbara Botega à Câmara dos Deputados, foi um dos pontos altos de sua participação no 41º Congresso Mineiro de Municípios, realizado  em Belo Horizonte. Durante o diálogo com lideranças da capital e do interior, a ex-secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais defendeu o “jeito mineiro” de ser e de falar — tema que repercute nacionalmente desde o recente embate entre o ex-governador Romeu Zema e o ministro Gilmar Mendes, do STF. (MG Turismo)https://mgturismo.com.br/barbara-botega-defende-mineires-como-identidade-propria-de-mg/ ALMG inicia ciclo de prestação de contas do GovernoA Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) inicia na próxima segunda-feira (15/6) o primeiro ciclo de reuniões da Prestação de Contas do Governo de 2026. Até o dia 23 de junho, parlamentares irão ouvir secretários de Estado e dirigentes de órgãos e entidades estaduais em 14 reuniões promovidas pelas comissões temáticas da Casa. A iniciativa integra o programa Assembleia Fiscaliza, criado para fortalecer o acompanhamento e a fiscalização das políticas públicas estaduais. Durante os encontros, representantes do Executivo apresentarão resultados das ações desenvolvidas entre 1º de maio de 2025 e 30 de abril de 2026, além de responder a questionamentos dos deputados. (Balcão News)https://balcaonews.com.br/2026/06/13/almg-inicia-ciclo-de-prestacao-de-contas-do-governo-de-minas/  

INAES apresenta planejamento estratégico 

Equipe do INAES e diretoria do Sistema Faemg Senar O Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES) apresentou, na manhã desta terça-feira (9/6), na sede do Sistema Faemg Senar, seu novo planejamento estratégico. Elaborado ao longo de nove meses, o documento vai orientar a atuação da instituição até 2030 e marca um novo ciclo de fortalecimento institucional, com foco em inovação, inteligência de dados, sustentabilidade e geração de valor para os produtores rurais mineiros. A iniciativa reafirma o papel do INAES dentro do Sistema Faemg Senar e estabelece diretrizes para uma atuação cada vez mais alinhada às demandas do setor agropecuário, às oportunidades de desenvolvimento e à disseminação de conhecimento para o campo. O presidente do INAES, Renato Laguardia, destacou o processo de transformação vivido pela instituição nos últimos anos e o fortalecimento de sua integração com as demais entidades do Sistema. “Nossa missão é fortalecer os sindicatos de produtores rurais, fomentar a inovação, apoiar a pesquisa e contribuir para a sustentabilidade econômica do setor produtivo”, afirmou. O superintendente de Agronegócio e Inovação do Sistema Faemg Senar, Bruno Rocha de Melo, explicou que o planejamento surgiu da necessidade de consolidar uma linha de atuação mais clara para o instituto, que completa 18 anos de existência. “O INAES já fazia parte do Sistema Faemg Senar, mas precisava definir com mais clareza seu papel e sua contribuição estratégica. Esse planejamento nos permite direcionar esforços, fortalecer nossa atuação e ampliar os resultados entregues aos produtores rurais”. O superintendente de Agronegócio e Inovação do Sistema Faemg Senar, Bruno Rocha de Melo, explicou as diretrizes do planejamento Planejamento O planejamento foi construído a partir de um amplo diagnóstico institucional, que envolveu mais de 40 entrevistas com lideranças do agro, pesquisadores, universidades, sindicatos, produtores rurais e organizações parceiras. O trabalho também incluiu análises de mercado, benchmarking com instituições de referência e uma avaliação do ecossistema de inovação voltado ao agronegócio. “Nós transformamos o potencial institucional do INAES em uma direção clara de longo prazo e construímos um plano capaz de ampliar a relevância da instituição para o agro mineiro e brasileiro”, ressaltou a consultora responsável pelo processo, Heloísa Regina Guimarães de Menezes. Com base no diagnóstico, foram definidas três frentes prioritárias de atuação. A primeira é a inovação, com a criação de um hub para aproximar produtores rurais, universidades, centros de pesquisa, startups e instituições de ciência e tecnologia. A segunda é a sustentabilidade, por meio da estruturação de uma Central de Apoio ao Produtor Rural. Já a terceira é a inteligência, com a criação de um núcleo voltado à produção e análise de dados para apoiar produtores, sindicatos, mercado e imprensa. “O INAES tem uma capacidade muito importante de dialogar com diferentes setores, aproximar parceiros e contribuir para a construção de soluções inovadoras. Isso amplia as possibilidades de atuação do Sistema e fortalece a entrega de resultados para o produtor rural”, destacou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo. Superintendente de Agronegócio e Inovação Bruno Rocha de Melo, consultora Heloísa Regina Guimarães de Menezes e e Renato Laguardia, presidente do INAES Rede do Agro Durante o evento, o INAES também lançou a marca Rede do Agro, iniciativa que conecta produtores e fornecedores para a realização de compras coletivas de insumos, ampliando o poder de negociação e reduzindo custos, especialmente para pequenos e médios produtores. Segundo Bruno Rocha de Melo muitas vezes, um pequeno produtor não consegue negociar diretamente com a indústria. “Quando ele se une a outros produtores, passa a ter acesso a preços melhores e oportunidades que antes não estavam ao seu alcance”, explicou. Nos últimos 12 meses, a Rede do Agro movimentou cerca de R$ 3,5 milhões em negociações e gerou uma economia média de 11% aos participantes, o equivalente a mais de R$ 330 mil em redução de custos. Além das compras coletivas, a iniciativa incentiva o planejamento das aquisições, permitindo que os produtores comprem insumos em períodos mais favoráveis e reduzam os impactos da sazonalidade dos preços. “O sindicato é a ponte entre o produtor e as oportunidades. Utilizamos essa capilaridade para levar soluções concretas ao campo”, concluiu Bruno.  

Vigílias – 13 a 20 de junho de 2026

Político isoladoQuando era deputado, o empresário Inácio Franco, por conta de atividades empresariais intensas, deixou seu projeto político em segundo plano. À época, perdeu a reeleição para o Parlamento mineiro. Ao retornar ao comando da Prefeitura de Pará de Minas, o ilustre homem público está novamente distante dos formadores de opinião da capital. Tudo muito estranho. Amigas, nem tantoApós se afastar da Prefeitura de Contagem, a petista Marília Campos não fez visita política a sua colega de partido, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão. Elas se falam, mas a amizade entre as duas já esteve em melhores momentos. Marília vai ter que correr atrás para conquistar apoio à sua candidatura ao Senado. Caso contrário, tudo pode ficar mais complicado. Política no Norte de MinasComentário na porta do Café Galo, no Centro de Montes Claros. “Muitos prefeitos e lideranças no Norte de Minas estão engajados no projeto de reeleição do deputado federal Marcelo de Freitas (União Brasil). É que se o parlamentar perder o posto, pode voltar a ser delegado da Polícia Federal na região”. Dono do MDBRecentemente, foi ao ar diversos comerciais do MDB, dentro do horário gratuito comandado pelo Tribunal Superior Eleitoral. E apenas o presidente do partido em Minas, Newton Cardoso Júnior, fez as vezes da Casa. Ufa. Eleições ao governo mineiroConsta nos bastidores que o ex-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Gilvan Lacerda, iria declarar apoio à candidatura de Jarbas Soares (PSB) ao Governo do Estado. No último instante, teria mudado de ideia por conta de um pedido de outro ex-presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão. Este último está mais voltado para o lado do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), seu preferido para pleitear o Palácio Tiradentes. Jogos on-lineEspecialistas são categóricos ao dizer que o governo e o poder judiciário perderam o controle sobre os jogos eletrônicos. Essa modalidade de apostas envolve milhares de brasileiros e movimenta cifras astronômicas. Por outro lado, também provoca o endividamento das pessoas mais humildes. Caso Vorcaro“O desafio está lançado. O poder judiciário e as autoridades não têm outra saída a não ser condenar o ex-banqueiro Daniel Vorcaro. Caso contrário, fica provado que estamos vivendo em uma República onde impera a impunidade”. Opinião do médico Gonzalo Vecina Neto, em debate na TV Cultura. Crime organizado“As autoridades policiais vão terminar por concluir que o escândalo envolvendo Daniel Vorcaro tem forte conexão com o crime organizado. Isoladamente, o ex-banqueiro não teria condições de movimentar tantos bilhões. Existe alguma situação ainda não esclarecida nesse processo”. Avaliação do cientista político Ricardo Sennes. Professores de BHQuando soube que a greve dos professores da rede municipal de BH, com mais de quatro semanas de paralisação, tinha um viés político, o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) ficou horrorizado. Ele disse que não é hora de misturar esses assuntos. Saúde em NevesUma das cidades mais pobres de Minas, Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi bombardeada pela imprensa por conta da falta de estrutura no setor de saúde para atender a população. Transporte coletivoOs usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte e Região Metropolitana reclamam da falta de cumprimento de horários, além dos ônibus lotados. Na semana passada, a situação ficou ainda mais complicada, pois um incêndio queimou 27 carros de uma única empresa. Esse caso continua sendo investigado. Poder dos marginaisInstitutos de pesquisas e autoridades policiais antecipam uma informação preocupante. Atualmente, os marginais ligados ao crime organizado já estariam ocupando uma média de 30% dos espaços públicos, especialmente nas grandes cidades do país. Brasil e China“Diante das ameaças tarifárias dos Estados Unidos, o Brasil tem buscado maior alinhamento com a China. Mesmo que daqui a algum tempo seja obrigado a repensar essa aproximação. Não vejo outra vertente, porque as exportações brasileiras não podem ficar prejudicadas”. Observação da jornalista Patrícia Campos Mello. Patrão X Empregado“A tese dos senadores é que a negociação da redução da carga horária dos empregados da CLT não deve ser deixada para definição entre patrão e funcionário. Isso porque o duelo seria desleal”. Avaliação do economista e pesquisador Maurício Moura.

O exemplo de Itabira

No momento em que o mundo está de olho no desmatamento no Brasil, essa realidade aumenta os desafios das autoridades para levar adiante um projeto mais ambicioso visando a preservação das florestas brasileiras. Trata-se de uma tarefa complexa, onde interesses opostos convivem lado a lado, trilhando uma linha tênue entre manter o meio ambiente intocável, sem minimizar a importância do desenvolvimento econômico, especialmente no que se refere ao agronegócio, segmento onde nosso país se destaca. Vale levar em consideração qualquer projeto com o objetivo de contribuir positivamente com o meio ambiente. Por exemplo, vem à tela o “Me Vejo no Limoeiro”, ação desenvolvida no município de Itabira. A iniciativa de educação ambiental aproxima os jovens da unidade de conservação por meio da arte. Crianças e adolescentes aprendem a importância de manter a natureza intacta para as futuras gerações. A previsão é que até março do próximo ano, estudantes do ensino fundamental e médio de seis escolas das comunidades do entorno do parque irão participar de um concurso cultural de desenhos e redações, que busca construir uma cartografia afetiva sobre o território. Os trabalhos do projeto serão transformados em produtos culturais, incluindo uma exposição artística e um livro ilustrado reunindo todo o conteúdo. Conforme o coordenador do projeto, Frederico Mendes Carvalho, a cartografia afetiva funciona como uma ferramenta para fortalecer a relação do público com a unidade de conservação. Ele afirma que iniciativas como essa demonstram a potência da articulação dos parques com a sociedade, as escolas e a comunidade. O Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado na Serra do Espinhaço, possui 2.056 hectares e fica a cerca de 7 km do Parque Nacional da Serra do Cipó. A vegetação é composta de fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado, onde já foram identificadas ao menos três espécies ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu. Essa iniciativa dos itabiritenses deveria servir de inspiração para outros municípios e comunidades. O tema é relevante e já faz parte da pauta política, com desdobramentos nos próximos anos. O desafio é enorme, afinal, a tese de preservar o meio ambiente é antiga e esbarra no interesse de poderosos, que agem em nome do progresso e do desenvolvimento econômico. O caminho sensato seria conclamar o “bom senso”.

Jarbas Soares avisa que vai ser candidato ao Governo de Minas

A última semana foi de muita manifestação nos bastidores da política mineira, com destaque para uma forte incursão do ex-procurador geral de Justiça, Jarbas Soares (PSB). Ele manteve uma média de quatro reuniões por dia, com diferentes grupos e lideranças. Em todas as oportunidades, Jarbas se declarou como pré-candidato, demonstrando o seu interesse em tentar conquistar o Palácio Tiradentes. De acordo com interlocutores, ainda neste mês de junho, o ex-procurador intensificará os seus contatos visando alinhar o discurso com o grupo ligado ao presidente Lula (PT). Só para rememorar, o PSB tem como estrela o vice-presidente Geraldo Alckmin, com quem é mantida uma reconhecida aproximação. Os defensores do nome de Jarbas Soares ficaram mais entusiasmados com o projeto, após a recente divulgação de pesquisa apontando o presidente Lula com uma média de sete pontos, na comparação com os adversários. “Agora é trabalhar para ter uma aliança forte com o grupo de Brasília e incrementar os meandros para turbinar a campanha”, diz um amigo próximo. Escolha de um vice Um dos cenários levados a debates internos é no sentido de avaliar com detalhes a possibilidade de escolher uma mulher para possível composição de chapa, porque o quadro indica que 51% do eleitorado é feminino. Se essa for a vertente a ser percorrida pelo projeto do ex-procurador, pode ser extensa a lista de sugestões. No caso do pragmatismo eleitoral, e com o fito de buscar uma inserção junto ao povão de Minas, a primeira citação recai sobre o nome da deputada e ex-ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo. Observa-se uma ponderação de interlocutores privilegiados do projeto de Jarbas. Caso aconteça o encaminhamento para a consolidação da campanha ao pleito deste ano, deve haver preocupação em se materializar composições com ampliação para se estender as regiões do Estado. Para esses debatedores, o Triângulo Mineiro é o segundo colégio eleitoral do Estado, com média de 16% dos eleitores, e a Zona da Mata aparece na terceira posição. Eles acreditam que a inclusão de representantes dessas regiões em qualquer que seja a chapa seria de boa valia.

Muriaé devolve gestão do aeroporto ao Estado 

Foto: Reprodução COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Muriaé devolve gestão do aeroporto ao EstadoO prefeito Marcos Guarino anunciou a devolução da administração do aeroporto de Muriaé ao Governo do Estado de Minas Gerais. O prefeito salientou que o local não está sendo fechado. A medida anunciada consiste estritamente na devolução da gestão do aeródromo ao Governo de Minas Gerais, que é o proprietário do imóvel. O município atuava na área desde 2015 apenas como administrador, desempenhando um papel comparável ao de um “síndico”. A decisão de encerrar o contrato de gestão visa acabar com o desembolso, por parte do município, de quase R$ 500 mil anuais para manutenção do aeroporto. (Gazeta de Muriaé)https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16309/prefeitura-de-muriae-anuncia-devolucao-de-gestao-do-aeroporto-ao-estado Juiz de Fora questiona Core/MG na justiçaA substituição do sistema de regulação de leitos na saúde SUSFácil pela plataforma Central de Operações para Regulação Estadual (Core/MG), iniciada em 19 de maio, continua causando problemas nos critérios de priorização dos pacientes e ações judiciais em municípios mineiros da região. Na terça-feira (9), a Prefeitura de Juiz de Fora ingressou com ação civil pública contra o Estado de Minas Gerais para questionar a mudança e garantir a continuidade e a segurança dos fluxos de atendimento em saúde. (Tribuna de Minas)https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/10-06-2026/pjf-acao-central-estadual-regulacao-leitos-saude.html Araguari debate direitos das criançasRepresentantes do poder público, entidades da sociedade civil, conselhos e comunidade participaram, na quarta-feira (10), da 13ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Democracia Participativa”, a conferência proporcionou um espaço de diálogo, reflexão e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas destinadas à infância e à adolescência. (Gazeta do Triângulo)https://gazetadotriangulo.com.br/13a-conferencia-municipal-debate-fortalecimento-das-politicas-publicas-para-criancas-e-adolescentes/ Prefeitura assume transporte em Sete LagoasA Prefeitura de Sete Lagoas detalhou, na manhã desta quinta-feira (11/06), as medidas adotadas para assegurar a continuidade do transporte coletivo urbano. Com a ampliação da intervenção administrativa, o Município passa a assumir o controle integral da operação diante da persistência dos problemas na prestação do serviço e da paralisação da frota registrada nesta semana. As medidas decorrem da publicação de três decretos municipais, editados após a interrupção total do serviço e o descumprimento de determinações judiciais pela concessionária responsável pela operação. (Diário de Sete Lagoas)https://www.diariosetelagoas.com.br/jornal-diario-sete-lagoas-de-sexta-feira-dia-12-de-junho-de-2026 Divinópolis registra 14 mil infrações em 5 diasMais de 14 mil infrações de trânsito foram registradas em apenas cinco dias de monitoramento em dois cruzamentos da região central de Divinópolis. O número chamou a atenção pela quantidade de irregularidades em um curto intervalo de tempo e motivou a abertura de uma consulta pública para ouvir a população sobre a possível implantação da fiscalização eletrônica no trânsito da cidade. Durante o período analisado, os equipamentos registraram mais de 780 mil passagens de veículos, evidenciando o intenso fluxo diário nessas regiões e a necessidade de avaliação sobre medidas de segurança viária. (Portal G37)https://g37.com.br/divinopolis/mais-de-14-mil-infracoes-em-cinco-dias-acendem-alerta-e-abrem-debate-sobre-radares-em-divinopolis/ Justiça obriga Caeté fiscalizar RomariaO Ministério Público de Minas Gerais obteve na Justiça uma decisão que obriga o município de Caeté, a adotar medidas protetivas e fiscalizatórias em relação à Romaria a Cavalo, festa tradicional que envolve aglomeração de equinos, realizada todos os anos no dia 6 de setembro. O evento, que ocorre no distrito de Morro Vermelho entre o final de agosto e o dia 8 de setembro, faz parte das festividades da padroeira, Nossa Senhora de Nazareth. (Jornal Opinião)https://www.opiniaocaete.com.br/justica-obriga-caete-a-adotar-medidas-de-fiscalizacao-na-romaria-a-cavalo-de-morro-vermelho/