Aécio Neves pode ser anunciado como candidato ao Senado

Pessoas próximas ao deputado Aécio Neves (PSDB) sinalizam que o parlamentar teria feito a opção de se declarar pré-candidato ao Senado. Essa informação chega à imprensa no momento em que o presidente dos tucanos em Minas, deputado federal Paulo Abi-Ackel, intensifica reuniões para implementar uma chapa mais robusta, tanto para pleitear a Câmara Federal, como também o Parlamento estadual. Segundo fontes ligadas ao tucanato mineiro, os votos de Aécio seriam distribuídos aos muitos candidatos da chapa, sem uma definição de nome específico para herdar o seu espólio eleitoral. Interlocutores avaliam ser relevante a possibilidade do apoio dele ao pré-candidato ao Governo, o ex-procurador Jarbas Soares (PSB), por ser um nome sem mácula e de rejeição ínfima. Disputa ao Senado Se efetivamente o esboço dessa candidatura de Aécio se tornar realidade, uma cena curiosa poderá estar sendo pautada no âmbito da política do Estado. É que já existem duas outras candidaturas embrenhadas pelo sertão mineiro, à procura de votos para chegar à Casa Alta do Congresso Nacional. Uma delas é de Domingos Sávio (PL), que foi alçado à política maior quando ainda era prefeito de Divinópolis, se elegendo parlamentar estadual e federal por várias legislaturas. À época, contou com o apadrinhamento explícito do então governador Aécio. Inclusive, Sávio foi secretário-geral dos tucanos em Minas, mas mudou de ares e passou a surfar na popularidade de Jair Bolsonaro no pleito passado. Quanto à segunda candidatura, consta que o nome da ex-prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), não seria motivo de dificuldade, até porque ambos podem estar no mesmo campo de uma possível aliança, inclusive ao Governo de Minas. Ao deixar o cargo de secretário de Governo, neste início de ano, Marcelo Aro (PP) avisou aos quatro cantos que iria pleitear uma cadeira no Senado. Mas, como seu projeto político está atrelado ao ex-governador Romeu Zema (Novo), a sua popularidade no Estado ainda não pode ser avaliada. Sumido dos noticiários, sabe-se apenas que o político continua nutrindo a expectativa de implementar alianças eleitorais fortes, que possam impulsionar o seu projeto. Muito possivelmente, assim como muitos candidatos, Aro está mais conectado nas redes sociais. Com esse perfil, o povão ainda não assimilou o seu nome como factível na busca de um caminho vitorioso no pleito de 2026.

Estradas ameaçam competitividade do Estado 

Foto: Divulgação CNT COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Estradas ameaçam competitividade do EstadoMinas Gerais reúne características únicas para se consolidar como o principal corredor logístico do Brasil. Com a maior malha rodoviária do País, estimada em cerca de 272 mil quilômetros, e localização estratégica entre as principais regiões produtoras e consumidoras, o Estado tem potencial para liderar a movimentação de cargas em território nacional. No entanto, gargalos históricos na infraestrutura viária continuam elevando custos, reduzindo a competitividade das empresas e dificultando o aproveitamento pleno dessa vocação logística. (Diário do Comércio)https://diariodocomercio.com.br/negocios/estradas-precarias-ameacam-competitividade-estado/ Chuvas atrapalham colheita no TriânguloAs chuvas fora de época que atingiram diversas cidades do Triângulo Mineiro nos últimos dias acenderam um sinal de alerta entre produtores rurais da região. Em pleno período de colheita, quando tradicionalmente os meses de junho e julho são marcados pela estiagem e por condições ideais para o trabalho no campo, o excesso de umidade tem provocado preocupação, especialmente entre os produtores de café e soja. Conhecida por sua forte vocação agrícola, a região vive um momento decisivo para a safra. Nesta época do ano, a ausência de chuvas é considerada fundamental para garantir o avanço da colheita. (Gazeta do Triângulo)https://gazetadotriangulo.com.br/chuvas-inesperadas-para-o-mes-de-junho-dificultam-a-colheita-de-cafe-e-soja/ Timóteo aprova Programa de Recuperação Fiscal A Câmara Municipal de Timóteo aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei (PL) nº 4.760, que institui o Programa de Recuperação Fiscal (Prorefis), com prazo de adesão entre os dias 13 de julho a 30 de outubro. A matéria, assinada pelo Executivo, tem como objetivo incentivar a adimplência, promover a regularização fiscal dos cidadãos e ampliar a eficiência da arrecadação municipal. A proposta prevê a anistia de juros e multas sobre débitos inscritos em dívida ativa, com percentuais que variam de acordo com a forma de pagamento: 90% para pagamento à vista; 75% para parcelamento em até seis vezes; 65% até 12 parcelas e 55% para os contribuintes que optarem parcelar em até 24 vezes. O Prorefis será válido tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. (Diário do Aço)https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0134699-camara-de-timoteo-aprova-programa-de-recuperacao-fiscal-com-descontos-de-ate-90-em-juros-e-multas Festival terá Cápsula do Tempo em UberabaOs visitantes do Festival Triângulo Blues terão a oportunidade de conhecer de perto o projeto Cápsula do Tempo, iniciativa da Prefeitura de Uberaba por meio do Programa Desenvolve Uberaba. A ação será apresentada nos dias 20 e 21 de junho, a partir das 15h, no Parque das Barrigudas, durante o evento cultural que reúne música, lazer e entretenimento. Instalada no estande da Codau, a proposta convida a população a refletir sobre o presente e o futuro do município. A Cápsula do Tempo foi criada para reunir mensagens, histórias, sonhos e registros que representem o atual período de transformações vivenciado por Uberaba (Jornal de Uberaba)https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/156337/festival-triangulo-blues-apresentara-projeto-capsula-do-tempo-a-populacao-de-uberaba BH autoriza sexo biológico como critério no esporteFederações, entidades esportivas, clubes e organizadores de competições em Belo Horizonte poderão adotar o sexo biológico como critério para participação de atletas em eventos, torneios e campeonatos realizados na capital mineira. Segundo a autora da lei, a medida busca garantir condições de igualdade para atletas mulheres em competições femininas. Na justificativa do projeto, Flávia Borja argumenta que diferenças físicas entre homens e mulheres podem gerar vantagens competitivas em modalidades que exigem força, velocidade ou resistência. (Balcão News)https://balcaonews.com.br/2026/06/19/bh-promulga-lei-que-autoriza-sexo-biologico-como-criterio-no-esporte/ Formiga com nota máxima no ICMS TurísticoFormiga conquistou nota 10 no ICMS Turístico. A informação foi dada pela Prefeitura nesta quinta-feira, dia 18. O programa é uma política pública mineira que destina repasses financeiros às prefeituras que investem no desenvolvimento do setor. Segundo a Prefeitura, essa conquista representa muito mais que um reconhecimento, pois garante importantes repasses financeiros para o Município, proporcionando possibilidade de investimentos em infraestrutura, preservação, eventos, qualificação e outras ações que impulsionam o turismo e movimentam a economia local. (O Pergaminho)https://www.opergaminho.com.br/formiga-conquista-nota-maxima-no-icms-turistico  

Webinário da AMM orienta municípios sobre a matrícula inicial do Censo Escolar 2026 

Encontro reuniu gestores, técnicos e profissionais da educação para esclarecer dúvidas sobre a primeira etapa do principal levantamento estatístico da educação básica brasileira A Associação Mineira de Municípios (AMM) promoveu, nesta quarta-feira (18/6), mais uma edição do projeto Webinário Áreas Técnicas, desta vez com foco no tema “Censo Escolar 2026: Matrícula Inicial”. O encontro reuniu gestores, técnicos e profissionais da educação de diversas regiões de Minas Gerais para orientar os participantes sobre a primeira etapa do principal levantamento estatístico da educação básica no país. A abertura foi conduzida pela assessora técnica de Educação da AMM, Ednamar Assunção, que destacou a importância do preenchimento correto das informações para o planejamento das políticas públicas educacionais e para a garantia dos recursos destinados aos municípios. Participaram do webinário a coordenadora estadual do Censo Escolar em Minas Gerais, Renata Hermsdorfs, as analistas educacionais Maria José Almeida e Karla Vmieiro, além da técnica educacional Maíra Salucci. Durante a apresentação, Renata Hermsdorfs ressaltou que o Censo Escolar vai muito além de uma obrigação administrativa, sendo uma ferramenta essencial para o planejamento da educação brasileira. “O Censo Escolar é a principal fonte de informações da educação básica brasileira. É a partir dele que são construídos indicadores, planejadas ações governamentais e definidos diversos programas de financiamento da educação.” A coordenadora explicou que a etapa de matrícula inicial começou em 27 de maio e segue até 31 de julho. Neste período, devem ser informadas informações sobre escolas, turmas, estudantes, profissionais da educação e infraestrutura das unidades de ensino por meio do sistema Educacenso. Atenção aos dados informados Um dos principais alertas feitos durante o encontro foi a necessidade de atenção à qualidade e à consistência das informações declaradas. Segundo as especialistas, erros ou omissões podem impactar diretamente indicadores educacionais, programas federais e o planejamento das redes de ensino. Outro tema abordado foi a importância do correto registro dos estudantes da educação especial e da educação inclusiva. De acordo com as palestrantes, a precisão dessas informações contribui para garantir atendimento adequado, produção de materiais acessíveis e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à inclusão. As técnicas também apresentaram orientações sobre atualizações do sistema, procedimentos para conferência dos dados e responsabilidades dos gestores municipais e equipes escolares durante o processo de coleta das informações. Capacitação contínua A iniciativa integra o projeto Webinário Áreas Técnicas, desenvolvido pela AMM para oferecer capacitação permanente aos municípios mineiros em temas estratégicos para a gestão pública. Sobre o Censo Escolar Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo Escolar é o principal levantamento estatístico da educação básica brasileira. A pesquisa reúne informações das redes públicas e privadas de ensino e subsidia a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas educacionais. Os dados também servem de referência para programas de financiamento, distribuição de recursos e produção de indicadores educacionais em todo o país. Assista ao conteúdo completo O webinário completo, assim como todas as edições anteriores do projeto, está disponível no canal oficial da AMM no YouTube.  

AMM destaca vencedores do Prêmio de Boas Práticas em série especial do podcast Prosa Mineira 

Foto da Premiação do 14º Prêmio AMM de Boas Práticas. A Associação Mineira de Municípios (AMM) lançou uma série especial do podcast Prosa Mineira para apresentar os vencedores do Prêmio AMM de Boas Práticas 2026. A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade a projetos inovadores desenvolvidos pelas prefeituras mineiras e incentivar o compartilhamento de experiências bem-sucedidas que contribuem para o fortalecimento da gestão pública municipal. A proposta da série é destacar ações que vêm transformando realidades locais e gerando resultados concretos para a população, servindo de inspiração para gestores de todo o estado e estimulando a adoção de práticas eficientes, criativas e replicáveis nos municípios mineiros. Apresentado pela coordenadora de Comunicação da AMM, Thalita Marinho, o podcast reúne entrevistas com gestores públicos, especialistas e autoridades, promovendo um espaço de troca de experiências, conhecimento e debate sobre os desafios e avanços da administração municipal. A primeira edição da série contou com a participação do secretário municipal de Esporte de São Sebastião da Bela Vista, Glaucio Marciano, responsável pela apresentação do projeto “Aquavida – Natação e Cuidado Integral”, vencedor na categoria Gestão de Esporte. Durante a entrevista, o secretário destacou os resultados alcançados pela iniciativa, que alia esporte e saúde por meio de acompanhamento multiprofissional, promovendo inclusão social, desenvolvimento humano e melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos atendidos pelo programa. A série terá continuidade com a participação do prefeito de Paracatu, Pedro Aguiar Adjuto, vencedor do eixo Cultura com o projeto “Memória Viva, Cultura Forte”. A entrevista será transmitida ao vivo nesta sexta-feira, dia 19 de junho, às 14h, pelo canal oficial da AMM no YouTube. Sobre o prêmio O Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal tem como propósito reconhecer iniciativas inovadoras e demonstrar que é possível transformar políticas públicas em referências de gestão moderna, eficiente e orientada para resultados, gerando impactos positivos na qualidade de vida da população. Em 2026, a premiação recebeu mais de 400 inscrições de municípios mineiros. Após as etapas de avaliação técnica e visitas de campo aos projetos finalistas, foram selecionadas iniciativas nas áreas de Assistência Social, Cultura, Esporte e Saúde. Os interessados em acompanhar a próxima entrevista da série podem acessar o canal oficial da AMM no YouTube: https://www.youtube.com/@AMMTVMinas  

Empresa capta R$ 215 milhões para terras raras  

Foto: Divulgação/St George COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Empresa capta R$ 215 milhões para terras raras A australiana St. George Mining anunciou a captação de aproximadamente R$ 215 milhões para acelerar o desenvolvimento do Projeto Araxá, empreendimento localizado no Alto Paranaíba e apontado como um dos principais projetos brasileiros de terras raras e nióbio. O novo aporte reforça a posição do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba como uma das regiões mais estratégicas do país para a mineração de minerais críticos. Os recursos serão utilizados em estudos de viabilidade, licenciamento ambiental, expansão das atividades de pesquisa mineral e preparação da futura estrutura industrial. (Regionalzão)https://regionalzao.com.br/economia/st-george-capta-recursos-projeto-terras-raras-triangulo-mineiro/ Cobrança de acesso à Serra é criticadaA instituição de taxa para visitação de caeteenses ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade tem causado polêmica. Desde que a Arquidiocese Metropolitana de BH decidiu estender a cobrança de tarifa aos moradores da cidade – algo que não acontecia antes -, diversas críticas foram feitas nas redes sociais. A cobrança de ingresso de turistas é comum há algum tempo. A regra valia para qualquer visitante, menos para os caeteenses. Os moradores que comprovassem residência em Caeté tinham gratuidade para acessar as dependências do topo da Serra. A situação mudou, há cerca de um mês, quando a Arquidiocese decidiu estender a tarifa a todos. (Opinião)https://www.opiniaocaete.com.br/arquidiocese-recebe-criticas-por-cobrar-de-caeteenses-que-vao-a-serra-da-piedade/ ‘Correio’ doa acervo para a PrefeituraA história de Varginha e do Sul de Minas Gerais ganha um novo capítulo com a entrega do acervo completo do jornal ‘Correio do Sul’ à Fundação Cultural de Varginha. O periódico, que circulou por mais de oito décadas, é considerado um marco na imprensa regional, tendo documentado os principais acontecimentos locais, nacionais e mundiais desde a década de 1940. O acervo transferido compreende 226 edições encadernadas, totalizando cerca de 15 mil exemplares e estimadas 200 a 300 mil páginas de registros históricos. O prefeito Leonardo Vinhas Ciacci destacou a relevância da doação para a cidade. “É um marco na história da nossa cidade. Um periódico que, por mais de 80 anos, levou informação de qualidade, isenta e imparcial a todos os cantos desse Brasil”, afirmou. (O Debate)https://www.odebatenoticias.com.br/post/acervo-do-correio-do-sul-%C3%A9-doado-%C3%A0-funda%C3%A7%C3%A3o-cultural-de-varginha-e-garante-preserva%C3%A7%C3%A3o-de-oito-d%C3%A9cad Teófilo Otoni lança o Transitolândia MóvelA Prefeitura de Teófilo Otoni realizou a abertura oficial do Evento Educativo Intersetorial de Segurança, Cidadania, Educação para o Trânsito e Conscientização Ambiental. A iniciativa reúne centenas de estudantes com o objetivo de transformar conceitos teóricos em práticas cidadãs e preventivas. O grande destaque da programação foi o lançamento oficial da Transitolândia Móvel, uma estrutura itinerante e interativa criada para ensinar crianças e adolescentes sobre mobilidade segura, comportamento preventivo no trânsito e a importância do respeito às leis de circulação. (Diário Tribuna)https://diariotribuna.com.br/?p=34059 Santos Dumont faz debate sobre esportesSantos Dumont promoveu a 3ª edição do Fórum de Políticas Públicas Esportivas. O evento, realizado na Câmara Municipal, reuniu gestores, professores, atletas, ex-atletas e pessoas envolvidas com o esporte em geral. É do encontro que saem ideias, projetos e discussões voltadas para o desenvolvimento do esporte do município. As palestras e os painéis abordaram temas como “olhares sobre o futebol e peneiras esportivas”; aulas, treinos e jogos escolares. Um dos tópicos mais esperados foi a respeito do ICMS Esportivo. (Portal 14B)https://portal14b.com.br/Publicacao.aspx?id=676621 Curso tem boa avaliação do MECO curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) conquistou o Conceito 5, nota máxima na avaliação de reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado posiciona o curso entre os mais bem avaliados do país e reforça o compromisso da Instituição com a excelência acadêmica, a inovação e a formação de profissionais preparados para os desafios da transformação digital. A avaliação, realizada entre 10 e 12 de junho de 2026, considerou aspectos como organização didático-pedagógica, qualificação do corpo docente e infraestrutura. O conceito máximo reconhece a qualidade do projeto formativo desenvolvido pelo Unileste. (Portal Silmara de Freitas)https://www.silmaradefreitas.com.br/curso-de-ciencia-da-computacao-do-unileste-alcanca-nota-maxima-em-avaliacao-do-mec/  

Cedro alia inovação, eficiência produtiva e impacto social em Nova Lima 

Mina Morro do Gama, operada pela Cedro em Nova Lima (MG). Warley Pereira – Minera Brasil Modelo de produção com olhar social, reprocessamento de rejeitos, empilhamento a seco e lavra seletiva posiciona a companhia como referência em sustentabilidade na mineração de ferro no país. Agência Minera Brasil A mina Morro do Gama, operada pela Cedro em Nova Lima (MG), se destaca como um dos exemplos da evolução da mineração de minério de ferro no Brasil. A operação combina alta capacidade produtiva, inovação tecnológica, práticas ambientais avançadas e ações sociais voltadas às comunidades.Desde o início de sua operação pela Cedro, a mina mantém uma produção estável. No primeiro ano após a aquisição, foram produzidas cerca de 3,6 milhões de toneladas. Em seguida, a operação alcançou 4 milhões de toneladas anuais, mantendo esse desempenho com consistência. A meta é chegar a 6 milhões de toneladas nos próximos cinco anos. Do total produzido, aproximadamente 60% é destinado ao mercado interno, com destaque para o polo industrial de Sete Lagoas, o que contribui para movimentar a economia regional, enquanto cerca de 40% segue para o mercado externo, atendendo grandes players internacionais, que buscam fornecedores que adotam práticas sustentáveis na produção de ferro.  Inovação operacional Um dos principais diferenciais da operação da Cedro está no reaproveitamento de materiais que antes eram descartados como estéril. O vice-presidente de Operações da Cedro Mineração, Wanderley Santo, explica que a empresa foi pioneira na região ao reprocessar material depositado na barragem da mina que foi descomissionada e reintegrá-lo ao sistema produtivo.“A Cedro foi a primeira empresa a descomissionar uma barragem em Nova Lima. Esse processo permitiu recuperar material e aumentar a eficiência produtiva da operação”.  Atualmente os rejeitos gerados na operação passam por filtragem e é destinada ao empilhamento a seco, o que elimina a necessidade de barragem de rejeito.  Modelo de lavra inovador A Cedro desenvolveu um modelo operacional para lidar com as características geológicas da jazida, que possui alto índice de material compacto e semi-compacto. Wanderley Santo conta que a empresa criou um método específico de processamento e lavra seletiva que garante a eficiência da operação. “Temos um processo que não é usado em nenhuma outra mina, que a gente chama de peneiramento escalpe.” Esse modelo envolve desmonte controlado e lavra seletiva, permitindo maior precisão na extração que é feito em blocos para garantir o melhor aproveitamento do minério.  Link video:  https://youtu.be/jWRnRbXJ-EE?si=fESQgGa-gUQwHL81 A adoção dessas técnicas que aplica geologia para o melhor aproveitamento da minerário segundo Santo é pioneira e ajudou a aumentar a vida útil da mina ao agregar conhecimento sobre o depósito mineral.“A Cedro desenvolveu o método de fazer desmonte controlado. Depois entramos com escavadeira, fazendo uma lavra seletiva, retirando os blocos compactos. Com isso a gente tem um ganho de eficiência que aumentou a vida útil da mina.”O executivo afirma que esse modelo permite aproveitar entre 85% e 90% da jazida, reduzindo perdas e ampliando a eficiência do processo. Pellet feed – Minério verde  A operação da Cedro também está alinhada a uma tendência global de produção de minério de ferro com menor impacto ambiental. Segundo Santo, há um foco crescente na indústria por minério de ferro com menor emissão de carbono.“Hoje esse minério de redução direta, com baixa emissão de carbono, é o sonho da Cedro,” diz.A empresa já trabalha com planos de expansão e aumento de capacidade produtiva, acompanhando a demanda do mercado pelo chamado de ‘minério verde’, insumo que ajuda na descarbonização siderúrgica e no aproveitamento dos rejeitos das minas. A Cedro está investimentos robustos, de aproximadamente R$ 3,6 bilhões para aumentar sua produção de pellet feed. Para isso, está construindo uma unidade de beneficiamento em sua outra mina, em Mariana. A meta é alcançar 20 milhões de toneladas de produção anual de minério de ferro verde nos próximos cinco anos.redução na pegada de carbono Santo destaca que a inovação faz parte da rotina operacional da Cedro. “Nesse processo de inovação, a gente testa tudo o que é possível para ganhar em sustentabilidade”, diz referindo aos testes com caminhões elétricos como parte da estratégia da empresa para reduzir suas emissões. A iniciativa faz parte dos estudos da companhia para avaliar a viabilidade de equipamentos de baixo carbono aplicados à cadeia de transporte de minério de ferro. Os veículos são testados pela Cedro em condições operacionais reais, com foco em desempenho, eficiência energética, autonomia e integração com a rotina da mina. A experiência também permitiu avaliar os ganhos ambientais, especialmente na redução do consumo de combustíveis fósseis e das emissões associadas ao transporte interno de material.Segundo Santo a chegada de veículos elétricos na operação está alinhada ao direcionamento da empresa de incorporar soluções tecnológicas que aumentem a eficiência operacional e reduzem a pegada ambiental da atividade mineradora, reforçando o compromisso com inovação e sustentabilidade no setor. Link video https://youtu.be/XHX1c_EHfJE?si=kEot34L6BA_1RFly Olhar social está no DNA da empresa Além da eficiência produtiva e tecnológica, a empresa reforça o compromisso com as comunidades do entorno. “A ambição da Cedro é crescer sustentável. Cuidado com o meio ambiente e com a comunidade onde a gente está inserido. A Cedro é uma das empresas que mais investe na comunidade”, diz Santo. Para ele, a relação com o território é tratada como parte central da estratégia da companhia, com ações de aproximação e investimentos sociais contínuos. “O mais importante para o minerador é olhar para a sua comunidade e fazer suas entregas, sua contribuição. Não esperar só do poder público. A Cedro faz isso porque isso está no DNA dela.”Um dos principais exemplos é o apoio à Creche São Judas Tadeu, que atende 480 crianças da região e funciona como rede de suporte para famílias, especialmente mães solo. Segundo a coordenadora da instituição, Dayse Cândida da Silva, a creche surgiu a partir de uma necessidade local.“A creche surgiu muito por uma necessidade da população, porque não tinha nenhuma outra creche aqui, principalmente que acolhesse crianças acima de quatro anos. A creche veio para acolher as crianças e também as mães, porque a maioria são mães solo, sem rede de apoio.”A instituição, que recentemente completou 30

Filhos lideram violência contra idosos em JF 

Foto: Leonardo Costa COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Filhos lideram violência contra idosos em JFA violência contra idosos em Juiz de Fora, raramente, chega de fora. Na maior parte das vezes, atravessa a rotina, ocupa o espaço da casa, senta à mesma mesa e vem de quem chama a vítima de “mãe” ou “pai”. Entre janeiro e maio, os filhos apareceram como suspeitos em 51,7% das denúncias registradas no município pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), a partir do Disque 100. O índice é 14,4% maior do que o observado no mesmo período do ano passado. (Tribuna de Minas)https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/15-06-2026/mais-da-metade-das-denuncias-de-violencia-contra-idosos-em-juiz-de-fora-apontam-filho-como-suspeito.html Vale inaugura Usina Modelo em ItabiraO município de Itabira, onde a Vale nasceu há 84 anos, foi escolhido para receber a primeira usina de alta tecnologia da empresa, marcando o início de um novo modelo operacional orientado por inteligência de dados. A usina Conceição2 foi modernizada para integrar processos com uso de Inteligência Artificial (IA), ampliar o uso de automação e reduzir a exposição de pessoas a atividades de risco. Com capacidade de 11,2 milhões de toneladas por ano, a unidade será referência para expansão do modelo em outras operações da empresa. (Itabira Notícias)https://itabiranoticia.com.br/vale-inaugura-usina-modelo-em-itabira-com-ia-aplicada-a-operacao-e-amplia-seguranca-e-eficiencia/ ExpoQueijo Brasil 2026 reúne 19 paísesProdutores de 19 países estarão reunidos em Araxá, entre os dias 25 e 28 de junho, para disputar o cobiçado troféu Super Ouro da ExpoQueijo Brasil 2026. Considerada a principal premiação de queijo artesanal das Américas, a sexta edição do evento se consolida como uma das mais importantes vitrines internacionais do agronegócio e da gastronomia. O concurso Araxá International Cheese Awards contará com representantes de nações tradicionais na produção queijeira, como França, Itália, Suíça, Holanda, Espanha e Portugal, além de produtores de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal. (Clarim Net)https://clarim.net.br/expoqueijo-brasil-2026-reune-19-paises-em-araxa-para-disputar-o-premio-super-ouro/ Forromaria está de volta após 14 anos em CongonhasJunho é o mês das festas juninas e ninguém precisa de muita explicação para entender o que isso significa: forró no pé, quadrilha, comidas típicas e aquele gostoso calor de família reunida. Tradição que atravessa gerações, as festas de junho são parte da alma do Brasil. E em Congonhas, este ano, a celebração ganha um capítulo especial: o retorno do Forromaria, que volta a ser realizado após 14 anos. Nos dias 20 e 21 de junho, a Romaria abre suas portas, com entrada gratuita, para dois dias repletos de música, gastronomia, decoração típica, apresentações e atrações para todas as idades. (Correio da Cidade)https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/49004-congonhas-forromaria-esta-de-volta-apos-14-anos-com-dois-dias-de-festa-forro-e-tradicao Timóteo investe R$ 54,4 milhões na saúdeA Prefeitura de Timóteo aplicou R$ 22,5 milhões em ações e serviços públicos de saúde entre setembro e dezembro de 2025, o equivalente a 24,62% da receita municipal destinada ao setor. O percentual supera em 9,62 pontos percentuais o mínimo constitucional de 15% exigido pela legislação. No período, a Secretaria Municipal de Saúde executou despesas totais de R$ 54,48 milhões. Os dados constam no Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), referente ao terceiro quadrimestre de 2025, apresentado pela administração municipal. (Vox 97)https://vox97.com.br/noticia/25554/timoteo-investe-r-54-4-milhoes-na-saude-e-supera-minimo-constitucional-no-3o-quadrimestre-de-2025 Timóteo inaugura Posto TributárioA Prefeitura de Timóteo inaugurou um novo Posto de Atendimento Tributário Municipal, localizado no Terminal Rodoviário da cidade. O espaço já está em funcionamento e muitos cidadãos já têm utilizado os serviços oferecidos. Eles envolvem esclarecimento de dúvidas sobre tributos municipais; solicitação de isenção ou redução de IPTU; consulta de débitos e dívidas; negociação e parcelamento de valores vencidos; emissão de segunda via de boletos e outros serviços essenciais da área tributária. (Conex 10)https://www.conex10.com.br/post/0006495/timoteo-inaugura-posto-de-atendimento-tributario Muriaé cria monitoramento do aprendizadoO programa Avalia Muriaé agora é lei municipal. A iniciativa, que acompanha de perto o desempenho escolar dos alunos da rede pública, foi oficializada em publicação na ultima terça-feira (16), sob o nome de Sistema Municipal de Avaliação e Monitoramento da Aprendizagem (Simam). Com a mudança, o projeto deixa de ser uma ação temporária e passa a integrar em definitivo as políticas públicas de educação da cidade. Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, o Simam vai monitorar continuamente o aprendizado dos estudantes desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.  (Rádio Muriaé)https://radiomuriae.com.br/portal/avalia-muriae-vira-lei-e-cria-sistema-de-monitoramento-do-aprendizado-baseado-em-dados-estatisticos/  

Pouso Alegre recebe encontro da construção civil com Minascon e Feconsulminas 

Eventos serão realizados de forma integrada, reunindo empresários, profissionais, fornecedores, estudantes e especialistas para promover negócios, inovação, networking e debates sobre o futuro do segmento Pouso Alegre, no Sul de Minas, vai se tornar a capital da construção civil no estado. A cidade sediará, simultaneamente, o Minascon e a Feconsulminas, principal feira do segmento da região. Os eventos serão realizados nos dias 11 e 12 de julho, no SerraSul Shopping (Rodovia Juscelino Kubitschek – BR-459, Km 107), e as inscrições já podem ser feitas gratuitamente pelo site https://feconsulminas.com.br/, na aba “Credencie-se” . De volta ao interior, o Minascon chega à sua 24ª edição e terá como destaques painéis e palestras nos dois dias de programação, com especialistas que abordarão temas estratégicos para o ecossistema da construção civil. Entre os assuntos estão inovação, inteligência artificial aplicada ao segmento e conjuntura econômica. O objetivo é compartilhar conhecimento, fomentar o networking e promover a troca de experiências. Criada em 2015, a Feconsulminas reunirá empresas, profissionais e consumidores em um ambiente dedicado à inovação, ao relacionamento e à geração de oportunidades. Em sua 6ª edição, o evento consolida-se como um importante ponto de encontro para o setor, promovendo conexões estratégicas entre marcas, especialistas e público qualificado. Segundo Geraldo Linhares, presidente da Câmara da Indústria da Construção Civil da FIEMG, a realização conjunta do Minascon e da Feconsulminas representa um marco importante para o setor da construção em Minas Gerais, ao criar um ambiente favorável à geração de negócios, à troca de conhecimento, ao networking e à apresentação de soluções inovadoras para o mercado. “A expectativa é muito positiva. Acreditamos que essa integração ampliará as oportunidades para empresários, profissionais, estudantes, fornecedores e investidores, fortalecendo o relacionamento entre os diversos elos da cadeia da construção civil. Além disso, o evento permitirá que os participantes tenham acesso a tendências, tecnologias, debates estratégicos e experiências que contribuem diretamente para o aumento da competitividade e da produtividade do setor”, afirma. “Eu tenho muito orgulho de ver o Minascon sendo realizado em nossa região e, desta vez, integrado à Feconsulminas, que já se consolidou como a principal feira da construção civil do Sul de Minas. Essa parceria une o conteúdo técnico, os debates e a capacitação promovidos pelo Minascon com a força da Feconsulminas na geração de negócios, networking e apresentação de soluções para o mercado. Tenho certeza de que essa integração fortalecerá ainda mais o setor, ampliando oportunidades para empresas, profissionais, estudantes e toda a cadeia produtiva da construção civil”, destaca o presidente do Sinduscon-Sul, Nakle Mohallem. Conhecimento e prática Mais uma vez, o concurso “A Ponte” será uma das atrações do Minascon. Realizada pelo SENAI, a competição desafiará estudantes de cursos técnicos e de graduação a projetar e construir protótipos de pontes utilizando palitos de picolé e cola branca. A iniciativa estimula a aplicação prática de conceitos de sistemas estruturais, mecânica e resistência dos materiais, além da criatividade e da capacidade de resolução de problemas. As duplas vencedoras receberão premiações de R$ 5 mil e R$ 2,5 mil para o primeiro e o segundo lugares, respectivamente. As inscrições podem ser realizadas até 28 de junho, no site https://www.sympla.com.br/evento/concurso-a-ponte/3439296?referrer=www.fiemg.com.br&referrer=www.fiemg.com.br. A criatividade dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo também será colocada à prova na 3ª Maratona de Projetos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), que acontece durante o Minascon e a Feconsulminas. A iniciativa busca incentivar ideias inovadoras capazes de melhorar a vivência nos espaços urbanos, aproximando a prática acadêmica da realidade profissional. Acesse https://www.caumg.gov.br/maratona-projetos para mais informações. O Minascon é uma realização do Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção Civil do Sul de Minas (Sinduscon-Sul) e do Sistema FIEMG. O apoio master é do Sebrae Minas, e o patrocínio ouro é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG). O evento conta ainda com a parceria do CAU/MG. Imprensa FIEMG  

Mortes por infarto em Uberlândia dobram 

Foto: Getty Images/DU COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Mortes por infarto em Uberlândia dobramUberlândia teve um aumento expressivo no número de mortes por infarto em 2025, segundo levantamento do DataSUS. No ano passado, a cidade totalizou 55 óbitos em decorrência de ataque cardíaco, uma alta de 139% em relação a 2024, quando foram registradas 23 mortes do tipo. A quantidade de internações também subiu significativamente, saindo 297 hospitalizações em 2024 para 1.205 em 2025, um aumento de mais de 300%. Já os dados parciais de 2026 apontam que, até o momento, o município contabiliza 277 internações e 10 óbitos por infarto. (Diário de Uberlândia)https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/40716/mortes-por-infarto-em-uberlandia-mais-que-dobram-um-ano OAB-MG promove mobilização nacionalA Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG) realiza, no dia 19 de junho, às 9h, a Mobilização Nacional pela Reforma do Poder Judiciário, iniciativa que pretende ampliar o debate sobre a modernização e o aperfeiçoamento do sistema de Justiça brasileiro. Durante o evento, o presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, apresentará as diretrizes elaboradas pela Comissão de Juristas da instituição. As propostas contemplam mudanças estruturais voltadas ao fortalecimento da independência, da transparência e da eficiência do Poder Judiciário. (Ascom OAB MG) São José lidera a produção de leite tipo “A”A marca de 100 mil litros de leite por dia separa operações eficientes de estruturas capazes de redefinir um setor inteiro. Em 2025, a Fazenda São José ultrapassou essa fronteira. A propriedade, localizada na região de Guaxupé, encerrou o ano com produção de 37,4 milhões de litros de leite – média diária de 102.541 litros – assumindo a liderança nacional no ranking Top 100 / 2026, publicado por MilkPoint e Associação Brasileira dos Produtores de Leite. O feito colocou a produtora do Leite Fazenda Bela Vista na primeira posição entre os maiores produtores do país. (Revista Midia Brasil)https://www.revistamidiabrasil.com.br/post/leite-fazenda-o-legado-de-olavo-barbosa-no-topo-do-leite-brasileiro Cerrado lança estratégia internacionalA Região do Cerrado Mineiro escolheu a World of Coffee Brussels 2026, um dos principais eventos globais da cafeicultura, para apresentar ao mercado internacional sua nova estratégia de marca. Entre os dias 26 e 28 de junho, em Bruxelas, na Bélgica, a primeira Denominação de Origem para café reconhecida no Brasil apresentará seu novo posicionamento, baseado em origem, regeneração e criação de valor para as próximas gerações. A participação marca um momento estratégico para o território, que busca ampliar sua presença internacional e fortalecer sua posição como referência global em origem certificada, rastreabilidade, governança e sustentabilidade. (Jornal de Patrocínio)https://www.jornaldepatrocinio.com/regiao-do-cerrado-mineiro-lanca-internacionalmente-nova-estrategia-de-marca-na-world-of-coffee-brussels-2026 R$ 3,9 milhões para saúde no Norte de MinasO Governo de Minas Gerais destinou mais de R$ 3,9 milhões em recursos estaduais para a área de saúde em municípios do Norte de Minas. A verba, repassada por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), viabilizou a entrega de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios de Novorizonte e Curral de Dentro, além do financiamento para a reforma de um posto de atendimento em Santa Cruz de Salinas. As duas novas unidades inauguradas custaram cerca de R$ 2 milhões cada uma e fazem parte de um programa estadual de retomada e financiamento de obras de Atenção Primária à Saúde (Serra Geral News).https://www.serrageralnews.com/estado-investe-r-39-milhoes-em-unidades-de-saude-no-norte-de-minas Itaúna ganha um novo fórumNa última segunda-feira, 9, a Justiça local ganhou uma nova sede com a inauguração do Fórum Desembargador Mário Matos, localizado no Boulevard Lago Sul, ao lado da Prefeitura de Itaúna. A nova estrutura do Poder Judiciário, que atende os municípios de Itaúna e Itatiaiuçu, ocupa um prédio recém-construído de cerca de 7 mil metros quadrados, em terreno de 17 mil metros quadrados doado pela Prefeitura. Com quatro andares e subsolo, o edifício reúne salas de audiência, Tribunal do Júri, Juizado Especial, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), setores administrativos e espaços de atendimento ao público. (Folha do Povo)https://www.folhapovoitatiaiucu.com/justica-tem-casa-nova-na-comarca-de-itauna  

CNI reunirá pré-candidatos à Presidência em evento voltado às demandas da indústria 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promoverá, em 22 de junho, em Brasília, o evento “A Indústria na Agenda dos Presidenciáveis”, que reunirá lideranças empresariais e pré-candidatos à Presidência da República para debater propostas e prioridades para o desenvolvimento econômico e social do país. Até o momento, três nomes já confirmaram participação no encontro: o senador Flávio Bolsonaro (PL), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD). Os participantes terão espaço individual na programação para apresentar suas propostas e dialogar com representantes do setor industrial de diferentes regiões do Brasil. Durante o evento, a entidade entregará aos pré-candidatos o documento “Construindo o Brasil 2050”, elaborado com a contribuição de empresários e especialistas. O material reúne sugestões consideradas prioritárias para ampliar a competitividade do país nas próximas décadas. Entre os temas abordados no documento estão ambiente macroeconômico, política industrial, inovação, inserção internacional, energia, infraestrutura de transportes, sustentabilidade, sistema tributário, segurança jurídica e qualificação profissional. A publicação busca contribuir para o debate eleitoral e para a formulação de políticas públicas voltadas ao crescimento sustentável da economia brasileira. Realizado a cada quatro anos, o encontro da CNI é considerado um dos principais fóruns de diálogo entre o setor industrial e os postulantes ao Palácio do Planalto. A iniciativa oferece aos pré-candidatos a oportunidade de expor suas visões para o país e conhecer as demandas de um dos segmentos mais relevantes da economia nacional. Segundo a entidade, as apresentações ocorrerão em momentos distintos, garantindo espaço individual para a exposição de propostas e para a interação com empresários e representantes da indústria.