Marcelo de Souza se reúne com Álvaro Damião e discute agenda estratégica para BH

O presidente da CDL/BH e do Conselho Deliberativo do Sebrae MG, Marcelo de Souza e Silva, esteve reunido no dia 3 de junho com o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, e o chefe de gabinete da Prefeitura, Duander Franco. O encontro aconteceu no gabinete da Prefeitura Municipal. Durante a reunião, os participantes debateram temas centrais para o desenvolvimento da cidade, com destaque para o fortalecimento do ambiente de negócios, o crescimento das micro e pequenas empresas, segurança pública, mobilidade urbana e a questão dos moradores em situação de rua. “A reunião foi muito produtiva. Saímos com a certeza de que estamos alinhados nos temas que mais impactam o comércio e os serviços da cidade”, afirmou Marcelo de Souza e Silva. A CDL/BH representa cerca de 13 mil empresas do setor de comércio e serviços de Belo Horizonte.
Obras do Hospital de Sete Lagoas concluídas

Foto: Karoline Barreto/Imprensa MG COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Obras do Hospital de Sete Lagoas concluídasO Hospital Regional de Sete Lagoas teve sua entrega na manhã desta quarta-feira (3). Em uma grande solenidade com a presença do governador Mateus Simões, o prefeito Douglas Meloe outras autoridades, a estrutura de 23 mil metros quadrados de área construída, vai atender cerca de 640 mil pessoas da região, com demandas de média e alta complexidade. Durante a coletiva de imprensa antes da solenidade, o Governo de Minas anunciou o repasse de R$ 76 milhões para a compra de equipamentos – antes, já tinha destinado R$ 89 milhões para a conclusão das obras. O hospital contará com 226 leitos, sendo 176 de internação, 40 de UTI adulto e 10 de UTI pediátrica, além de pronto atendimento, bloco cirúrgico, ambulatório e serviços de diagnóstico. (Sete Dias)https://www.setedias.com.br/estado-entrega-obras-do-hospital-regional-de-sete-lagoas/ Justiça protege marca de jornal em UberabaUma das marcas mais tradicionais da imprensa do interior de Minas Gerais voltou ao centro de uma importante disputa judicial. Em decisão proferida nesta segunda-feira (2), a juíza Leticia Rezende Castelo Branco, da Vara Empresarial de Uberaba, determinou a manutenção da proteção judicial da marca Lavoura e Comércio, considerada ativo integrante da massa falida da Empresa Gráfica Lavoura e Comércio Ltda. A magistrada acolheu embargos de declaração apresentados nos autos e reconheceu omissão em decisão anterior quanto à controvérsia envolvendo a utilização da marca por terceiros. (Jornal de Uberaba)https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/154416/justica-protege-marca-historica-do-lavoura-e-comercio Ipatinga aprova conceito ‘Cidade Esponja’A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou, em duas votações, o Projeto de Lei que institui no município a adoção de práticas sustentáveis de gestão das águas pluviais com base no conceito de “Cidade Esponja”. O projeto tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção e mitigação de enchentes e alagamentos por meio de soluções urbanísticas e ambientais que favoreçam a absorção, retenção, infiltração e aproveitamento da água da chuva. (Jornal dos Vales)https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/64507/camara-de-ipatinga-aprova-projeto-que-institui-o-conceito-de-cidade-esponja-para-prevencao-de-enchentes-e-alagamentos Orquestra Ouro Preto em CaetéCaeté vai receber no próximo dia 12 de junho, uma atração especial que promete emocionar o público e celebrar o Dia dos Namorados em grande estilo. A partir das 20h, a Orquestra Ouro Preto se apresenta na Praça João Pinheiro, em frente à Igreja Matriz, com o espetáculo “Orquestra Ouro Preto: A-Ha”, dentro da programação do Caeté Rock Day. O concerto, em praça pública, revisita os maiores sucessos da consagrada banda norueguesa A-Ha em versões orquestrais especialmente elaboradas pelo arranjador Fred Natalino. (Jornal Opinião)https://www.opiniaocaete.com.br/orquestra-ouro-preto-apresenta-tributo-ao-a-ha-em-show-gratuito-no-dia-dos-namorados-em-caete/ Fenamilho tem público recordeA Fenamilho 2026 viveu na quarta-feira (03/06) mais um capítulo marcante na história. Com um dos maiores públicos já registrados na Festa Nacional do Milho, o Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento recebeu 29 mil visitantes ao longo do dia, consolidando o sucesso da 65ª edição do evento e reforçando sua relevância no cenário nacional. A movimentação intensa foi percebida em todos os espaços da festa. Famílias, produtores rurais, empresários, expositores e visitantes de diversas cidades da região e de outros estados circularam pelo parque, impulsionando os ambientes de negócios, gastronomia, cultura e entretenimento. (Patos Notícias)https://patosnoticias.com.br/fenamilho-tem-publico-recorde-em-noite-com-henrique-e-juliano/ OAB/JF promove igualdade de gêneroA OAB Subseção Juiz de Fora e a seccional de Minas Gerais têm liderado debates e ações institucionais focadas na valorização profissional e na reestruturação do sistema de Justiça. Em entrevistas recentes, o presidente da subseção local, Alexandre Atilio, e a vice-presidente estadual da ordem, Núbia de Paula, detalharam o avanço da advocacia feminina na região e os principais gargalos enfrentados no cotidiano forense, com destaque para a lentidão dos tribunais. Atualmente, o município de Juiz de Fora conta com quase 8 mil profissionais registrados, sendo que mais da metade desse contingente é composto por mulheres advogadas. (RCW TV)https://www.rcwtv.com.br/noticia/oab-promove-igualdade-de-genero-e-cobra-celeridade-na-justica-em-minas
UFJF cai 12 posições no ranking

(Foto: Divulgação) COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br UFJF cai 12 posições no rankingA Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) caiu 12 posições no ranking das melhores universidades do mundo, divulgado nessa segunda-feira (1º) pelo Center for World University Rankings (CWUR), passando de 1.090º lugar, em 2025, para 1.102º, em 2026, quando 21.291 instituições foram avaliadas – 171 a menos do que no ano passado. Nesta edição, 45 das 52 instituições brasileiras classificadas perderam posições em relação ao ano anterior, incluindo duas da região: Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de São João de Rei (UFSJ). Com o resultado, a UFJF está entre as top 5,2% no mundo – após ficar entre as 5,1% em 2025 – e permanece como a 23ª mais bem avaliada entre as universidades brasileiras. (Tribuna de Minas)https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/02-06-2026/ufjf-ranking-melhores-universidades-mundo.html Servidores de cemitério cobravam por serviçosDois servidores do cemitério municipal de Três Pontas (MG) foram afastados após investigação da Polícia Civil apontar um suposto esquema de corrupção envolvendo a cobrança indevida de famílias para realização de obras particulares em túmulos. De acordo com a Polícia Civil, os investigados teriam se aproveitado da condição de servidores públicos e também do momento de luto das famílias para conseguir vantagens financeiras durante a prestação de serviços no local. (Correio Trespontano)https://jornalcorreiotrespontano.com.br/2026/06/02/servidores-de-cemiterio-sao-afastados-por-suspeita-de-cobrar-por-servicos-em-tumulos-em-tres-pontas/ UFLA monitora preços em ParaísoEm um contexto de aumento do custo de vida e maior preocupação das famílias com os gastos domésticos, o Clube do Mercado Financeiro, formado por alunos da UFLA em São Sebastião do Paraíso e coordenado pelo economista e professor da UFLA Pedro Henrique Nascimento, apresenta os resultados do seu primeiro grande projeto: a criação de um índice de preços para o município. Como o município não contava com uma pesquisa local capaz de demonstrar essas diferenças de maneira sistemática, o grupo passou a desenvolver uma coleta mensal de preços em diversos estabelecimentos da cidade, incluindo atacados e varejos. (Jornal do Sudoeste)https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=221434 Arcos mantém tradição nas escolasO friozinho do mês de junho, com dias mais curtos, sugere mais tempo no aconchego do lar, mas sem deixar de aproveitar os eventos sociais com entretenimentos e culinária típicas de inverno. As festas realizadas nas escolas são opções para as famílias, proporcionando momentos de socialização e lazer saudável para as crianças, que farão parte de suas memórias na vida adulta. Nas escolas da rede municipal de ensino houve uma antecipação, em maio. Já foram realizadas as festas de oito escolas. (Correio do Centro Oeste)https://www.jornalcco.com.br/arcos-mantem-tradicao-das-festas-juninas-nas-escolas Passos realiza a 8ª ExpoMóveis RústicosDe 4 a 7 de junho de 2026, a partir do feriado de Corpus Christi, Passos recebe a 8ª edição da ExpoMóveis Rústicos, feira que já se consolidou como a maior do segmento no país. Realizado no Parque de Exposições, o evento reúne tradição, design e negócios em um ambiente pensado tanto para quem deseja renovar os ambientes da casa quanto para lojistas em busca de novidades, fornecedores e oportunidades exclusivas. Com entrada gratuita, a feira apresenta o melhor da produção em madeira maciça, unindo autenticidade, sofisticação e a força da indústria local. (Observo)https://www.observo.com.br/8a-expomoveis-rusticos-comeca-nesta-quinta-em-passos Rodovias de MG terão restrição para caminhões O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) manteve a restrição de circulação para veículos de grande porte durante o feriado prolongado de Corpus Christi. A medida tem como objetivo aumentar a segurança e garantir maior fluidez no trânsito nos períodos de maior movimentação nas rodovias estaduais. A proibição vale para veículos ou combinações de veículos que excedam os limites regulamentares de peso e dimensões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mesmo que possuam Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (Por Dentro de Minas)https://pordentrodeminas.com.br/noticias/gerais/2026/06/rodovias-de-mg-terao-restricao-para-caminhoes-e-veiculos-de-grande-porte-no-feriado-de-corpus-christi/?utm_source=whatsapp&utm_medium=Refer%C3%AAncia&utm_term=gerais
Fecomércio MG apresenta proposta inovadora de contratação nas relações trabalhistas

Entidade se reúne ainda com os ex-governadores Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD), pré-candidatos à Presidência da RepúblicaProjeto se baseia na definição da jornada de trabalho por hora entre empregador e empregado, com a manutenção de todos os direitos trabalhistas. BELO HORIZONTE, 02 de junho de 2026 – A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) apresentou, nesta segunda-feira (01/06), uma proposta inovadora para modernizar as relações laborais no Brasil: o THDG (Trabalho/Hora com Direitos Garantidos) a candidatos à Presidência da República e a parlamentares ligados à PEC da redução da Jornada 6 x1. O presidente da Federação, Nadim Donato, se encontrou com o senador Flávio Bolsonaro (PL), os ex-governadores Ronaldo Caiado e Romeu Zema e o deputado Reginaldo Lopes (PT) – autor da PEC que extingue a jornada 6 x 1. Nessas ocasiões, detalhou o projeto, que beneficia empregadores, trabalhadores e o Governo. A iniciativa surge após a entidade identificar que os modelos atuais de contratação já não suprem as necessidades reais da sociedade, uma lacuna que se tornou ainda mais evidente após a pandemia.A proposta do THDG, que não extingue as outras formas de contratação, se baseia na definição da jornada de trabalho calculada por hora, acordada diretamente entre trabalhador e empregador. O grande diferencial do modelo é a manutenção da carteira assinada e de todos os direitos constitucionais (FGTS, férias, 13º salário, Descanso Semanal Remunerado e aviso prévio), que seriam pagos e recolhidos de forma antecipada e mensal.Para a construção do projeto, a Fecomércio MG consultou advogados tributaristas e trabalhistas, empresários, sindicatos patronais e laborais e especialistas em Recursos Humanos. Impacto macroeconômico e bem-estar A nova modalidade promete ser uma ferramenta potente de combate à informalidade, permitindo que cidadãos que hoje atuam à margem do mercado formal conquistem a proteção da CLT.“Nosso projeto atende vários públicos, em especial os idosos, que querem reduzir a carga de trabalho sem perder benefícios ou querem voltar ao mercado; às mulheres que querem ter mais flexibilidade; e os mais jovens, que valorizam tempo livre para sua vida pessoal”, afirma o presidente da Fecomercio MG, Nadim Donato.A expectativa da Federação é que o modelo impulsione a abertura de novos postos de trabalho, reduza a informalidade e combata diretamente o absenteísmo (ausências no trabalho). Com cargas horárias previsíveis e flexíveis, o trabalhador ganha tempo para cuidar da saúde física, mental e da vida pessoal, o que se traduz em maior satisfação e produtividade. Benefícios para todas as esferas O THDG foi desenhado para criar um ecossistema ganha-ganha, gerando impactos positivos para todos os envolvidos.O trabalhador vai ter maior autonomia sobre sua renda e flexibilidade de tempo, podendo manter múltiplos vínculos empregatícios. Como incentivo, o modelo prevê um bônus de 15% sobre o valor da hora normal do piso da categoria, além do recebimento antecipado e mensal dos reflexos de seus direitos. Está previsto ainda um limitador de horas de trabalho por semana por empresa.O empresário poderá contratar por jornadas mais curtas, flexíveis e pré-definidas, o que otimiza o fluxo de caixa e a gestão da folha de pagamento de acordo com a demanda real do negócio.A Previdência Social e o Fisco se beneficiarão com o aumento de receita. A redução da informalidade e o recolhimento mensal antecipado de encargos (como FGTS e INSS) garantirão um fluxo constante de caixa, mitigando o risco de inadimplência.A Fecomércio MG ressalta que o THDG não invalida os modelos de contratação já existentes, funcionando como uma alternativa opcional para o mercado. Por exigir alterações na CLT, o projeto depende de aprovação no Congresso Nacional. Sobre a Fecomércio MG A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para o setor e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 87 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.
Empresários de Uberlândia se preparam para Copa

Foto: Valter Campanato/Agência Abrasel COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Empresários de Uberlândia se preparam para CopaSete em cada dez empresários de Uberlândia já iniciaram os preparativos para faturar mais durante a Copa do Mundo. A constatação é de um novo levantamento realizado em parceria pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pela Abrasel Triângulo Mineiro. O estudo revela que o comércio de Uberlândia e o setor de bares e restaurantes apostam alto no torneio para atrair novos clientes e reaquecer a economia regional. De acordo com a pesquisa, 20% dos entrevistados montaram um planejamento completo e estratégico para o evento de futebol. (Regionalzão)https://regionalzao.com.br/economia/7-em-cada-10-empresarios-de-uberlandia-ja-se-preparam-para-a-copa-do-mundo/ Caratinga regulamenta pinturas de ruasAtravés de Decreto, a Prefeitura de Caratinga regulamento as pinturas e intervenções artísticas temporárias em vias e logradouros públicos durante a Copa do Mundo FIFA de 2026. A medida estabelece regras para que moradores e comunidades possam decorar ruas em celebração ao torneio, mas também define critérios técnicos, exigências de autorização, prazos para remoção das pinturas e penalidades para quem descumprir as normas. (Diário de Caratinga)https://diariodecaratinga.com.br/cidade/prefeitura-regulamenta-pinturas-tematicas-para-a-copa-do-mundo-e-preve-multa-para-descumprimento/ Festival da Serra dos Cocais impulsiona turismoA Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio do Departamento de Cultura, realiza, nos dias 18 e 19 de julho de 2026, a terceira edição do Festival de Inverno da Serra dos Cocais. Consolidado como um dos principais eventos do calendário cultural e turístico do município, o festival promete reunir música, gastronomia, lazer e contato com a natureza em um dos cenários mais encantadores da região. (Portal Carlos Souto)https://www.portalcarlossouto.com.br/noticias/lazer/iii-festival-de-inverno-da-serra-dos-cocais-promete-impulsionar-turismo-cultura-e-economia-em-fabriciano/ Sabará pesquisa transporte suplementarA Prefeitura de Sabará iniciou uma Pesquisa Origem-Destino para entender como os moradores se deslocam diariamente pela cidade. A iniciativa faz parte dos estudos técnicos voltados para o planejamento do transporte suplementar em Sabará e tem como objetivo identificar as principais demandas de mobilidade da população. As informações coletadas ajudarão a mapear regiões com maior demanda, horários de pico e possíveis trajetos que poderão ser analisados futuramente pelos setores responsáveis pelo planejamento da mobilidade urbana. (Folha de Sabará)https://folhadesabara.com.br/noticia/57573/prefeitura-de-sabara-realiza-pesquisa-sobre-transporte-suplementar-e-convida-moradores-a-participar Varginha liderou exportações do agronegócioO agronegócio de Minas Gerais movimentou US$ 5,8 bilhões com a exportação de 4,8 milhões de toneladas de produtos entre janeiro e abril de 2026, mantendo o estado na terceira colocação entre os maiores exportadores do setor no país. Os números reforçam a relevância da atividade agropecuária para a economia mineira e sua presença no comércio internacional. Nesse cenário, Varginha liderou o ranking dos municípios mineiros com maior faturamento no comércio exterior agropecuário, alcançando US$ 1,02 bilhão no período. (Gazeta de Varginha)https://www.gazetadevarginha.com.br Veículo da Câmara de Nanuque sofre acidenteO veículo da Câmara Municipal de Nanuque se envolveu em um acidente na BR-116, nas proximidades de Teófilo Otoni, nesta segunda-feira. O carro oficial foi atingido frontalmente por um automóvel de passeio que seguia em direção contrária pela rodovia. No carro da Câmara estavam o presidente da Casa, Zezinho Medina, o secretário Bruce Alan e o vereador Cau da Balança. Após o acidente, os três foram encaminhados a uma unidade hospitalar para a realização de exames de rotina. (Jornal Em Tempo)https://jornalemtempo.com/veiculo-da-camara-de-nanuque-se-envolve-em-acidente-na-br-116-proximo-a-teofilo-otoni Justiça mantem vereadora afastadaA juíza da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Santos Dumont, Valéria Possa Dornellas, negou a liminar impetrada pela vereadora Thailândia Maria de Freitas Leite, solicitando o cancelamento de sua punição e seu regresso imediato à Câmara Municipal de Santos Dumont. Segundo a magistrada, a impetrante alegou em sua petição que o parecer jurídico que embasou o relatório do Conselho de Ética não foi disponibilizado aos parlamentares antes da sessão de julgamento. Mas em análise da ata da reunião ordinária, verificou-se que o Projeto de Resolução foi objeto de discussão e que foi oportunizada a palavra aos vereadores. (Portal 14B)https://portal14b.com.br/Publicacao.aspx?id=673481
Enchentes derrubam consumo na Zona da Mata

(Foto: Divulgação / Magnific / DC) COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Enchentes derrubam consumo na Zona da MataDados divulgados no Índice de Consumo dos Lares Mineiros, feito pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), revelam que os estabelecimentos do setor na Zona da Mata de Minas Gerais apresentaram um crescimento de apenas 2,48% no consumo no primeiro quadrimestre deste ano. O índice é o menor entre as regiões mineiras. O Sul de Minas (3,22%) e as regiões do Triângulo e Alto Paranaíba (3,15%) foram as que mais se sobressaíram no índice calculado pela Amis. Alto volume de doações pós-desastre das chuvas pode ter impactado consumo, avaliam supermercadistas. (Diário do Comércio)https://diariodocomercio.com.br/economia/enchentes-consumo-zona-da-mata/ Granizo provoca estragos em cafezaisUma forte tempestade acompanhada de granizo atingiu cidades do Sul de Minas Gerais no final de semana, com impactos mais severos em Campo do Meio e Boa Esperança. O fenômeno causou alagamentos, queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e prejuízos significativos em áreas rurais. Além dos danos materiais, milhares de consumidores ficaram sem energia elétrica em municípios da região. Até o momento, os levantamentos oficiais continuam sendo realizados para dimensionar os impactos do temporal. (A Terra do Café)https://www.aterradocafe.com.br/granizo-provoca-estragos-em-cafezais-e-cidades-do-sul-de-minas Valadares com programação de educação ambientalEm comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Prefeitura de Governador Valadares realizará ao longo deste mês uma série de atividades voltadas à conscientização ambiental, educação ecológica e prevenção de impactos causados pela ação humana na natureza. A programação será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), em parceria com diversos órgãos e instituições. (Diário do Rio Doce)https://drd.com.br/valadares-recebe-programacao-especial-de-educacao-ambiental-durante-o-mes-de-junho/ Desafio de saúde atrai 38 startups ao NorteA aposta na inovação aberta como ferramenta de transformação da saúde pública começa a dar retratos concretos no interior mineiro. O programa Conexões Inovação Aberta Nordeste (Co.NE), coordenado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), encerrou o prazo de inscrições para o desafio tecnológico lançado pela Prefeitura de Montes Claros (MG) e registrou um volume expressivo: 38 propostas submetidas por startups, empresas de base tecnológica e núcleos de inovação de universidades. O número, considerado muito acima do esperado pelos organizadores, demonstra o amadurecimento do ecossistema de inovação regional e o apetite do setor privado por soluções desenhadas sob medida para o serviço público. (Gazeta Norte Mineira)https://gazetanm.com.br/desafio-de-saude-publica-atrai-38-startups-ao-norte-de-minas/ Poços acompanha concessão de ferroviaO prefeito Paulo Ney, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Franco Martins, e o secretário municipal de Turismo, Erivelton Siqueira, participaram de uma reunião com representantes da VLI Logística para acompanhar o andamento do processo de concessão do trecho ferroviário entre Poços de Caldas e Aguaí. O encontro teve como principal objetivo atualizar o município sobre as tratativas em andamento junto ao Governo Federal e discutir perspectivas de investimentos para a ferrovia. (Jornal Mantiqueira)https://www.jornalmantiqueira.com.br/2026/05/29/prefeitura-acompanha-processo-de-concessao-ferroviaria-entre-pocos-de-caldas-e-aguai/ Patrocínio terá Hospital de AmorUma decisão considerada histórica para a saúde de Patrocínio e de todo o Estado de Minas Gerais foi aprovada na noite desta quinta-feira (28) durante a Assembleia Geral Extraordinária do Hospital do Câncer de Patrocínio. Os associados autorizaram por unanimidade a doação do imóvel urbano pertencente ao HC Patrocínio para a Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Amor de Barretos/SP. “A medida marca oficialmente o início de uma nova fase para a instituição patrocinense, que passará a integrar a rede do Hospital de Amor, tornando-se o primeiro Hospital de Amor de Minas Gerais. O que foi decidido aqui hoje é histórico”, afirmou o presidente do HC Patrocínio, Thiago Miranda de Oliveira. (Jornal de Patrocínio)https://www.jornaldepatrocinio.com/associados-aprovam-decisao-historia-que-permitira-instalacao-do-primeiro-hospital-de-amor-de-minas-gerais-em-patrocinio Itatiaiuçu realiza aprovações do Juros ZeroItatiaiuçu deu mais um passo dentro das ações voltadas à diversificação da economia local. Na última quarta-feira, dia 27, foi realizada a cerimônia de assinatura das primeiras aprovações do Programa Juros Zero, iniciativa vinculada ao Programa de Diversificação Econômica Itatiaiuçu Conecta e executada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O programa foi criado para ampliar o acesso ao crédito, fortalecer pequenos negócios e incentivar o empreendedorismo no município. A proposta é oferecer mais segurança, apoio e planejamento para quem deseja investir, ampliar ou modernizar suas atividades econômicas. (Folha do Povo)https://www.folhapovoitatiaiucu.com/desenvolvimento-local-itatiaiucu-realiza-primeiras-aprovacoes-do-juros-zero
Obra do Fórum de Poços licitada pela terceira vez

Foto: Roni Bispo COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Obra do Fórum de Poços licitada pela terceira vezO Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizou nesta sexta-feira, 29, a terceira licitação da obra do novo Fórum de Poços de Caldas. A nova contratação tem valor estimado em mais de R$ 16 milhões. De acordo com o Tribunal de Justiça, com 80% concluída, a obra está paralisada desde abril de 2025 quando a empresa contratada Destak Construtora e Incorporadora Ltda interrompeu os trabalhos. O Tribunal informou que em razão da paralisação da obra, foi instaurado processo administrativo para apuração de responsabilidades contratuais e eventual aplicação das penalidades previstas no contrato. (Poços.Com)https://pocoscom.com/obra-do-novo-forum-e-licitada-pela-terceira-vez/ Sistema Core pode ser judicializadoA crise envolvendo falhas no sistema CORE, responsável pela regulação hospitalar em Minas Gerais, tem ocasionado grande transtorno em São Sebastião do Paraíso e região. O prefeito Marcelo Morais endureceu o discurso contra o Governo do Estado e afirmou que poderá acionar judicialmente os entes responsáveis caso os problemas persistam, diante do risco de agravamento de pacientes que aguardam transferências para internações de maior complexidade. (Jornal do Sudoeste)https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=221419 Feiraço movimenta público e amplia oportunidadesA edição da Feiraço 2026 reuniu empresários, expositores e visitantes em mais uma noite de intensa movimentação no estacionamento do Ipatingão. A feira, consolidada como um dos maiores eventos multissetoriais do Vale do Aço, promove conexões entre empresas, apresentação de novidades e geração de oportunidades de negócios. Visitantes aproveitaram a programação para conhecer novidades, produtos, serviços e soluções apresentadas por empresas de diversos segmentos da indústria, comércio e prestação de serviços. A movimentação intensa nos estandes também contribuiu para a troca de experiências, ampliação de contatos e fortalecimento das conexões entre expositores e o público presente. (Portal Silmara de Freitas)https://www.silmaradefreitas.com.br/segundo-dia-da-feiraco-movimenta-publico-e-amplia-oportunidades-de-negocios-em-ipatinga/ Qualidade da água dos rios segue precáriaAs águas dos rios da Mata Atlântica seguem impactadas pela poluição e exigem tratamento para abastecimento e outros usos. O diagnóstico do estudo do Retrato da Qualidade da Água nos Rios da Mata Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica indica que, entre janeiro e dezembro de 2025, quase 80% dos pontos monitorados apresentaram qualidade regular. Minas Gerais e outros cinco estados continuaram nessa categoria, em comparação com 2024. Segundo a pesquisa, o principal entrave para a recuperação dos rios permanece sendo a falta de saneamento adequado. (Edição do Brasil)https://edicaodobrasil.com.br/opiniao/qualidade-da-agua-dos-rios-da-mata-atlantica-segue-precaria/ Juiz de Fora reabre museuA Fundação Museu Mariano Procópio reabre oficialmente ao público o museu e o parque no dia 02/06, terça-feira, com a finalização dos trabalhos de recuperação estrutural e de restauração ambiental nas áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Juiz de Fora no início do ano. A volta das visitações conta com o lançamento de duas exposições inéditas desenvolvidas para a programação especial de reabertura. O grande destaque na Villa Ferreira Lage é a mostra “O leque e suas (re)apresentações”, que reúne 12 peças históricas do século XIX pertencentes ao acervo institucional. (RCWTV)https://www.rcwtv.com.br/noticia/museu-mariano-procopio-reabre-em-juiz-de-fora-com-exposicoes-ineditas Araguari acolhe morador de ruaA Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do CAPS AD, realizou uma ação de ronda noturna voltada ao atendimento de pessoas em situação de rua no município. “Com a chegada das baixas temperaturas, nossas equipes percorreram diversos pontos da cidade ofertando acolhimento, orientação e proteção social, garantindo direitos fundamentais a quem mais precisa neste momento”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Eunice Mendes. Durante a ação, foi ofertado o encaminhamento para a Casa de Passagem e para o Albergue Municipal de Araguari (Gazeta do Triângulo)https://gazetadotriangulo.com.br/prefeitura-realiza-ronda-noturna-para-acolhimento-de-pessoas-em-situacao-de-rua/ Uso irregular de carro apuradoA Promotoria de Justiça de Itaúna instaurou um procedimento investigativo para apurar possíveis irregularidades no uso da frota oficial da Câmara Municipal. A investigação teve início após uma denúncia anônima envolvendo o vereador Alexandre Campos (MDB). Segundo a denúncia, o parlamentar teria utilizado veículos oficiais para fins particulares em diversas ocasiões, incluindo deslocamentos de ida e volta para a Universidade de Itaúna e para o Tropical Tênis Clube. (Folha do Povo)https://www.folhapovoitauna.com.br/politica-mp-investiga-suposto-uso-irregular-de-carros-da-camara
Edição 2221 – 30 de maio a 6 de junho de 2026

Clique aqui para baixar a versão digital
Vigílias – 30 de maio a 6 de junho de 2026
Tribunal de Contas Sobre a escolha de um deputado para ser indicado como Conselheiro do Tribunal de Contas, um assunto continua dominando os bastidores do Parlamento mineiro. Apesar da suposta vantagem do deputado Thiago Cota (PDT), houve um crescimento em relação ao nome da deputada Ione Pinheiro (PL). Algumas pessoas dizem que ela será a próxima escolhida para o posto. A ver. Campanha sem povo Jornalistas da crônica política de Minas informam que a pré- -campanha de Marília Campos (PT) ao Senado vai de mal a pior. Suas visitas ao interior têm contado apenas com algumas lideranças, sem uma participação da população. Enquanto não for formatada uma aliança para disputar o Governo do Estado, a bandeira da ex-prefeita de Contagem estará hasteada a meio mastro. Sem popularidade Diante de pesquisas que nunca pontuam com números efetivamente alvissareiros, o projeto de reeleição do governador Mateus Simões (PSD) patina na falta de apoio do povão. Suas andanças por várias cidades do interior ainda não conseguiram empolgar. Aposta do Partido Liberal Com problemas na candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República, o Partido Liberal tomou providências para descolar do noticiário negativo. Projeções indicam que a sigla poderia eleger os dois deputados estaduais mais votados de Minas Gerais: Nikolas Ferreira e o possível candidato, o empresário Vittorio Medioli. Crise em Ipatinga Enfrentando crise em todos os setores da Prefeitura, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), tem sido até vaiado em determinados atos públicos. Coitado dele, gente. Norte de Minas É frenética a luta para tentar conquistar os votos que pertenciam ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite (MDB), já devidamente eleito Conselheiro do Tribunal de Contas. Segundo consta, o atual deputado Carlos Pimenta (PSB) tentará ser eleito parlamentar federal. Assim, os votos podem migrar prioritariamente para Arlen Santiago (MDB), Gil Pereira (PSD) e Leninha (PT). Aécio, presidente? Em conversa ao pé do ouvido, o pré-candidato ao Governo do Estado, Alexandre Kalil (PDT), disse: “Aécio Neves (PSDB), essa crise contra o Flávio Bolsonaro está só começando. Entra em cena, seja candidato a presidente e corra atrás dos votos do centrão”. O tucano gostou da ideia. Roscoe na disputa Semana passada, perante uma plateia de mais de mil convidados, foi comemorado o Dia da Indústria. Durante o evento, o nome do presidente licenciado da Fiemg, Flávio Roscoe, foi lançado candidato ao Governo de Minas, filiando ao Partido Liberal. O empresário disse estar disposto a aceitar o desafio. Justiça Eleitoral Segundo levantamento da crônica política de Brasília, o Partido dos Trabalhadores e o Partido Liberal, em conjunto, já fizeram 75 representações perante a Justiça Eleitoral. A batalha jurídica no pleito deste ano já começou efervescente. Escala 6×1 Para o experiente jornalista Gerson Camarotti, a proposta sobre o fim da escala de trabalho 6×1 será aprovada pelo Congresso. “Apenas o Senado, por incumbência do presidente Davi Alcolumbre (União Brasil), deve fazer um pouco de charme, mas também sucumbirá à pressão popular”. Mulher negra no STF O Palácio do Planalto avalia como positivo o movimento de determinados segmentos, com o objetivo de influenciar na indicação de uma advogada negra para a vaga no Supremo Tribunal Federal. Mas existem políticos alertando que o clima no Senado ainda é de hostilidade em relação ao presidente Lula (PT). Visando lucro “As big techs promovem um discurso falso, indicando estarem preocupadas com a liberdade de expressão. Na realidade, estão de olho nos lucros astronômicos de seus negócios no Brasil e no mundo”. Opinião da economista Mariana Almeida. Enganando a população Nos primeiros meses do ano, o Congresso Nacional aprovou inúmeras leis através do sistema de votação simbólica, onde ninguém sabe quem votou a favor ou contra as matérias. Segundo especialistas, a situação é uma forma de manter o sigilo e esconder a realidade da população brasileira. Brasil patriota Diante dos problemas políticos deste ano, a curiosidade é grande para saber se haverá as tradicionais bandeiras americanas hasteadas no dia 7 de setembro. O clima não é muito favorável a esse tipo de manifestação.
Entre sindicalismo e fundamentalismo
Por três décadas, os movimentos sindicais no Brasil e em Minas Gerais incrementaram os rumos nos bastidores da política. Paralelamente, cresceu a influência dos evangélicos, sugerindo que os Templos se tornaram uma espécie de centro de apoio para seus líderes se manifestarem politicamente ou partidariamente. Isso fez “acordar” a Igreja Católica, também engajada em assuntos eleitorais, mas em uma proporção bem mais tímida frente aos movimentos protestantes. Como nos debates públicos não há possibilidade de espaços vazios, houve um entendimento, por parte do segmento empresarial, que estava na hora de disputar cargos ao Executivo e ao Legislativo. Essa virada de chave teve início com João Doria, quando eleito para prefeito e depois governador de São Paulo; e de Alexandre Kalil, para a Prefeitura de BH. Os atos incentivaram que outros nomes se enveredassem pelo caminho político. O propalado conceito de que empresário é mais preparado para gerir as coisas públicas conquistou notoriedade a partir da presença do empresário Romeu Zema (Novo) em Minas Gerais. Ele foi eleito e reeleito, distanciando do tempo em que o Palácio Tiradentes era ocupado apenas por políticos profissionais. A diferença entre o passado e o presente é que as discussões sobre o debate eleitoral têm um preâmbulo novo: o empresário não promete algo impossível de realizar. Eles querem oferecer mais conteúdo em seus discursos para pedir votos da população. Nessa mudança do privado para o público, constata-se um enorme entusiasmo de personalidades em destaque, como o presidente licenciado da Federação das Indústrias, Flávio Roscoe (PL), candidato ao Palácio Tiradentes; o retorno do empresário Vittorio Medioli à vida pública; possibilidade de ressurgência também do empresário e ex-senador Clésio Andrade (PSB) ao status de candidato. Todos estão de prontidão nos bastidores. Até mesmo o nome de Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar frequenta a resenha de quem estaria disposto a enfrentar os palanques no pleito de 2026. Pensadores políticos avaliam que as lideranças do Brasil, na concepção de sua frágil democracia, não pretendem estender por muito tempo o período onde sindicalistas dão as cartas nos destinos da nação. Tudo para evitar um país nas mãos da oligarquia sindical. Outrossim, deve ser levado à mesa que não adianta fugir da República “Sindicalista” para se submeter à República “Fundamentalista”.