Festival faz sucesso em 13 municípios

Foto: Divulgação/Circuito Vilas e Fazendas COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Festival faz sucesso em 13 municípiosApós quase dois meses de programação, a 6ª edição do Festival Gastronômico Sabores das Villas foi encerrada no final de semana, em Conselheiro Lafaiete, consolidando-se como uma das principais iniciativas de valorização da gastronomia regional mineira. Realizado entre os dias 18 de abril e 7 de junho, o festival contou com a participação de 114 empreendimentos gastronômicos dos 13 municípios que integram o Circuito Villas e Fazendas de Minas. Durante o evento, os estabelecimentos apresentaram pratos exclusivos inspirados nos sabores, tradições e ingredientes que representam a identidade cultural da região. (Correio da Cidade)https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/ BR-262 pode ter mais trechos duplicadosA concessionária responsável pela BR-262 em Minas Gerais iniciou um estudo de tráfego, em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para avaliar se alguns trechos da rodovia previstos inicialmente para receber faixas adicionais podem ter a solução alterada para duplicação. A informação é do diretor da concessionária, Felipe Lellis. Segundo ele, a análise considera o volume atual de veículos, as características de cada trecho e a necessidade de melhorar a segurança e a fluidez no deslocamento entre Uberaba e Belo Horizonte. (Jornal da Manhã)https://www.jmonline.com.br/cidade/br-262-pode-ter-mais-trechos-duplicados-entre-uberaba-e-belo-horizonte-1.638445 Visita de Mateus gera frustraçõesA passagem do governador de Minas Gerais, Mateus Simões, pelo Vale do Mucuri gerou críticas de lideranças e moradores da região devido à ausência de anúncios de investimentos para os municípios de Nanuque e Serra dos Aimorés. Durante a programação que transferiu simbolicamente a sede do governo estadual para Teófilo Otoni, Simões visitou diversas cidades da região. Em Nanuque, no entanto, a agenda foi marcada apenas por visitas institucionais, sem inaugurações de obras ou apresentação de novos projetos para o município. (Em Tempo)https://jornalemtempo.com/visita-de-mateus-simoes-ao-vale-do-mucuri-tem-gerado-criticas-por-ausencia-de-anuncios-para-nanuque-e-serra-dos-aimores Estudo vence competição mundialUm estudo sobre a Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do mundo, conquistou o primeiro lugar na Competição de Casos para Estudantes da 36ª Conferência Mundial Anual da IFAMA (International Food and Agribusiness Management Association), realizada em Cork, na Irlanda. A pesquisa foi reconhecida em uma das mais relevantes competições acadêmicas internacionais dedicadas ao agronegócio. Desenvolvido pela Harven Agribusiness School, o caso superou mais de 30 trabalhos apresentados por instituições de referência internacional, entre elas a Universidade Harvard, dos Estados Unidos. (Jornal da Região)https://www.jornaldaregiaoonline.com.br/estudo-sobre-a-cooxupe-vence-maior-competicao-academica-do-agronegocio-mundial Motoristas processaram Prefeitura de ArcosEm 2024, nove servidores – motoristas vinculados à Secretaria Municipal de Saúde – entraram com Ação contra a Prefeitura de Arcos cobrando o pagamento de horas extras. A maior parte das ações foram distribuídas em junho de 2024. São servidores efetivos e sete continuam em atividade; dois deles pediram exoneração. O advogado Ricardo Xavier informou que o primeiro dos processos foi julgado dia 13 de fevereiro (2026) e teve sentença favorável quanto ao pedido de pagamento das horas extras realizadas pelo servidor para o Município de Arcos. (Correio do Centro Oeste)https://www.jornalcco.com.br/motoristas-processaram-prefeitura-de-arcos-em-2024-cobrando-horas-extras Itatiaiuçu integra consórcio de saúdeA Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que autoriza a participação do Município no Consórcio Intermunicipal de Saúde e Serviços do Alto do Rio Pará. Segundo a Prefeitura, a proposta busca ampliar a capacidade administrativa do Município por meio da cooperação com outras cidades da região, permitindo o compartilhamento de serviços, recursos e ações voltadas ao interesse público. A adesão poderá ampliar o acesso da população a consultas especializadas, exames complementares, procedimentos de média complexidade, transporte sanitário e outras ações voltadas à promoção e recuperação da saúde. (Folha do Povo)https://www.folhapovoitatiaiucu.com/itatiaiucu-vai-integrar-consorcio-de-saude-do-rio-para
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal

Conquista de produtor do Sul de Minas reflete crescimento da olivicultura mineira, que deve alcançar produção recorde de 300 mil litros de azeite em 2026 Um azeite produzido na Serra da Mantiqueira está entre os finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2026 – Azeite de Oliva, uma das principais premiações voltadas à valorização da produção artesanal brasileira. O Azeite Alto das Oliveiras, de Delfim Moreira, no Sul de Minas, conquistou uma vaga entre os cinco melhores da categoria Monovarietal, destinada a produtos elaborados a partir de uma única variedade de azeitona. Produzido com a variedade italiana Grapollo, o azeite foi selecionado entre diversas amostras de todo o país. A avaliação foi realizada por especialistas do setor, que analisaram critérios como aroma, amargor, picância, complexidade e identidade regional dos produtos inscritos. A conquista é resultado do trabalho desenvolvido por produtores atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Olivicultura. O primeiro grupo voltado à atividade em Minas Gerais foi criado em janeiro de 2025 e reúne cerca de 30 produtores da Serra da Mantiqueira. Entre eles está José Martins, responsável pelo azeite finalista. Em uma propriedade de apenas três hectares, José Martins produz cerca de 1.500 quilos de azeitonas por ano, volume que resulta em aproximadamente 150 litros de azeite. Certificado como produtor orgânico e biodinâmico, ele decidiu participar da premiação após incentivo do técnico de campo do ATeG. “O Prêmio CNA, mais do que dar visibilidade ao meu produto, representa visibilidade para os azeites brasileiros, que hoje apresentam altíssima qualidade. O consumidor está aprendendo a reconhecer e valorizar azeites de excelência”, afirma. Segundo o técnico de campo do ATeG, Daniel F. Miranda, que atua há mais de uma década na olivicultura, o acompanhamento técnico tem contribuído para a adoção de práticas mais eficientes de manejo, melhorando o desempenho das propriedades. “Nosso trabalho foi mostrar a importância do manejo adequado para a cultura. Mas, na olivicultura, o clima continua sendo um fator decisivo para o sucesso da safra”, explica. De acordo com o técnico, as oliveiras necessitam de pelo menos 400 horas de frio, com temperaturas inferiores a 12°C e baixa amplitude térmica, para garantir bom desenvolvimento e produtividade. Produção em expansão Os resultados obtidos pelos produtores atendidos pelo ATeG demonstram a evolução da atividade em Minas Gerais. Na safra de 2026, o grupo colheu mais de 74 toneladas de azeitonas em uma área de 46 hectares. O desempenho representa uma recuperação expressiva em relação à safra anterior. Em 2025, as condições climáticas desfavoráveis limitaram a produção a apenas duas toneladas em 16 hectares. O crescimento também se reflete nos números estaduais. Segundo estimativas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a produção mineira de azeite deverá atingir aproximadamente 300 mil litros em 2026, estabelecendo um novo recorde. O volume representa uma forte recuperação em comparação aos 50 mil litros produzidos em 2025 e supera em 100% o recorde anterior, registrado em 2024, quando a produção alcançou 150 mil litros. Reconhecimento à produção artesanal Promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Prêmio CNA Brasil Artesanal reconhece produtores que se destacam pela excelência, autenticidade e qualidade de seus produtos. Além da avaliação técnica e sensorial realizada por especialistas e júri popular, a premiação considera aspectos como a história da produção, a identidade regional e o terroir dos azeites, valorizando o trabalho desenvolvido pelos produtores rurais brasileiros.
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha

Foto: Reprodução Graphcoa COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br 700 milhões em planta de grafite no JequitinhonhaA Graphcoa planeja investir em torno de R$ 700 milhões em uma planta voltada à produção de grafite concentrado, com teores de aproximadamente 95% de carbono grafítico, no município de Jordânia, na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Com capacidade instalada superior a 50 mil toneladas anuais, a unidade tem previsão de entrada em operação para o segundo semestre de 2029. O Projeto Grafite Jordânia, como é chamado, está em fase de desenvolvimento e de licenciamento ambiental. Em abril, o empreendimento e os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) foram apresentados à comunidade local em audiência pública. (Diário do Comércio)https://diariodocomercio.com.br/economia/graphcoa-grafite-minas/ Mercado Municipal ganhará nova identidadeA Prefeitura de Montes Claros anunciou a revitalização do Mercado Municipal Christo Raeff, um dos mais tradicionais espaços de comércio e convivência da cidade. A iniciativa integra o Programa Montesclarear, considerado o maior pacote de investimentos da história recente do município, que prevê aproximadamente R$ 1 bilhão em obras e ações voltadas para infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, educação, cultura, lazer e desenvolvimento econômico. (Jornal de Notícias)https://novojornaldenoticias.com/noticias/mercado-municipal-ganhara-nova-identidade/ Projeto amplia isenção da Área Azul em JFEstá em tramitação na Câmara Municipal de Juiz de Fora o projeto de lei 196/2026, que propõe ampliar os casos de isenção no pagamento da Área Azul, sistema de estacionamento rotativo da cidade. Caso o projeto seja aprovado e sancionado, o benefício poderá ser concedido a veículos utilizados por pessoas com deficiência, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com mobilidade reduzida permanente, pessoas com doenças incapacitantes que afetem a locomoção e pessoas com TEA. (Tribuna de Minas)https://tribunademinas.com.br/noticias/politica/22-06-2026/projeto-quer-ampliar-isencao-da-area-azul-em-juiz-de-fora.html Poços debate chegada da Codevasf ao SulO Centro Administrativo de Poços de Caldas sediou, na semana passada, uma importante reunião regional para discutir a ampliação da área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em municípios do Sul de Minas Gerais. O encontro foi conduzido pelo prefeito Paulo Ney e contou com a presença do deputado federal Paulo Guedes e do superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Antônio Romeu Pereira Souto Filho. Participaram do encontro os prefeitos Margot Pioli (Andradas), Toninho Miguel (Ouro Fino), Edvan Lopes (Santa Rita de Caldas), Felipe Begalli (Botelhos), Zé Captuva (Bandeira do Sul), Alexandre Eller (Fama) e Alexandra Bueno (Serrania), além de representantes dos municípios de Caldas, Campestre e Ipuiúna. (Jornal Mantiqueira)https://www.jornalmantiqueira.com.br/2026/06/18/pocos-de-caldas-recebe-prefeitos-para-debater-chegada-da-codevasf-ao-sul-de-minas/ Cidades selam ‘Irmandade Histórica’No terceiro dia da 6ª edição do Festur (Fórum de Turismo), o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, assinou o Decreto nº 9.280, que proclama oficialmente a Irmandade Histórica entre Ouro Preto e Aiuruoca e institui o conceito cultural do “Eixo da Mineiridade”. Além do chefe do Executivo ouro-pretano, o documento foi subscrito por representantes dos municípios de Aiuruoca, Ouro Branco e Ouro Fino, consolidando uma ampla aliança de integração regional. A ação, que aconteceu no Centro de Convenções da UFOP, promulga um marco para a preservação e valorização da identidade mineira da região e do Sul de Minas. (O Liberal)https://oliberalinconfidentes.com.br/ouro-preto/ouro-preto-e-aiuruoca-selam-irmandade-historica-e-instituem-o-eixo-da-mineiridade-no-encerramento-do-festur/ Passos faz biometria de 71% do eleitoradoA Justiça Eleitoral de Passos registrou um avanço expressivo na regularização de seu eleitorado após o encerramento da campanha do Cadastro Nacional de Eleitores, realizada entre março de 2025 e maio de 2026. Ao todo, o município contabilizou 16.219 atendimentos, um esforço que resultou na ampliação significativa do número de eleitores com identificação biométrica. Na campanha, 11.702 novas biometrias coletadas; 2.417 novos títulos de eleitor emitidos; 8.340 revisões cadastrais realizadas; e 945 transferências de domicílio eleitoral. (Observo)https://www.observo.com.br/passos-registra-mais-de-16-mil-atendimentos-e-biometria-atinge-71-do-eleitorado Vereador acusado de agressão em DivinópolisUm boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar aponta que o vereador de Divinópolis, Flávio Marra, foi acusado de agredir um homem durante uma confusão ocorrida na boate Mandalla Rooftop, instalada no terraço do Shopping Pátio Divinópolis. De acordo com as informações registradas pela polícia, o desentendimento teria começado depois que o parlamentar suspeitou que a vítima estaria consumindo sua bebida alcoólica. A situação evoluiu para uma discussão. (Portal MPA)https://www.sistemampa.com.br/noticias/policial/veja-o-video-denuncia-aponta-vereador-como-autor-de-agressao-e-lesao-corporal-em-divinopolis/
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí

Projeto em parceria com prefeituras e instituições locais levou telões, atrações para crianças e feiras de artesanato e gastronomia, com previsão de expansão para outras comunidades da região. Se um cafezinho já une as pessoas, imagina torcer pelo Brasil? A paixão pelo futebol e a expectativa pela conquista do hexacampeonato mundial reuniu moradores do Vale do Jequitinhonha em espaços especialmente preparados para acompanhar os jogos da seleção brasileira. O programa parques do torcedor em Taquaral, distrito de Itinga, e em Araçuaí, lançado pela Sigma Lithium busca transformar as transmissões dos jogos em momentos de encontro e convivência para as comunidades, reunindo famílias, amigos e moradores em torno da torcida pelo Brasil em busca do hexa. Em Taquaral, o projeto reuniu 200 moradores, realizado em parceria com a prefeitura de Itinga, com o apoio da Capital das Antenas, Escola Estadual do Povoado de Taquaral e da Associação dos Moradores de Taquaral.Já em Araçuaí, a transmissão reuniu 600 na Praça da Paróquia Santo Antônio, em parceria com a prefeitura municipal. A programação se integra às comemorações em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade, ampliando o ambiente de celebração e convivência entre os moradores. Como parte da iniciativa, a Sigma Lithium disponibilizou telões para transmissão das partidas, brinquedos para as crianças e apoio a realização de feiras de artesanato e gastronomia organizadas por empreendedoras do programa Donas de Mim, fortalecendo a economia local e valorizando os talentos da região.A empresa é parte integrante da vida econômica e social do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, onde cerca de 19 mil pessoas ocupam postos de trabalho relacionados às suas atividades e aproximadamente 80 mil familiares são impactados indiretamente pela atuação da empresa na região. A iniciativa vai continuar em todos os jogos do Brasil durante a copa do mundo, incluindo a transmissão dos jogos da semifinal e da final pois o futebol é uma linguagem universal transmitindo valores de se jogar em equipe, fazer parcerias unindo pessoas e o mundo.Mais do que acompanhar as partidas, a proposta é criar espaços de celebração, convivência e fortalecimento dos laços comunitários, unindo moradores de diferentes gerações em torno da paixão pelo futebol e da esperança pela conquista do hexa.
Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira

Sugestão de Pauta | FIEMG Reconhecimento na categoria Ação de Impacto destaca a contribuição do evento para os negócios, a inovação e a projeção da moda mineira O Minas Trend, principal plataforma de negócios da moda em Minas Gerais, foi o vencedor da categoria Ação de Impacto na primeira edição do Prêmio FMM – Mérito da Moda de Minas Gerais. A cerimônia, na noite desta quinta-feira (18/6), integrou a homenagem aos 10 anos da Frente da Moda Mineira, realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte, por iniciativa da vereadora Fernanda Altoé. Criado para reconhecer profissionais, marcas, escolas, projetos, iniciativas e trajetórias que contribuem para o fortalecimento da moda no estado, o prêmio reuniu representantes da cadeia produtiva, instituições de ensino, entidades, coletivos, empresas e lideranças do setor. Durante a solenidade, o presidente em exercício da FIEMG, Carlos Mário de Moraes, destacou o papel estratégico do Minas Trend para a economia criativa e para a indústria da moda. “Mais do que um evento, o Minas Trend representa a capacidade da indústria mineira de inovar, agregar valor e transformar criatividade em desenvolvimento econômico”, disse. Segundo ele, o reconhecimento na categoria Ação de Impacto reafirma a relevância da iniciativa para gerar transformação, visibilidade e resultados concretos para o setor. Criado pelo Sistema FIEMG, com participação dos sindicatos patronais dos setores de vestuário, bolsas, calçados, joias e bijuterias, o Minas Trend se consolidou como uma das principais plataformas de negócios da moda no Brasil. Ao longo de sua trajetória, o evento contribuiu para revelar talentos, impulsionar marcas, conectar compradores e fornecedores, gerar negócios e projetar Minas Gerais como um dos grandes polos criativos da moda brasileira. “Para a FIEMG, para o Minas Trend e para todos os sindicatos envolvidos, esta premiação tem um significado muito especial, porque reafirma a importância de continuar investindo na moda como vetor de desenvolvimento econômico, cultural e social”, afirmou Carlos Mário. A Frente da Moda Mineira completa 10 anos como uma rede colaborativa e voluntária voltada ao fortalecimento do ecossistema da moda em Minas Gerais. Ao longo da década, atuou na aproximação entre mercado, ensino, cultura, setor produtivo, poder público e sociedade civil, contribuindo para ampliar o debate sobre moda como economia, identidade territorial, patrimônio, trabalho, inovação e política pública. Ao falar sobre a Frente da Moda Mineira, Carlos Mário ressaltou a importância do setor para a articulação do setor ao longo da última década. “Celebrar essa década é reconhecer uma trajetória construída com diálogo, mobilização e compromisso coletivo. Desde sua criação, a Frente tem exercido um papel importante na articulação entre empresários, profissionais, entidades representativas, instituições de ensino e poder público, contribuindo para fortalecer um dos setores mais criativos e representativos da economia de Minas Gerais”, afirmou. Menção honrosa – A presença do Sistema FIEMG também foi registrada na categoria Escola de Moda, com a participação do SENAI Modatec entre as instituições de ensino consideradas pelo prêmio. Embora não tenha sido finalista, a menção reforça a relevância da escola na formação profissional para a cadeia da moda, especialmente em áreas ligadas à tecnologia, desenvolvimento de produto, modelagem, confecção e inovação industrial. Imprensa FIEMG
Aeroporto de MoC terá terminal de cargas

Foto: Divulgação COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Aeroporto de MoC terá terminal de cargas O Norte de Minas deu mais um passo rumo à consolidação de uma das mais aguardadas obras de infraestrutura logística da região. Durante videoconferência, a concessionária espanhola Aena, responsável pela administração do Aeroporto de Montes Claros, anunciou que abrirá, ainda no segundo semestre deste ano, o processo de seleção para definir a empresa que ficará encarregada da exploração do futuro Terminal de Cargas do aeroporto. O anúncio foi feito durante reunião promovida pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, reunindo representantes da concessionária, lideranças municipais e agentes envolvidos no desenvolvimento econômico regional. (Gazeta Norte Mineira)https://gazetanm.com.br/aena-anuncia-selecao-para-exploracao-do-terminal-de-cargas-do-aeroporto-de-montes-claros/ Minas Trend conquista prêmio O Minas Trend, principal plataforma de negócios da moda em Minas Gerais, foi o grande vencedor da categoria Ação de Impacto na primeira edição do Prêmio FMM – Mérito da Moda de Minas Gerais. A homenagem foi entregue durante cerimônia realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte em comemoração aos dez anos da Frente da Moda Mineira. Criado para reconhecer profissionais, empresas, instituições de ensino, marcas, projetos e iniciativas que contribuem para o fortalecimento da cadeia produtiva da moda em Minas Gerais, o prêmio reuniu representantes da indústria, do comércio, da academia, entidades de classe, coletivos, empresários e lideranças do setor. (Minas Conexão)https://minasconexao.com.br/minas-trend-conquista-premio-por-impulsionar-negocios-e-fortalecer-a-moda-mineira/ Aécio pode disputar o SenadoPessoas próximas ao deputado Aécio Neves sinalizam que o parlamentar teria feito a opção de se declarar pré-candidato ao Senado. Essa informação chega à imprensa no momento em que o presidente dos tucanos em Minas, deputado federal Paulo Abi-Ackel, intensifica reuniões para implementar uma chapa mais robusta, tanto para pleitear a Câmara Federal, como também o Parlamento estadual. Segundo fontes ligadas ao tucanato mineiro, os votos de Aécio seriam distribuídos aos muitos candidatos da chapa, sem uma definição de nome específico para herdar o seu espólio eleitoral. (Edição do Brasil)https://edicaodobrasil.com.br/destaques/aecio-neves-pode-ser-anunciado-como-candidato-ao-senado/ Publicação enaltece biodiversidade do Rio DoceUma publicação inédita consolida os principais resultados de estudos científicos sobre a biodiversidade da Bacia do Rio Doce e passa a subsidiar ações de manejo e conservação na região. Lançado pela Samarco, em parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), o livro “Biodiversidade Rio Doce: um legado de pesquisas na bacia” reúne resumos de 35 projetos desenvolvidos por instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, fruto de uma ampla articulação dedicada à produção de conhecimento científico sobre o território. (Jornal da Cidade)https://jornaldacidadevalesdeminas.com/parceria-entre-samarco-e-funbio-amplia-conhecimento-cientifico-sobre-a-biodiversidade-da-bacia-do-rio-doce/ Eleição no Sindicato se acirra em PatosA disputa pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas ganhou novos contornos nos últimos dias e já chegou à fase de questionamentos formais. A eleição, marcada para acontecer no dia 30 de junho, tem duas chapas na disputa e passou a ser alvo de embate jurídico interno após a apresentação de um pedido de impugnação contra a Chapa 2, “Inovação e Transparência” de Reginaldo Bambu. O atual presidente Cleides Queiroz de Melo Júnior, da Chapa 1, pede o indeferimento do registro da Chapa 2 ou, de forma subsidiária, de candidaturas específicas. O documento sustenta que integrantes da chapa teriam realizado campanha eleitoral antecipada, antes da publicação oficial das chapas registradas, ocorrida em 9 de junho. (Patos Notícias)https://patosnoticias.com.br/eleicao-no-sindicato-rural-se-acirra-e-tem-ate-pedido-de-impugnacao/ Paraíso vai utilizar imóvel de hospitalFoi assinado na manhã desta sexta-feira, 19 de junho, na sede da 5ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Acordo de Cooperação que permitirá ao município de São Sebastião do Paraíso assumir a estrutura física do antigo Hospital Gedor Silveira, viabilizando a implantação de unidades e serviços públicos nas áreas da saúde, educação, assistência social e administração municipal. O acordo é resultado de um processo de diálogo e construção conjunta envolvendo o Ministério Público, a Fundação Gedor Silveira e a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, buscando uma solução para uma situação que se arrastava há anos. (Jornal do Sudoeste)https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=221540
OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas

A OAB-MG participou da mobilização do Conselho Federal da OAB sobre a Reforma do Judiciário. Todas as seccionais aderiram ao movimento. Em Minas Gerais, o foco foi a apresentação das propostas da Comissão de Juristas da OAB-MG, com medidas que englobam o aprimoramento da credibilidade, transparência e eficiência do sistema judiciário. O Presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, e o Presidente da Comissão, Dierle Nunes, explicaram as propostas em uma live transmitida no Instagram, nessa sexta-feira (19). A ação busca o fortalecimento das instituições e da confiança no sistema de Justiça. O Presidente Gustavo Chalfun falou sobre o movimento: “Este não é um ato contra o Poder Judiciário. Não é um ato contra o Supremo Tribunal Federal. Não é um ato contra magistrados. Não é um ato de enfrentamento. Este é um ato em defesa do Poder Judiciário. É um ato em defesa da democracia. É um ato em defesa das instituições”, afirmou. A OAB-MG protocolou as propostas no Conselho Federal da OAB para a elaboração de Propostas de Emenda à Constituição (PECs). Entre as sugestões, está a regulação da atividade normativa e reestruturação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A OAB-MG propôs critérios de eleição para o presidente e o vice-presidente do CNJ, sem a vinculação com o Supremo Tribunal Federal (STF), além da inclusão do direito de voto do presidente do Conselho Federal da OAB e do Procurador-Geral da República nas decisões. Para o Supremo, a OAB-MG propôs a revisão do sistema de indicação e nomeação dos ministros. As sugestões incluíram o fim da vitaliciedade e a adoção de mandatos com prazo determinado. O texto ainda recomenda a alternância nas indicações e a definição de requisitos para a comprovação de saber jurídico. A proposta orientou a criação de mecanismos para a avaliação técnica e a participação nas sabatinas. Ofício Conselho Federal OAB-MG entregou Proposta de Código de Conduta para Ministros do STF Em alinhamento com as propostas de reestruturação do sistema de Justiça, a mobilização da OAB-MG também englobou ações voltadas à ética e à conduta. Como parte desse esforço contínuo, em março de 2026, a Seccional Mineira entregou ao Conselho Federal uma proposta de Emenda ao Regimento Interno do STF para instituir normas de conduta para os Ministros. Essa iniciativa complementou as sugestões de mudança estrutural, buscando assegurar que a imparcialidade fosse tratada como condição fundamental do processo de decisão. Para isso, o texto recomendou a criação de estruturas de prevenção e transparência, com o objetivo central de fortalecer a independência da Corte e a confiança da sociedade no Tribunal. Proposta – Reforma do Judiciário
Edição 2224 – 20 a 27 de junho de 2026

Clique aqui para baixar a versão digital
Vigílias – 20 a 27 de junho de 2026
Política nacionalQuando esteve em São Paulo, na semana passada, o presidenciável Flávio Bolsonaro (PL) ouviu de representantes do setor produtivo que na administração do ex-presidente Jair Bolsonaro, o então ministro da Economia, Paulo Guedes, foi torpedeado o tempo todo e seu trabalho ficou prejudicado. Flávio prometeu que terá um comportamento diferente caso seja eleito. A ver. Ministro e o governadorEm Brasília, se propala uma controvérsia envolvendo o nome do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ele tem uma firme conexão com o governador Mateus Simões (PSD), um dos principais adversários do presidente Lula (PT). Isso ainda vai dar xabú. Pacheco apoia Jarbas“Em Minas Gerais, o senador Rodrigo Pacheco (PSB), que já está fora da sucessão estadual, atua para incrementar o projeto eleitoral de seu amigo, o ex-procurador Jarbas Soares (PSB), rumo ao Palácio Tiradentes”. Frase ouvida na sala anexo ao gabinete da presidência do Senado. Gabriel AzevedoNa semana passada, quando esteve em evento em Ouro Preto, o pré-candidato ao governo mineiro, Gabriel Azevedo (MDB), teria implorado para aparecer na foto ao lado do ex-ministro Walfrido dos Mares Guia. Só que ele postou a imagem dizendo que está costurando uma aliança política importante. Amigos do ex-ministro negam esse acordo eleitoral. Aécio irritadoRecentemente, algumas pesquisas voltaram a pontuar a rejeição do deputado e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves. Irritado, o político tem confessado a pessoas próximas que está cansado de disputar votos. Isso pode ser um sinal que o mineiro estaria pendurando as chuteiras. Zema sem assessoriaAo ser preterido em um encontro do Partido Novo, o ex-governador Romeu Zema teria ficado atordoado. Ao invés de assumir a sua falta de habilidade, disse: “minha assessoria falhou”. Família do DinisNos bastidores da Assembleia Legislativa, o discreto prefeito de Ibirité, Dinis Pinheiro, deixou as desavenças familiares para trás e entrou firme na campanha para conseguir votos para sua irmã, a deputada Ione Pinheiro (PL), na campanha para ser escolhida Conselheira do Tribunal de Contas. Força dos ruralistasNo Congresso Nacional, uma frase já se perpetua como meia realidade. “Os parlamentares da bancada ruralista são membros de uma organização que bem poderia representar a 6ª Força do Poder da República Federativa Brasileira”. Caso VorcaroO jornalista Fernando Abrucio já antecipava. “Daniel Vorcaro não quer e não vai delatar ninguém, pois está sendo pressionado por forças ocultas. Na semana passada, a esperada delação do ex-banqueiro parece ter subido no telhado de vez”. Redes sociais“Estão enganando as pessoas, dizendo que o controle das redes sociais no Brasil deve ser resolvido pelo STF, quando o Congresso é quem deveria tomar a dianteira deste debate. Porém, os complicados parlamentares não almejam levar o tema a sério”. Opinião da economista Fernanda Almeida, em debate na TV Cultura. Política internacionalAnalistas e comentaristas internacionais afiançam: “o presidente Donald Trump abandona cada vez mais a diplomacia tradicional, para utilizar as redes sociais como forma de resolver as rusgas com os demais países e também os seus conflitos mundo afora”. Banco Central“Claro que a independência financeira do Banco Central seria importante. Isso evitaria que a instituição ficasse subordinada por conta da falta de orçamento para cobrir os seus gastos obrigatórios”. Opinião do advogado e ex-ministro João Santana. Justiça EleitoralSegundo apuração da jornalista Ana Flor, o clima nos bastidores do Tribunal Superior Eleitoral é de preocupação em relação ao que pode acontecer no âmbito das redes sociais no período eleitoral. “O temor é a situação fugir do controle daquela Corte”. Clima descontroladoAs autoridades encarregadas de analisar o clima no Brasil preconizam que o calor acima da média pode impactar negativamente o setor produtivo, especialmente o mundo do agronegócio. Situação dos presídiosO ex-deputado e empresário paulistano Emerson Kapaz vaticina: “O poder público já não controla mais a situação dos presídios brasileiros. A interferência nefasta acontece sob orientação de 81 organizações criminosas que dão as cartas nos bastidores”.
Brasil/União Europeia
O complexo jogo da diplomacia internacional não é um ambiente para amadores. Esse teatro encenado por nações mundo afora é um movimento permanente, exigindo muita habilidade de representantes dos países interessados em manter negociações, como é o caso do Brasil, especialmente no segmento do agronegócio. No momento, o embate de interesse comercial é travado contra a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que está implementando, mais uma vez, um tarifaço listando os produtos brasileiros que chegam às gôndolas dos supermercados norte-americanos. Também entra em cena uma estapafúrdia decisão da União Europeia (UE), que informou a suspensão da compra de carnes bovinas do Brasil a partir de setembro. No ano passado, a UE importou aproximadamente 368 mil toneladas de proteína animal brasileira, com resultado financeiro de US$ 1,8 bilhão. Apenas a aquisição de carne bovina respondeu pelo valor de US$ 1,06 bilhão, significando 6% da receita obtida pelas exportações do país naquele período. Relativamente à restrição contra as nossas negociações perante a União Europeia, o diretor-presidente da Academia Latino-Americana do Agronegócio (Alagro), Manoel Mário de Souza Barros, minimiza o tema. Em entrevista ao Edição do Brasil, o dirigente pondera que a decisão não vai gerar impacto comercial imediato, mas acende um alerta bilionário para o agronegócio brasileiro. Ele categoriza que a medida foi anunciada neste mês de junho, com implementação efetiva a partir de setembro. Até lá, as transações comerciais seguem normalmente. Autoridades de Brasília comungam com pensamentos do diretor-presidente da Alagro, como aproveitar esse momento de dificuldade para abrir novos mercados, inclusive ampliando as transações com a China. Na opinião de especialistas, trata-se de um entrave burocrático, diante da exigência de uma documentação a ser providenciada pelas autoridades sanitárias brasileiras. Esse movimento internacional de agora confirma a tese dos meandros envolvidos no episódio e revela uma realidade. Isso ocorre como forma dos países protegerem os seus produtores. Vale dizer que a cena atual será repetida inúmeras vezes nas próximas décadas, cabendo as partes saberem como se desvencilhar desses empecilhos.