
Pouco mais de 103 milhões de pessoas estão trabalhando no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e uma parte desses trabalhadores deseja mudar de emprego em 2025. De acordo com o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 54% dos profissionais buscam um novo trabalho em 2025. O número é quatro pontos percentuais maior que no mesmo período do ano passado.
A pesquisa indica que 69% dos respondentes manifestaram interesse em mudar de empresa, mantendo sua área profissional. O dado representa um crescimento de cinco pontos em relação a janeiro de 2024. Entre os principais motivos estão melhores oportunidades de crescimento, salários mais altos, benefícios atrativos e um equilíbrio maior entre a vida pessoal e profissional.
A especialista em recolocação profissional e transição de carreira, Andiara Martins, avalia que fatores como a busca por propósito e maior qualidade de vida têm contribuído para o aumento do desejo de mudar de emprego. “Também temos um cenário econômico que incentiva a busca por mais estabilidade e melhor remuneração, a demanda por flexibilidade, através do modelo de trabalho híbrido ou remoto, as mudanças geracionais, onde os mais jovens priorizam a diversidade. A automação e a inteligência artificial exigem novas habilidades dos profissionais”.
“A busca por qualidade de vida e equilíbrio entre vida pessoal e profissional tem impacto direto e significativo na saúde mental desses profissionais. Esse reflexo pode ser observado de várias formas: ambientes de trabalho mais flexíveis e equilibrados tendem a diminuir os níveis de estresse crônico, prevenindo condições como ansiedade e burnout. Profissionais que conseguem dedicar tempo a interesses pessoais, família e hobbies relatam maior sensação de realização e felicidade”, acrescenta.
Já 31% dos entrevistados desejam mudar de ramo, segmento ou carreira. A busca por realização pessoal, qualidade de vida, salários mais altos, aprendizado de algo novo e maior flexibilidade foram citados como razões.
Andiara destaca que o autoconhecimento e planejamento, são essenciais para equilibrar a busca por realização pessoal e o medo de recomeçar em um novo setor. “Ferramentas de avaliação de carreira ou consultoria especializada podem ajudar a alinhar as aspirações pessoais ao mercado. O profissional também pode explorar o segmento desejado por meio de cursos, projetos paralelos ou mentorias, permitindo uma transição mais segura. A atenção e o investimento em uma boa rede de contatos são primordiais. Preparar uma reserva financeira reduz a pressão imediata por resultados e proporciona tranquilidade para enfrentar os desafios iniciais”.
Permanência no emprego
O levantamento também questionou as motivações em permanecer no emprego atual. Com 56%, benefícios e remuneração, foi o mais citado. Seguido por flexibilidade no modelo de trabalho (32%), ambiente de trabalho e cultura organizacional (32%), equilíbrio entre vida pessoal e profissional (27%) e oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional (27%).
O diretor-geral da Robert Half para a América do Sul, Fernando Mantovani, destaca que é um desafio diário para as empresas se manterem competitivas no cenário atual. Ele aponta que as organizações devem investir em políticas claras de trabalho, na transparência das lideranças, além de bons pacotes de benefícios e remuneração, condizentes com as médias praticadas pelo mercado.
“O panorama é favorável para os profissionais sintonizados com as exigências atuais das empresas, que concorrem de forma acirrada pelos melhores talentos do mercado. Tendo em vista que o capital humano constitui o recurso mais valioso de uma companhia, sugiro às lideranças a adoção de uma visão estratégica para evitar reconhecer colaboradores essenciais apenas quando estiverem prestes a sair”.
Tendências para 2025
A especialista avalia que setores como tecnologia, energia renovável, saúde e biotecnologia, educação, logística, comércio eletrônico, entretenimento digital e economia criativa devem atrair mais candidatos devido às tendências econômicas, tecnológicas e sociais. “Percebo que esses segmentos atraem maior interesse devido à promessa de crescimento e relevância no futuro”.