“Soberania Imaginativa” é o tema da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Atriz Karine Teles será a homenageada / Foto: Dudu Mafra

Com a temática “Soberania Imaginativa”, a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes terá início no dia 23 de janeiro. A programação reúne realizadores, críticos, estudantes, profissionais do audiovisual e público em geral em uma agenda intensa e inteiramente gratuita, que articula exibições, debates, encontros formativos e atividades de mercado. A expectativa é receber um público acima de 35 mil pessoas.

O coordenador curatorial da Mostra, Francis Vogner dos Reis, explica que a temática desse ano surgiu no texto curatorial da edição de 2025. “Foi um termo que foi muito usado em pesquisa acadêmica e discutida em seminários, as pessoas voltaram a essa expressão como uma espécie de chave para entender alguns elementos e impasses do cinema brasileiro contemporâneo como um todo. Principalmente em um ano, como foi de 2025, em que a questão da soberania voltou à discussão”.

“Não queremos repetir nenhum debate sobre soberania, que já foi lançado décadas atrás, sobre nossa relação complexa com os produtos e com o cinema ou com a cultura estrangeira. O nosso desejo é olhar para o contexto contemporâneo e entender as regras com as quais a nossa imaginação trabalha, e o que efetivamente tem sido feito em termos do audiovisual”, acrescenta.

A definição dessa edição, em algumas palavras, seria ousadia, desejo e sonho, afirma Reis. “Ousadia para propor algo que está fora do circuito comercial, de estar fazendo proposições que não respondem a uma demanda específica e restrita de mercado. O desejo de fazer com que o audiovisual e o cinema entrem no processo social e cultural brasileiro com mais ênfase e força. E o sonho de uma soberania, que possa abraçar a nossa diversidade, pois é importante ter pessoas diferentes fazendo filmes, ampliando a variedade de indivíduos e de segmentos sociais”.

137 filmes

Neste ano, serão exibidos 137 filmes, sendo 43 longas-metragens e 93 curtas-metragens, todos em pré-estreia de 23 estados. A sessão de abertura acontece na noite de 23 de janeiro, no Cine-Tenda, com a exi- bição inédita do filme “O Fantasma da Ópera”, curta-metragem de Júlio Bressane e Rodrigo Lima. Com 25 minutos de duração, o filme foi construído a partir de imagens captadas durante os intervalos de filmagem do longa-metragem inédito “Pitico”, estrelado por Paulo Betti.

A coordenadora-geral do evento, Raquel Hallak, destaca que a Mostra de Cinema de Tiradentes nasceu com o propósito de ser a grande aliada do cinema brasileiro. “Ela oferece e promove um espaço de formação, reflexão, exibição e difusão da produção contemporânea. Um lugar de encontro, de trocas, escuta e provocação, e manter essa vocação viva ao longo de quase 30 anos exige constante atualização, sensibilidade ao tempo presente e abertura ao novo”.

Para Raquel, o evento é um dos principais espaços de descoberta, legitimação e visibilidade do cinema independente brasileiro. “Muitos realizadores, que hoje possuem reconhecimento nacional e internacional, tiveram na Mostra Tiradentes a exibição de seus primeiros filmes, curtas e longas-metragens. Ao apostar em obras autorais, experimentais e ousadas, muitas vezes à margem dos circuitos tradicionais de exibição, a Mostra cumpre um papel fundamental na renovação do cinema brasileiro”.

Homenagem

A Mostra homenageia a atriz, roteirista e diretora fluminense Karine Teles, uma das figuras centrais do cinema brasileiro contemporâneo. Com trajetória marcada pelo trânsito entre o cinema independente e o audiovisual de grande alcance. Karine construiu uma carreira que articula o autoral e inventivo com produções de ampla circulação, sem se afastar do núcleo mais experimental e criativo do cinema nacional. Aos 47 anos, Karine realizou diversos trabalhos com a produtora mineira Filmes de Plástico, como os curtas-metragens “Quinze” (2014) e “Nada” (2017) e o longa “No Coração do Mundo” (2019); esteve em produções de repercussão internacional, como “Que Horas Ela Volta?” (2015) e “Bacurau” (2019); e participou de séries e telenovelas. Sua trajetória começou a ganhar destaque com “Riscado” (2010), exibido na Mostra Aurora da edição de 2011 da Mostra Tiradentes.

Compartilhe

Em destaque