Donas da bola

Até parece que o maior evento mundial do futebol feminino está muito distante. Não é bem assim. O tempo corre em alta velocidade e o calendário não para. Já estamos na reta final de mais um ano. Vem aí os festejos, férias, Carnaval, Semana Santa e pimba. Vai rolar a décima edição da Copa do Mundo feminina de futebol promovida pela FIFA. A sede será em nosso quintal, a primeira na América do Sul.

O grande evento vai acontecer de 24 de junho até 25 de julho de 2027. É daqui a pouco. Em um piscar de olhos. 32 seleções participam do torneio. Brasil (sede); Argentina e Colômbia (América do Sul); China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Filipinas e Japão (Ásia); Argélia, Marrocos, Camarões e Malawi (África); Dinamarca, França e Espanha (Europa); Austrália e Nova Zelândia (Oceania). As demais vagas e duelos da repescagem acontecem em breve.

A disputa será em várias etapas com jogos em oito sedes. Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte. Em nossa cidade, o palco será o Mineirão. A abertura e o encerramento no famoso Maracanã.

A FIFA realiza o sorteio com a distribuição das seleções nos grupos no próximo dia 11 de dezembro, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. O evento terá transmissão pelos meios de comunicação para o mundo todo.

Estima-se um investimento de U$ 800 milhões por parte da FIFA, movimentando cerca de R$ 8 bilhões em faturamento. Em se tratando de futebol feminino é um salto fantástico para o segmento. E tem gente que ainda não acredita na força do futebol feminino.

Certamente, após a realização da Copa, o nosso futebol feminino vai mudar de patamar. Vários clubes já conseguem organizar bons times, montar estruturas e captar patrocinadores e apoiadores.

As jogadoras que até pouco tempo eram voluntárias, amadoras, já firmam contratos com valores bem razoáveis, desfrutando de benefícios como alimentação, cuidados com a saúde e equipes de profissionais qualificados, além de aprimoramentos físicos, táticos e demais recursos. A qualidade dos jogos vem melhorando, assim como a presença de público. A tendência é de crescimento.

O Campeonato Brasileiro A1 conta com 18 times, representando vários estados. De Minas participam Cruzeiro, Atlético e América. Temos ainda o Cruzeiro classificado para as quartas de final da Copa Libertadores. Vai enfrentar Bolivar, LDU e Olimpia pelo Grupo C. A Federação Mineira de Futebol cuida com competência da organização do campeonato regional. Sete times participam: América, Atlético, Cruzeiro, Itabirito, Democrata de Valadares, Araguari e Venda Nova. O Cruzeiro é o atual campeão. O Atlético já ganhou oito vezes e o América três.

O crescimento do segmento é notório em Minas. Tanto na capital como no interior, a cada temporada surgem novos times e várias competições, inclusive nas categorias de base. A presença de garotas praticando futebol nos clubes, escolas e demais locais impressiona. O celeiro é rico e talentos surgem a cada momento.

E a Seleção Brasileira Feminina principal, como está? Bem preparada para a Copa do Mundo? As informações são as melhores possíveis. Sob o comando do treinador Arthur Elias, um extenso programa de treinamentos e jogos amistosos vem acontecendo. Em outubro, o teste será contra a Argentina em dois jogos. Um em Porto Alegre e outro em Recife. Atualmente, 30 jogadoras estão convocadas. 11 jogam no Brasil, 19 nos grandes times da Europa, Estados Unidos e México.

A Seleção Canarinho vem merecendo elogios da mídia nacional e internacional, além dos aplausos dos torcedores. Entre as convocadas destacamos a jovem atacante Marília do Cruzeiro. Várias outras vêm sendo observadas e devem receber oportunidades. Nossa seleção reúne todas as condições e qualidades para realizar uma bela campanha no Mundial e até mesmo faturar o título.

Um caso especial é o da eterna Rainha Marta. Já veterana e enfrentando problemas físicos, deve figurar no elenco da seleção. A sua experiência e liderança serão fundamentais. É a grande referência mundial quando se trata de futebol feminino.

Portanto, meus amigos e amigas, se preparem. Nada de torcer o nariz. No meio do ano que vem acontece no Brasil o maior evento mundial do futebol feminino. As donas da bola vão sacudir o planeta. Elas são demais.

Compartilhe

Em destaque