Home > Esporte > Santos Dumont recebe edição do Campeonato Mineiro de Ciclismo

Santos Dumont recebe edição do Campeonato Mineiro de Ciclismo

200 atletas são esperados para a competição / Foto: Rick Lage

 

A edição 2025 do Campeonato Mineiro de Ciclismo de Estrada será realizada na cidade de Santos Dumont, na Zona da Mata, nos dias 19 e 20 de julho. Com as modalidades estrada e contrarrelógio individual (CRI), a largada será na BR-499, no estacionamento do Museu Cabangu.

A competição será dividida em duas etapas, sendo a primeira um CRI, com uma volta, 16 km; e a segunda com três e quatro voltas na BR, 78 km e 104 km, respectivamente. Serão diversas categorias, entre feminino e masculino, elite, sub-30, máster, open, paralímpico e júnior. A premiação será com medalhas e são esperados entre 200 atletas por etapa.

O organizador do Campeonato Mineiro de Ciclismo, Mauro de Sá, destaca que a intenção é continuar a atrair público por meio do turismo esportivo para as cidades que recebem o evento. “Como Santos Dumont, Juiz de Fora e Olaria, fortalecendo o ciclismo nacional. Nosso intuito maior é sempre fazer essa união entre o esporte e o turismo e ganhar força e corpo cada vez mais”.

“A competição contribui para o desenvolvimento do ciclismo em Minas, a partir do momento em que atrai o turista e os atletas de outras regiões do Brasil, fazendo com que seja uma vitrine no calendário nacional e, obviamente, uma disputa e cheia de garra”, acrescenta.

Ele observa ainda que o evento acaba sendo um descobridor de novos talentos. “Vêm atletas de várias partes do país. No ano passado, tivemos um menino, de 14 anos, campeão, na verdade, não tínhamos nem essa categoria infantojuvenil, mas ele veio correr junto com pai e ficou entre os primeiros colocados”.

“Além disso, o campeonato auxilia na formação de atletas para as competições nacionais e internacionais, à medida em que as pessoas se preparam para participar do evento. O esportista intitulado como campeão estadual, pode chegar mais próximo de equipes, o que faz com que ele participe de grandes competições”, pontua.

 

Modalidade

Sá explica que o ciclismo de estrada é diferenciado porque é o mais antigo das modalidades. “É um clássico, centenário e vem acompanhado, por exemplo, das grandes voltas que já são clássicas, que tem mais de 100 anos, como Tour de France, Giro de Itália, e a Volta da Espanha. E tem um brilhantismo que atualmente vem ganhando espaço também no mountain bike, por meio dos campeonatos mundiais”.

Os principais desafios para fortalecer o ciclismo em Minas são as liberações das pistas, esclarece Sá. “Que no caso são as BRs ou as MGs, esse é um dos critérios que mais é dificultoso para nós, porque não é fácil parar uma via e temos que mostrar muito bem como vamos fazer e que não vai haver nenhuma interferência. Além, claro, dos recursos financeiros, às prefeituras e os patrocinadores nos ajudam muito, pois os valores cobrados por cada inscrição seriam muito maior”.

“Essa será a segunda edição em Santos Dumont, e a cada ano que promovemos este evento, a gente espera deixar um legado para a cidade. O público vê o esporte agora com outros olhos e conseguimos induzir outras pessoas a participar, ou pelo menos começar a pedalar, principalmente, no munícipio”, complementa.

No dia 19 de julho, além do contrarrelógio na parte da tarde, pela manhã, haverá um passeio ciclístico, afirma Sá. “Vamos sair da cidade e chegar até o local da prova, na BR-499, que são cerca de 20 quilômetros aproximadamente. Acreditamos que juntaremos pessoas curiosas, formadoras de opinião e armadores em uma grande confraternização”.

 

 

Benefícios

Para Sá, a prática desse esporte é extremamente saudável. “Melhora o fluxo sanguíneo, faz com que a pessoa tenha uma atividade contínua, afinal de contas não vai pedalar só uma vez na semana, e não causa impactos direto, como uma corrida, por exemplo, e tem outros diversos benefícios. Forma grupos, equipes, faz com que os esportistas se conheçam, e acredito que o bem-estar está dentro da saúde e da confraternização entre atletas e amadores”.