
O Mineirinho será novamente palco de um dos eventos mais tradicionais de Belo Horizonte: o 46º Arraial de Belô. Realizada nos dias 11, 12, 13, 19 e 20 de julho, a festa junina promete movimentar a cidade com apresentações de quadrilhas, shows, gastronomia típica e muita tradição. A programação completa pode ser conferida no site portalbelohorizonte.com.br/arraial.
A presidente da Belotur, Bárbara Menucci, destaca que a festa vem se consolidando como um dos maiores festejos juninos do Brasil. “O Arraial de Belô é um marco da cultura mineira. Neste ano, teremos a maior edição da história, captamos mais de R$ 2 milhões em parcerias, o que representa um aumento de 1.600% em relação ao ano anterior. Vamos investir cerca de R$ 8 milhões no total, somando recursos públicos e patrocínios, para entregar o melhor Arraial de todos os tempos”.
Neste ano, no primeiro final de semana do evento, entram em cena 15 quadrilhas do Grupo de Disputa e 14 agremiações do Grupo de Acesso, respectivamente. Já nos dias 19 e 20 de julho, 16 quadrilhas do Grupo Especial fecham o festejo. As quadrilhas mobilizam diretamente mais de 3,2 mil pessoas em suas apresentações, fora as torcidas e familiares, que vêm de todas as regionais da cidade para o evento.
Para avaliar as apresentações, a comissão julgadora levará em conta os seguintes quesitos: conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de noivos.
Na área externa do ginásio, haverá um palco para as atrações musicais. No dia 11, o destaque fica por conta de Paloma Marques. Alan e Alex se apresentam no dia 12, enquanto Naiara Azevedo e Mariana Aydar estão programadas para o dia 13, e Fafá de Belém no dia 19. E no encerramento, dia 20, o show será de Geraldo Azevedo.
A festa será gratuita, com acesso livre ao Mineirinho e controle de público para garantir a segurança. A expectativa é de superar as 89 mil pessoas dos quatro dias do ano passado, já que em 2025 o evento contará com um dia a mais. “O público é rotativo, temos atrações desde a tarde até a noite, com uma programação extensa e diversa. O Mineirinho comporta até 10 mil pessoas na arena interna, oferecendo uma estrutura adequada para os espetáculos juninos”, explica Bárbara.
Para o presidente da União Junina Mineira, Jadison Nantes, a manutenção do evento no Mineirinho é um avanço. “A Praça da Estação faz parte da nossa história e temos um carinho enorme por ela. Mas o Mineirinho oferece melhores condições, sem filas e com conforto para o público. O Arraial de Belô é um dos maiores do Brasil e precisa ser reconhecido por isso. São 46 anos de tradição, nascidos com o objetivo de dar protagonismo às quadrilhas juninas, algo que seguimos preservando”.
Mais do que entretenimento, Nantes afirma que o Arraial tem profundo impacto social e cultural. “Cada quadrilha carrega histórias de transformação. A cultura junina salva vidas, oferece oportunidades e fortalece os laços comunitários. Por isso, cada investimento feito nessa festa é um investimento nas pessoas”.
Além disso, o evento impulsiona a economia da capital mineira. Segundo a superintendente da CDL-BH, Lidiane Rosenburg Tostes, a expectativa é positiva. “O Arraial representa um importante fôlego para o comércio. Esperamos um crescimento de mais de 30% nas vendas, especialmente nos setores ligados às festas juninas, como roupas típicas, acessórios e gastronomia. É uma data já consolidada no calendário da cidade e que movimenta toda a cadeia produtiva”, pontua.
Serviço
46º Arraial de Belô
Datas: 11, 12, 13, 19 e 20 de julho
Local: Mineirinho Av. Abrahão Caram, 1000 Bairro São Luiz
Entrada gratuita