Home > Vigílias > Vigílias – 21 a 28 de junho de 2025

Vigílias – 21 a 28 de junho de 2025

Tadeuzinho não quer
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite (MDB), não percebeu nada de novo na sugestão do partido em incentivar a sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Pessoas ligadas ao parlamentar lembram que o discurso não tem empolgado e a tendência é que Tadeuzinho continue atuando como deputado estadual. A ver.

Deputado sem rumo
Em uma demonstração de oportunismo na última eleição, o deputado federal Domingos Sávio abandonou o PSDB e abraçou o Partido Liberal. Agora, o ilustre parlamentar está sem rumo diante da decaída do bolsonarismo em Minas.

Quem manda mais
Nos meandros da política mineira, muitas coisas acontecem sem o conhecimento do grande público. Atualmente, há uma disputa para saber quem tem mais prestígio no Executivo estadual: o vice-governador Mateus Simões (Novo) ou o secretário de Governo, Marcelo Aro?

Políticos aposentados
Até o início deste ano, a então prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha, comandou a presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). O ex-prefeito de Sabará, Wander Borges, depois de vários anos no poder, viu seu grupo político definhar. Por fim, o ex-prefeito de Vespasiano, Carlos Murta, parece ter sentido que era o momento de deixar a vida pública de lado. Ou seja, são três políticos da região próxima a BH que perderam densidade eleitoral.

Política internacional
Uma pesquisa do Instituto Quaest revela que a política externa desenvolvida pelo presidente americano Donald Trump, já não tem tanta importância para os brasileiros. Sua influência no campo político do nosso país vai descendo a ladeira.

Eleitores importantes
Em debate realizado na TV Cultura, o diretor do Instituto Quaest, Felipe Nunes, afirmou que apesar da possibilidade de um pleito polarizado em 2026, continua existindo uma média de 10% dos eleitores que não querem votar. “O candidato que conseguir convencer parte desses indecisos pode ser o vencedor, já que as pesquisas relacionadas à eleição do próximo ano apontam para um empate técnico”.

Comando Vermelho
Sem citar fontes, o filósofo Mario Sergio Cortella revelou que existem cerca de dois milhões de moradores na periferia do Rio de Janeiro que são obrigados a se submeter ao Comando Vermelho. “Os marginais controlam o atendimento à saúde, a prestação de serviços, como fornecimento de água, luz, internet, transporte e eventos culturais”.

Israel X Irã
Sobre uma possível intenção do presidente Donald Trump em mitigar os efeitos da guerra entre Israel e Irã, o empresário e ex-deputado federal, Emerson Kapaz, comenta: “o poderoso chefão mundial está sempre fazendo cena, mas está na hora de tratar o tema com mais seriedade”.

Igreja e eleições
Dados comprovam o quanto a prática da religião incomoda, quanto a utilização dos espaços físicos e institucionais das igrejas para debates e discussões políticas. Essa percepção acontece especialmente nas religiões evangélicas, onde o tema é tratado com mais desenvoltura.

Sem compromisso
“Os políticos nunca atuam pensando nas futuras gerações, mas planejam as suas respectivas e próximas eleições”. Frase ouvida na sala ao lado do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos).

Política brasileira
As sondagens sobre a atuação da primeira-dama, Janja da Silva, mostram que a presença dela em ações do governo, inclusive em diálogo com autoridades internacionais, não provoca muita diferença.

Redes sociais
Nos últimos 4 anos, entidades apontam que houve um crescimento de 360% na quantidade de postagens violentas nas redes sociais, trazendo uma certa inquietação para as famílias e órgãos controladores do sistema de segurança do Brasil.

Mares Guia na política
O ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, tido como eminência parda do presidente Lula (PT), não deu as caras durante a visita do chefe do Executivo a Minas Gerais. Mas, segundo informações, ele esteve nos bastidores do certame o tempo todo.

Máquinas agrícolas
Ainda com relação à visita do presidente a Minas, Lula entregou 300 máquinas agrícolas para diversos municípios. Mas, o evento praticamente não teve a presença de produtores influentes do agronegócio, especialmente os representantes do Triângulo Mineiro.

Lula e Tadeu
Sobre um possível apoio do Planalto a uma eventual candidatura do presidente da Assembleia, Tadeu Leite (MDB), ao Governo do Estado, Lula teria atalhado: “é um cenário a ser avaliado também”.

Fundo eleitoral
Os deputados e senadores brasileiros estão jogando pesado para barrar o aumento do IOF. Mas não querem cortar os valores referentes às emendas parlamentares e também o montante milionário do fundo eleitoral. Essa é uma observação da crônica política de Brasília.