Tadeu ou Newton?
O ex-presidente da República, Michel Temer (MDB), tem dito que se Newton Cardoso Júnior quiser, permanecerá dirigente do MDB mineiro. Em Belo Horizonte, no entanto, continua a especulação indicando a possibilidade do posto ser assumido pelo atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite. A ver.
Demissões na PBH
Embora fazendo sempre um discurso de reconhecimento da importância do ex-prefeito Fuad Noman, o atual chefe do Executivo de BH, Álvaro Damião (União Brasil), tem demitido e afastado muitos auxiliares com ligação direta com o ex-titular.
Política no Vale do Aço
Propalado para disputar uma vaga como deputado federal, o ex-prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius, depois de perder a reeleição para presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), estaria repensando a possibilidade de manter esse projeto em evidência.
Aviões para os políticos
Em um passado não muito distante, o então milionário e parlamentar federal mineiro, Sérgio Naya, nutria o hábito de emprestar aviões de sua propriedade para outros políticos. Agora, essa prática parece estar sendo seguida também pelo deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos). Isso ainda vai dar xabú.
Walfrido sumiu
O ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, embora continue atuando nos bastidores da política em Brasília, após ter o seu nome mencionado para disputar o Governo de Minas, logo tratou de sair de cena, ficando ao seu estilo enigmático. Coisas da política mineira.
Mateus em campanha
O então candidato a governador, Antônio Anastasia, usou a estratégia política de começar a atuar através dos deputados estaduais, para conquistar mais apoio de lideranças pelo interior do Estado. Esse é o mesmo estilo agora adotado pelo vice-governador Mateus Simões (Novo), como pré-candidato ao Palácio Tiradentes.
Direto de Brasília
A crônica política de Brasília afiança: “o imbróglio do governo federal, referente aos desdobramentos do decreto do incremento IOF, vai ficar inteiramente sob a mira do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para evitar mais desgaste do presidente Lula (PT) em ano pré-eleitoral. O titular da pasta vai apanhar com força da oposição”.
Supersalários
Dois temas para ajudar o governo a sair do vermelho estão na mesa das bancadas no Senado e na Câmara dos Deputados. Um deles é a proibição de pagar os supersalários, além do corte nas emendas parlamentares, hoje projetadas em mais de R$ 50 bilhões por ano. Mas quem tem coragem de mexer nesse vespeiro?
Advogados em excesso
Recentemente, o professor de direito constitucional da Fundação Getúlio Vargas, Oscar Vilhena, fez uma severa crítica: “o Brasil tem o maior número de faculdades de direito do mundo, porém, apenas 14% conseguem se postar como bons advogados”.
Governo compartilhado
Em tom de completa ironia, a jornalista Ana Flor vaticina: “está claro que o governo brasileiro é compartilhado entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional”.
Deputado sem padrinho
Muito amigo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), o parlamentar mineiro Bruno Engler (PL) está retraído, depois que seu padrinho político se mudou temporariamente para os Estados Unidos.
Coitada da Marina
Quem convive nos meandros políticos de Brasília, tem percebido uma volúpia por parte dos deputados ligados à direita, que continuam criticando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Extrema-direita
“Eduardo Bolsonaro (PL) abriu mão de cinco meses de seu mandato como parlamentar federal e passou a residir temporariamente nos Estados Unidos. Se transformou em um garoto-propaganda da extrema-direita mundial”. Opinião da jornalista Vera Magalhães.
Imagem do Trump
Para o cientista político e comentarista internacional, Demétrio Magnoli, a recente decisão de Donald Trump, em suspender vistos de estudantes no médio prazo, tende a macular a imagem do presidente americano, pois este assunto se espalhará por quase todos os continentes.
Ministra humilhada
Irritado, o jornalista Fernando Abrucio comenta: “em uma recente participação na Comissão Especial no Parlamento, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi humilhada. Ela é guerreira e vai jogar esse jogo até o fim”.
Contra o Brasil
Enquanto os defensores da ideologia da direita apoiam as atitudes de Eduardo Bolsonaro, atuando como um autêntico patriota, há aqueles como a doutora em Ciência da Informação, Bianca Santana, afiançando que o licenciado parlamentar está no exterior conspirando contra o Brasil.