Candidato sem voto
Começa a ser propalado pela imprensa que o ex-procurador de Justiça de Minas, Jarbas Soares, almeja se candidatar ao Governo do Estado no próximo ano, quando já estaria aposentado de suas funções do Ministério Público. Quando a informação circulou mais intensamente, os assessores de alguns nomes interessados no assunto logo argumentaram: “Jarbas tem destaque, mas resta saber se tem votos suficientes para barrar nomes populares, como o do senador Cleitinho Azevedo, Nikolas Ferreira e Mateus Simões”.
Clésio na política
Embora tenha assinado ficha de filiação ao PSB, o ex-senador Clésio Andrade não tem definição quanto ao seu projeto político para 2026, está apenas inflando um enorme balão de ensaio. Essa é a avaliação de alguns matemáticos da política mineira. A ver.
Nadim Donato
Com cerca de quatro anos à frente da presidência do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas, o empresário Nadim Donato não sabe de onde surgiu a informação indicando a sua possível intenção de se candidatar a deputado federal. “O homem se transforma em uma fera quando falam sobre o tema”, dizem pessoas próximas.
Gabriel, o candidato
Atuando como empresário do ramo de gastronomia, o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), continua dizendo que não vai abandonar a vida pública. Fontes dizem que ele deverá pleitear uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Aécio, volta para Minas
Saudosistas da política mineira alimentam a esperança de que o tucano Aécio Neves participe da disputa majoritária no pleito do próximo ano. Paralelo a isso, vem a indagação: o parlamentar continua morando em Santa Catarina?
Orçamento da União
Os reitores das universidades federais de todo o país passaram a semana em Brasília. É que o corte do orçamento da União caiu como uma bomba nas tesourarias das instituições, que tiveram os seus valores e repasses contingenciados. Ufa.
Psicologia artificial
Médicos e especialistas do setor de saúde criticaram a possibilidade de usar a inteligência artificial em tratamentos e procedimentos relacionados à psicologia. As autoridades no assunto avaliam que isso seria uma tragédia humana anunciada.
Bolsonaro denunciado
Após ouvir as falas de testemunhas de defesa e acusação, no processo de investigação do 8 de janeiro, em Brasília, o ex-ministro e advogado João Santana, opinou: “pelo andar da carruagem, a Justiça deverá apenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por um período bem superior do que os demais indiciados”.
Todos condenados
Para o filósofo Luiz Felipe Pondé, apesar da lista de defesa ter sido imensa, todos os indiciados contidos na denúncia de tentativa de golpe contra os Três Poderes deverão ser condenados, porque o envolvimento deles no episódio é explícito.
Judeus X Hamas
Analistas internacionais estão prevendo uma espécie de “caça às bruxas” contra pessoas judaicas, por conta do conflito entre os israelenses e o grupo Hamas.
Construção civil
Dados do governo federal mostram que uma média de 13% dos empregos formais são procedentes da indústria da construção civil. E a tendência é de aumento desse percentual no segundo semestre do ano.
Corrupção no INSS
Jornalistas da crônica política de Brasília apostam que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, para apurar denúncias de fraude no INSS, será levada a efeito depois das festas juninas. “Até lá, a lista de culpados vai só aumentando, e quando for instalada no Congresso, pode se transformar em um bate-boca sem fim”.
Brigadeiro corajoso
Em sua fala recente na GloboNews, o jornalista Gerson Camarotti vaticinou: “o depoimento do brigadeiro Batista Júnior, no plenário da primeira turma do STF, foi tão revelador que vai se transformar no tema preferido das redes sociais nas próximas semanas. Naturalmente, alguns internautas vão ironizar as revelações, enquanto outros irão aplaudir as acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro”.
Presidente racista
“A imprensa tem medo de falar a verdade, porém, todos sabem que o presidente americano, Donald Trump, está incentivando claramente uma política racista em defesa de uma suposta supremacia branca”. Palavras do cientista político Sérgio Fausto. Ufa.
Empresário e o virtual
Sempre conectado com o mundo virtual, o jornalista e apresentador de TV, Marcelo Tas, analisou a preocupação de um grupo de empresários em aderir completamente à inteligência artificial. “É que eles temem perder protagonismo, vendas e outras coisas mais”, profetizou.