Minas Gerais tem peculiaridades, história e legados para a cultura e o desenvolvimento da nação há 525 anos. No entanto, Minas separou-se de São Paulo e das Minas do Ouro em 1720, e teve apogeu gigantesco no século 18. Ouro Preto era uma das maiores cidades das Américas e a riqueza do ouro, das Bandeiras e da construção do barroco mineiro, único no mundo, com Aleijadinho, já deixavam as alterosas em evidência. Diamantina, patrimônio da Humanidade e sua Vesperata, sem igual no mundo, Serro, Mariana, Sabará, Tiradentes, São João, como “trem bão” da vida que vai serpenteando pelos caminhos da Estrada Real e pela imensidão dos Gerais.
Minas é o estado que mais recebeu turistas no Brasil em 2024. Maior do que a França ou a Espanha, enaltece-se em cultura, cidades históricas, Três Marias e o “Mar” de Furnas, as águas de Araxá, Caxambu, Lambari, São Lourenço, em montanhas que ultrapassam em muito onde as vistas se perdem na paisagem, nas serras da Canastra, onde nasce o Velho Chico, a do Caparaó, da Mantiqueira, do Espinhaço, do Curral com o seu Belo Horizonte (e a arquitetura Patrimônio da Humanidade de Oscar Niemeyer), e a da Saudade, onde desponta minha patriazinha sob o manto de Nossa Senhora da Luz. O Vale do Peruaçu, as cavernas, os grandes sertões veredas. Minas mineral com ouro, diamante, pedras mais do que preciosas em topázio imperial, só visto na região ouro-pretana. O ferro, o manganês, o ouro e o nióbio (o Brasil detém 98,4% da reserva mundial). Tamanha riqueza se comunga e se atrela à nossa história.
Com imensa riqueza e com o crescimento do turismo em Minas, tivemos o privilégio de poder contar com a nobreza do advogado, empresário e hoteleiro português, o visionário Jorge Rebelo Almeida, de inaugurar a 5ª unidade no Brasil do famoso Hotel Vila Galé. A inauguração da 1ª unidade em Minas, no dia 25 de maio, contou com a presença de jornalistas, inúmeras autoridades, do embaixador de Portugal e do ministro de Estado da Agricultura daquele país, e do governador Romeu Zema, que anunciou a duplicação da rodovia de BH a Ouro Preto, a primeira cidade a ter o título de Patrimônio da Humanidade no país. O Collection Vila Galé Ouro Preto foi implantado no belíssimo e antigo Colégio Dom Bosco (patrimônio estadual), em Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto, localizado no km 78 da rodovia dos Inconfidentes, a BR-356. É o primeiro Collection brasileiro. Em breve virá o de Brumadinho, em Inhotim.
O Vila Galé Collection Ouro Preto, um luxuoso resort de campo cinco estrelas com história e natureza, em uma área de 277 hectares, já conta com vinícola e olivicultura e belo haras. O prédio histórico foi “palco” da Revolta de Filipe dos Santos em 1720, abrigou o 1º Quartel do Regimento de Cavalaria de MG, 1779, esconderijo de um dos conjurados da Inconfidência, a Coudelaria Imperial, da Revolta do Ano da Fumaça, 1883, e recebeu as visitas de Pedro I e Pedro II. No domingo foi inaugurado o Museu com objetos do antigo colégio salesiano; uma sala dedicada aos 250 anos da PMMG, com estudos do historiador major Francis, que contém escultura de Tiradentes, doada pelo Instituto Histórico e Geográfico de MG. Presença do anfitrião Jorge, do prefeito Angelo Oswaldo, membros do IHGMG, presidente José Carlos Serufo, e do ex-presidente, Cel. PM QOR Paulo Duarte, do comandante-geral, Cel. Frederico, do chefe do estado maior, Cel. Maurício, e do chefe do gabinete militar, Cel. Rezende.
Jorge Rebelo Almeida recebeu o título de Cidadão Mineiro na Assembleia Legislativa, indicado pelo deputado Mauro Tramonte. A ideia da homenagem foi do presidente da Abrajet/MG, jornalista Antônio Claret Guerra.