Home > Vigílias > Vigílias – 24 a 31 de maio de 2025

Vigílias – 24 a 31 de maio de 2025

Tribunal de Contas

A lista de nomes interessados no cobiçado posto de Conselheiro do Tribunal de Contas só vai aumentando. Nos bastidores da Assembleia Legislativa, quem também estaria almejando participar dessa peleja é o deputado federal e presidente do partido Avante, Luis Tibé. Essa informação foi ignorada por muitos, enquanto alguns dos atuais parlamentares consideram que ele seria uma espécie de estranho no ninho.

 

Tribunal de Contas II

Relativamente ao tema, circula com frequência no Legislativo a informação que o próximo nome a ser escolhido para o cargo de Conselheiro seria o do atual deputado Thiago Cota (PDT). No entanto, não se sabe qual seria o cacife do ilustre parlamentar.

 

Tribunal de Contas III

Embora tenha retornado ao parlamento estadual no início desse ano, o ex-presidente da Assembleia, Adalclever Lopes, de acordo com pessoas próximas, também nutre a expectativa de ser eleito como Conselheiro do Tribunal de Contas. A ver.

 

Política em Juiz de Fora

Reeleita prefeita em Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT) tem sido incentivada por pessoas próximas a se tornar candidata ao Senado. Mas essa intenção não tem reverberado com simpatia no âmbito da legenda petista em nível estadual. Coisas da política mineira.

 

Dono do MDB

A imprensa mineira tem feito alusão a um possível retorno do senador Rodrigo Pacheco (PSD) ao MDB, seu antigo ninho. Segundo comentários, o atual presidente, o poderoso deputado federal Newton Cardoso Júnior, não estaria vendo essa possibilidade com a devida simpatia. Ao longo dos anos, Cardoso tem sido avaliado como uma espécie de dono do partido, assim como acontece com outras estrelas nacionais, a exemplo de Carlos Lupi, no PDT, e Valdemar Costa Neto, no PL. No caso de Newtinho, ele seria um “proprietário” regional da sigla.

 

Sucessão estadual

As constantes visitas do vice-governador Mateus Simões (Novo) ao interior do Estado, para fazer a entrega de algum benefício oficial, enquanto dissemina a sua pré-campanha ao Governo de Minas, tem provocado cada vez mais questionamentos dos deputados de oposição no parlamento estadual. Isso ainda vai dar xabú.

 

Fabinho Liderança

Mesmo tendo sido derrotado à reeleição na última campanha, o ex-deputado federal Fabinho Liderança, continua realizando encontros, almoços e eventos, reunindo grandes lideranças políticas e empresariais em Brasília. Alguns amigos defendem que ele já estaria pensando em abandonar de vez a vida pública para se tornar um lobista de primeira linha.

 

Governo na berlinda

“Houve envolvimento de pessoas do governo Jair Bolsonaro no esquema de desvio de dinheiro dos aposentados, mas agora, a denúncia de fraude é uma conta que caiu no colo da atual gestão, que já está sofrendo o desgaste dessa malfadada empreitada”. Opinião do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Dimas Ramalho.

 

Celulares X Jovens

Existem estudos realizados por instituições conceituadas indicando que o problema relacionado ao excesso de uso de aparelhos celulares por parte dos jovens fica cada vez mais sério. Inclusive, pode ser avaliado como um problema de saúde pública.

 

General X Bolsonaro

Analisando o cenário sobre as denúncias de personalidades em relação aos atos de 8 de janeiro, o jornalista Gerson Camarotti afirmou: “o recente depoimento do general Freire Gomes não aliviou a vida de Jair Bolsonaro. Ele ‘passou pano’ para o representante da Marinha, o que só vai complicar processualmente a vida do ex-presidente”.

 

Deputada afoita

Tida como uma parlamentar de boa oratória, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) teria exagerado em sua empreitada visando se tornar Relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS. Segundo a imprensa de Brasília, essa é uma pretensão dela, mas não há grupo político forte apoiando a tese.

 

Sobre o meio ambiente

Questionada pela imprensa, a professora de direito da Fundação Getúlio Vargas, Élida Graziane, sentenciou: “o Congresso Nacional está preparando para aprovar uma série de leis que podem diminuir a proteção ao nosso combalido meio ambiente. Isso é um absurdo e alguém tem de gritar contra esse crime”.

 

Política internacional

Os comentaristas internacionais fizeram severas críticas ao presidente americano Donald Trump. Ao receber um jato de presente dos árabes, os analistas acreditam que o comandante da Casa Branca prova a sua falta de princípios. Ufa.

 

Congresso X STF

No entendimento da jornalista Patrícia Campos Mello, a verdadeira ira do Congresso Nacional contra o Supremo Tribunal Federal, não tem outra motivação, a não ser o questionamento da Corte contra a liberação das emendas parlamentares secretas, sem a devida prestação de contas por parte dos beneficiados.

 

Médicos negros

Segundo informações de órgãos oficiais do governo federal, atualmente, apenas 2,8% dos médicos brasileiros são de origem negra.