Home > Esporte > Cerca de 60 mil estudantes vão participar do Jemg 2025

Cerca de 60 mil estudantes vão participar do Jemg 2025

Jogos atingem adesão recorde / Foto: Tiago Estanislau

 

Pela primeira vez, os 853 municípios do Estado estão inscritos nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). A primeira etapa da competição, a Microrregional, está prevista para começar em 21 de abril e terminar em 8 de junho. Já a Regional vai começar no dia 23 de junho e a Estadual será no dia 14 de julho até 24 de agosto. A expectativa é reunir cerca de 60 mil estudantes, um recorde de participação.

O Jemg conta com 32 modalidades esportivas, sendo 18 olímpicas e 14 paralímpicas. Além do goalball e luta olímpica, outras modalidades também estão incluídas, como atletismo, basquete, bocha, ciclismo, futebol, xadrez e ginástica artística. A competição é aberta a estudantes-atletas de 12 a 17 anos e tem por finalidade o aumento da participação da juventude estudantil mineira em atividades desportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos. Esse ano, o investimento foi superior a R$ 25 milhões.

A competição serve como classificatória para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), os Jogos da Juventude (Jjuv) e as Paralimpíadas Escolares, garantindo aos atletas visibilidade e oportunidades para seguir carreira no esporte. O torneio é realizado pela Subsecretaria de Esportes (Subesp) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), e tem execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

De acordo com a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, o Jemg estimula a participação de estudantes do ensino fundamental e médio em atividades esportivas, promovendo hábitos saudáveis e o interesse pelo esporte desde cedo. “A competição possibilita a descoberta de novos talentos, permite que jovens de diferentes escolas e cidades interajam, promovendo a troca de experiências, respeito e espírito esportivo”.

“Além disso, o evento inclui modalidades do paradesporto, garantindo que alunos com deficiência possam competir e desenvolver suas habilidades esportivas. Com isso, os Jogos Escolares de Minas Gerais vão muito além de uma simples competição, sendo uma importante ferramenta educacional, social e esportiva do Estado”, afirma a secretária.

Ela ressalta também que os municípios e escolas que sediam as etapas recebem diversos benefícios, tanto no âmbito esportivo quanto no social e econômico. “O evento impulsiona setores como hospedagem, alimentação, comércio e transporte; as cidades precisam garantir boas condições para receber os jogos, o que pode levar a investimentos em ginásios, quadras, estádios e centros esportivos; além de divulgar o município para visitantes de outras regiões, incentivando o turismo e fortalecendo a identidade local”.

“A competição é gratuita para o público e qualquer pessoa pode assistir às disputas sem custo. Isso ajuda a tornar o evento mais acessível e incentiva a participação da comunidade, familiares e amigos dos atletas. Já as partidas da Etapa Estadual costumam ser transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube oficial do torneio”, acrescenta.

 

Oportunidades

Alê explica que o Jemg reúne estudantes de todo o Estado, proporcionando visibilidade para aqueles que se destacam em suas modalidades. “Muitas vezes, jovens talentosos que não tinham acesso a competições maiores conseguem mostrar seu potencial. Além disso, o torneio atrai olheiros, treinadores e representantes de clubes e federações que buscam atletas promissores para projetos de alto rendimento”.

A medalhista em 2017, Natália de Andrade, destaca que a competição foi um ponto de virada muito grande na vida dela. “Porque eu comecei a ver o esporte como uma possibilidade profissional. Na faculdade, eu tive a atividade esportiva como um dos principais norteadores da minha caminhada profissional”.

Já a atleta paralímpica Ana Elisabela, que disputou a modalidade goalball na edição de 2024, diz que a atividade esportiva ajudou a socializar mais com as pessoas. “Mudou tudo na minha vida. Para mim, é uma alegria estar no esporte e fazer o que eu amo”.