Nas últimas três décadas, Belo Horizonte tem sido propalada como a Capital dos Botecos. Mas, de cinco anos para cá, se tornou também a cidade que cultua o Carnaval. E os números estão aí para validar essa informação, visto que é esperada a presença de 6 milhões de foliões em 2025. Trata-se de um grande evento, com poucas ocorrências policiais, confirmando que as forças de segurança estão atentas e atuando para garantir a alegria da multidão.
No entanto, os participantes precisam de bom senso e cuidado, não deixando margem para atuação fácil dos marginais, que sempre se aproveitam dessas situações para a prática de delitos em uma aglomeração tão expressiva de pessoas. É uma semana de festa do povão, curtindo essa manifestação de alegria em pelo menos 400 municípios mineiros, segundo informações da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por intermédio do titular da pasta, Leônidas Oliveira.
O poder público estadual está investindo cerca de R$ 60 milhões, verba destinada especialmente para infraestrutura, divulgação e efetivação dos eventos em localidades bem distintas no interior de Minas Gerais, destacando a diversidade do Carnaval.
Apesar dessa pujança das manifestações em BH, existem outras localidades, basta escolher as históricas Ouro Preto, Mariana, São João del-Rei, Tiradentes e Diamantina. Complementando esse arco de possibilidades, existem ainda as cidades de Caxambu, Araxá e São Lourenço. Como Minas é um estado síntese do Brasil, conforme afiançava o ex-ministro da Cultura, o mineiro José Aparecido de Oliveira, por aqui também é possível curtir o ecoturismo, como o Parque Nacional da Serra do Cipó, com suas exuberantes cachoeiras. Tem ainda o Parque Estadual do Ibitipoca e o Parque Nacional do Peruaçu.
E, se Minas não tem mar, não tem problema. Fica o convite para que os foliões venham se contagiar com a alegria dos mineiros, curtir o límpido ar de montanha e rever as riquezas de nossas cidades, algumas delas Patrimônio Histórico e Cultural, cujos acervos são difundidos pelo mundo.
Venham todos sentir o acolhimento efetivo da gente mineira, e que esses dias sejam de alegria e muita energia para esse grupo envolvido diretamente com a maior festa popular de nosso país.