Home > Cidades > Lazer se destaca como maior motivo da vinda de turistas a Belo Horizonte

Lazer se destaca como maior motivo da vinda de turistas a Belo Horizonte

Foto: Divulgação/PBH

Belo Horizonte tem se consolidado como um destino turístico cada vez mais popular, e os dados do Observatório do Turismo da cidade, divulgados recentemente, confirmam essa tendência. De acordo com o estudo, 38,1% dos turistas entrevistados afirmaram que visitaram a capital mineira em busca de lazer e entretenimento, destacando-se as atrações culturais, a gastronomia e a vida noturna vibrante da cidade. Esse percentual indica um crescimento em comparação com a pesquisa de 2022, quando essa mesma razão representava 35,58%. Em segundo lugar, ficaram os entrevistados que viajaram para fazer negócios, com 21,24%. No total, foram realizadas 1.794 entrevistas, o que garante um nível de confiança de 95% no estudo.

As entrevistas ocorreram em pontos turísticos como a Igreja São Francisco de Assis, os Museus da Praça da Liberdade, o Mercado Central e o Zoológico, além dos principais acessos à cidade, como o terminal rodoviário e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Os resultados estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte, e, através da plataforma Power BI, os usuários podem explorar e filtrar os dados de forma interativa, conforme seus próprios interesses.

Segundo a turismóloga, Ana Carolina Costa, o aumento do fluxo de turistas é um motor importante para a economia de Belo Horizonte. “O turismo não só movimenta o setor de serviços, como hotéis, restaurantes e transportes, mas também beneficia a indústria cultural e o comércio local. Belo Horizonte tem se destacado pela sua oferta diversificada de atrações, que vão desde museus, teatros e centros culturais até os tradicionais bares e restaurantes, onde o famoso pão de queijo e a cachaça mineira são protagonistas. A cidade tem se fortalecido como um centro de lazer e entretenimento que atrai turistas tanto de outras partes do Brasil quanto do exterior”.

Conforme a Pesquisa de Demanda Turística, 32,89% dos participantes foram a Belo Horizonte pela primeira vez, e 85,2% demonstraram interesse em retornar à cidade nos próximos dois anos. Entre os principais atrativos mencionados pelos entrevistados, 19,91% indicaram museus e monumentos histórico-culturais como destino de visitação; 5,12% viajaram para aproveitar as compras de produtos artesanais locais; e 12,97% vieram para participar de shows, eventos e atividades noturnas. De acordo com o estudo, 85,78% dos turistas afirmaram que a experiência em Belo Horizonte atendeu ou superou suas expectativas.

Quanto à origem dos turistas, 35,90% são provenientes de Minas Gerais, 16,89% de São Paulo, 9,98% do Rio de Janeiro e 4,12% do Espírito Santo. Em relação aos turistas internacionais, a pesquisa também registrou a presença de visitantes de países como Estados Unidos, Alemanha, França, Portugal, Colômbia, Espanha e Inglaterra.

A média de pernoite em Belo Horizonte é 6,7 noites, a principal hospedagem é hotel/pousada para 50,2%, o meio de transporte mais utilizado na cidade é o por aplicativos para 59,5%, o gasto médio diário per capita é de R$ 352,01 e a avaliação geral da cidade atingiu a nota média de 8,3.

O agente de viagens, Vicente Brandão, destaca que a cidade tem se preparado para receber cada vez mais visitantes. “Nos últimos anos, Belo Horizonte investiu em infraestrutura e na melhoria da qualidade dos serviços turísticos. Os próximos anos prometem mais crescimento para o setor, com a diversificação de eventos e o fortalecimento das atrações turísticas, a cidade se consolidará como um destino cada vez mais procurado por aqueles que buscam lazer e entretenimento de qualidade, além do crescimento do turismo de negócios”.