Home > Cidades > Parceria leva acervo digital a 1,6 milhão de alunos em Minas

Parceria leva acervo digital a 1,6 milhão de alunos em Minas

Parceria leva acervo digital a 1,6 milhão de alunos em Minas / Foto: SEE-MG/Divulgação

Mais de 1,6 milhão de estudantes da rede estadual de ensino têm, desde junho do ano passado, acesso a um acervo digital de textos, imagens e vídeos por meio de uma parceria com a Britannica Education. O material abrange uma ampla gama de áreas do conhecimento, como língua portuguesa, geografia, história, matemática, ciências da natureza, além de esportes, artes e religião.

“A digitalização do conteúdo é parte da nossa história. Existe um aspecto muito relevante aqui, que é a produção de material local para atender às necessidades específicas dos estudantes brasileiros, em particular os de Minas Gerais. Temos uma equipe editorial local que trabalha na criação de artigos detalhados voltados para a realidade mineira”, explica Ana Bartholo, diretora de marketing da Britannica Education na América Latina.

Ana detalha que o projeto alcança todos os municípios mineiros, que possuem realidades distintas. Ela ressalta que um trabalho conjunto com a Secretaria de Estado de Educação está sendo desenvolvido para garantir que o conteúdo chegue a todos os envolvidos.

“Trabalhamos junto com a equipe da Escola de Formação para capacitar os professores, não apenas no uso das plataformas, mas também nas metodologias ativas que integram a tecnologia à sala de aula. Nosso objetivo é ensinar como utilizar a tecnologia a favor do ensino e preparar o docente para transformar suas aulas de maneira impactante, sem simplesmente transpor o material impresso para a tela”.

“Estamos promovendo a integração do nosso conteúdo ao currículo educacional mineiro. A equipe pedagógica da Britannica mapeou todo o currículo e está estabelecendo conexões entre o material disponível nas plataformas e os conteúdos já utilizados pelos docentes em sala de aula. Tudo isso para oferecer a melhor experiência possível para professores e estudantes da rede”, complementa.

A diretora de marketing destaca ainda a preocupação em levar aos alunos conteúdos verificados e de fontes confiáveis, auxiliando no combate à desinformação. “Pesquisas mostram que as crianças e os jovens de hoje têm mais dificuldade para discernir fatos de informações falsas. Também encontram desafios em verificar fontes e separar o que é verdadeiro do que não é. Entendemos que faz parte do nosso papel social estimular o pensamento crítico, promovendo o acesso a informações checadas e confiáveis, ajudando a reduzir os ruídos que se espalham”.

Além de Minas Gerais, a companhia mantém parcerias com outros municípios brasileiros, oferecendo soluções como o ensino da língua inglesa. “Temos parcerias institucionais e trabalhamos em conjunto com os órgãos da educação para compreender as demandas, estabelecer colaborações e oferecer soluções adequadas aos estudantes brasileiros, promovendo um impacto real na educação”, finaliza Ana.