
Minas Gerais conquistou um feito notável para o Carnaval 2025: o Estado figura entre os três destinos mais procurados do Brasil para a festa mais popular do país, ao lado de Pernambuco e São Paulo, conforme informações da Azul Linhas Aéreas. Para atender ao aumento da demanda, a empresa divulgou a adição de mais de 46 mil assentos em 290 voos extras, ampliando a conectividade com os destinos mais procurados durante o feriado festivo.
Para Belo Horizonte, a Azul anunciou a inclusão de 108 voos extras entre os dias 26 de fevereiro e 9 de março de 2025, oferecendo mais de 15 mil assentos adicionais no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins). As operações incluem partidas e chegadas na capital mineira, conectando-a a destinos turísticos do Nordeste, como João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Aracaju (SE), Salvador (BA) e Porto Seguro (BA).
Para o especialista em turismo, Frederico da Costa, o sucesso de Minas Gerais como destino para o Carnaval está diretamente ligado à autenticidade das festas locais. “O Carnaval em Minas Gerais tem uma identidade própria, que combina tradição e modernidade. A preservação das festas de rua que misturam diferentes estilos musicais, e a capacidade de envolver a população e os turistas de forma espontânea são alguns dos grandes diferenciais do Estado. Belo Horizonte também figura como um dos grandes polos de atração, com blocos de rua que reúnem milhares de pessoas, além de uma vida noturna agitada”.
Costa destaca ainda o apelo das cidades históricas mineiras, que proporcionam uma experiência única para quem deseja conhecer a história do Brasil de forma divertida e envolvente. “Em Ouro Preto, por exemplo, você pode aproveitar o Carnaval e, ao mesmo tempo, admirar as belíssimas construções coloniais e o legado cultural que permeiam a cidade. Esse tipo de experiência acaba sendo muito valorizado pelos turistas”.
O crescimento do Carnaval no Estado permite que os visitantes conheçam mais sobre a rica diversidade cultural. “Ajuda a reforçar a identidade cultural mineira, especialmente ao destacar suas expressões artísticas, culinária e música. Festas como o Carnaval de Belo Horizonte, por exemplo, mostram a fusão de ritmos, como o samba, o axé e o funk, com influências locais, criando um ambiente cultural único, além de destacar artistas locais, proporcionando uma visibilidade que pode ser um ponto de partida para novas oportunidades no cenário nacional e até internacional”, explica o produtor cultural, Rafael Lacerda.
Ele afirma ainda que o movimento de turistas no Estado não só é um reflexo da valorização da cultura local, mas também um poderoso motor de desenvolvimento econômico e promoção de novas formas de expressão artística. “O Carnaval é um evento que proporciona visibilidade a manifestações culturais de grupos que, de outra forma, poderiam passar despercebidos. As festas de rua, ou o tradicional Carnaval de Ouro Preto, são excelentes vitrines para os artistas locais e abrem portas para a arte popular de Minas”.
A crescente procura por Minas Gerais como destino de Carnaval é uma confirmação de que a cultura local, com sua riqueza histórica, musical e folclórica, tem conquistado novos públicos, ao mesmo tempo em que aquece a economia. “Com o Carnaval se consolidando como um dos maiores atrativos turísticos, o Estado está no caminho certo para fortalecer ainda mais sua imagem no cenário nacional e internacional, tornando-se um símbolo da festa e da diversidade cultural brasileira”, conclui.