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Cultura, alegria e diversão que impulsionam a economia

Foi dada a largada para uma das maiores festas momescas do Brasil. De 15 de fevereiro a 9 de março, período oficial da folia belo- -horizontina, o Carnaval promete superar os números de 2024. Segundo a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), a expectativa para 2025 é de um público recorde, com 6 milhões de pessoas nas ruas e uma geração de receita estimada em R$ 1 bilhão.

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) irá apoiar financeiramente o Carnaval da capital mineira. Ao lado do grupo cervejeiro Ambev, estamos trabalhando para levar alegria aos milhares de foliões que estarão na nossa cidade. Afinal, a iniciativa privada, em especial o setor de comércio e serviços, é uma parceira essencial na realização do Carnaval de BH. Com esse apoio é possível ampliar a estrutura da festa e melhorar a experiência do folião, fortalecendo a imagem do nosso Carnaval em todo o país. Por consequência, mais turistas se interessam em conhecer a folia belo-horizontina e a economia é beneficiada.

O setor de comércio e serviços, que se beneficia da alta demanda de produtos relacionados à festa, está otimista com as vendas para o período. Uma pesquisa da CDL/BH revelou que seis em cada dez comerciantes da capital mineira acreditam que a folia terá um reflexo positivo nas vendas. Essa expectativa positiva é 19% superior à do ano passado. Eles esperam um tíquete médio de R$ 89,60 por produto. Como a expectativa é que cada consumidor adquira até dois produtos para a folia, o investimento pode chegar a quase R$ 180, valor 42% maior que em 2024.

A pesquisa da CDL/BH também ouviu empresários do ramo hoteleiro. Para 40% dos entrevistados, as expectativas de ocupação para este ano estão acima ou muito acima da média. Os hoteleiros estimam um tíquete médio de diária no valor de R$ 501,55, crescimento de 30% em relação a 2024. Os entrevistados esperam uma estadia média de quatro diárias e, com isso, o investimento dos foliões turistas pode ultrapassar os R$ 2 mil.

Para incrementar ainda mais o setor de comércio e serviços com aumento das vendas e geração de empregos, a prefeitura da capital atendeu um pedido da CDL/BH e autorizou o comércio a vender bebidas e adereços carnavalescos e a disponibilizar o uso de sanitários durante o período oficial do Carnaval.

Esta é uma grande conquista para o comércio e os foliões. As lojas serão importantes pontos de apoio, especialmente para a disponibilização de sanitários limpos, que é um dos pontos delicados da festa. Como o comércio poderá exercer a atividade especial durante o período oficial da festa, aumentam as chances de renda extra. Isso significa mais dinheiro no caixa das lojas e, com isso, mais condições para honrar seus compromissos financeiros. Por outro lado, é mais comodidade para os foliões e certamente um Carnaval muito melhor.

Para preparar os pequenos negócios de todo o Estado no período da folia, o Governo de Minas, o Sebrae Minas e a CDL/BH lançaram, desde o ano passado, a coletânea “Meu negócio é Carnaval”. O material conta com mais de 50 conteúdos gratuitos direcionados às áreas de economia criativa, alimentação, comércio e turismo.

Este material vai ajudar o empreendedor a organizar melhor o seu estoque, precificar de forma correta, oferecer um atendimento personalizado e on-line aos foliões e se destacar no meio da multidão, adotando estratégias para ampliar as vendas. Para os ambulantes, também há orientações para que ele possa no futuro formalizar seu negócio e gerar nova renda para sua família.

Podemos dizer que o Carnaval de Belo Horizonte novamente será destaque no cenário nacional, atraindo turistas de dentro e fora de Minas Gerais e até mesmo do exterior. Sem falar dos moradores da cidade que não precisam sair daqui para curtir a folia. O melhor de tudo é que aquele cenário de cidade deserta que tínhamos durante o Carnaval até 15 anos atrás hoje é uma página virada na história da capital mineira. O Carnaval de Belo Horizonte está definitivamente consolidado como um dos melhores do país, fortalecendo a nossa cultura e proporcionando alegria, diversão, emprego e renda para as pessoas.