Home > Esporte > Paintball une diversão e melhora no bem-estar dos seus praticantes

Paintball une diversão e melhora no bem-estar dos seus praticantes

Esporte exige estratégias para atacar e defender – Foto: Freepik.com

Adrenalina, estratégia e trabalho em equipe. Esses são os principais elementos do paintball, um esporte que combina ação e planejamento em cenários desafiadores. Mais do que uma atividade recreativa, a prática pode ser uma aliada importante para a saúde mental, ajudando os jogadores a aliviar o estresse, aprimorar o foco e desenvolver a resiliência.

“A emoção do jogo é uma sensação muito boa, estar batalhando para não ser atingido pelo adversário. Poderia dizer que as pessoas saem felizes após uma partida de paintball, com uma sensação de dever cumprido. É um momento para aliviar o estresse acumulado no dia a dia, descarregar e extravasar as emoções”, destaca o jogador e árbitro profissional Yan Viana.

O técnico de informática João Martins conta que o paintball trouxe benefícios que vão além da diversão. “Aprendi muito sobre trabalho em equipe e a importância de manter a calma sob pressão. Isso gera reflexos até no meu trabalho e na vida pessoal. Fora que é uma ótima forma de se exercitar. É preciso ser rápido e ter uma estratégia”.

A prática do esporte também pode auxiliar na melhoria da autoestima dos jogadores, bem como desenvolver habilidades como cooperação em equipe e superação de desafios, pontua Viana. “Existem muitas técnicas que vão sendo aprendidas ao longo do tempo. Conforme você adquire um melhor condicionamento físico, vai evoluindo e criando um sentimento de satisfação. O paintball também exige muito fisicamente dos jogadores. É preciso correr, ajoelhar, levantar, mergulhar e rastejar”.

Para quem deseja experimentar a modalidade pela primeira vez, a sugestão de Viana é aproveitar ao máximo o momento. “Imagine que está em um cenário de batalha, tendo que conquistar o ponto do outro time, eliminar os jogadores adversários, como se fosse um jogo de videogame”.

“O esporte é muito intenso, porque todo o tempo você está se protegendo ou planejando uma jogada. Muitos costumam ficar frustrados por serem atingidos logo no começo. Por outro lado, a satisfação de conseguir eliminar um jogador do outro time é enorme. Acho que isso faz com que as pessoas se apaixonem pelo paintball”, finaliza.

Sobre o jogo

O paintball chegou ao Brasil em 1987 e, desde 1998, com a regulamentação pela Lei Pelé, a prática é dividida em duas modalidades: o paintball de competição e o recreativo.