Home > Cidades > Município de Vazante é contemplado com um percurso turístico religioso

Município de Vazante é contemplado com um percurso turístico religioso

Caminho tem aproximadamente 23 km – Foto: Sebrae Minas

A cidade de Vazante, no Noroeste de Minas, passou a contar com uma Rota Peregrina de Nossa Senhora da Lapa, o percurso tem 23 km e está entre o distrito de Claro de Minas e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa. O lançamento foi no dia 23 de novembro. O caminho é destinado a peregrinos e ciclistas.

Contendo belas paisagens, morros e matas fechadas, o roteiro inicia na comunidade de Claro de Minas, na Igreja de São Sebastião e Santa Terezinha, e segue pela zona rural até chegar à cidade de Vazante, concluindo o percurso, de um dia, na Gruta de Nossa Senhora da Lapa ou Gruta Lapa Velha, como também é conhecida. A caminhada apresenta o artesanato e os atrativos religiosos, e inclui café da manhã, lanche e almoço, oferecidos por famílias e empreendedores locais.

A analista técnica do Sebrae, Isabella Silva, afirma que Vazante é naturalmente uma cidade de fé, que já atrai peregrinos todos os anos. “A Rota Turística veio para consolidar esse turismo religioso, transformando-o em um produto estruturado que possa ser comercializado durante o ano inteiro, e não apenas em maio, quando celebramos a Festa de Nossa Senhora da Lapa”.

Ela pontua que o principal objetivo é atrair turistas ao longo de todo o ano. “Para fomentar a economia local, gerando renda para os moradores do Rota e para o comércio em geral. Ainda não temos números exatos, mas nossas expectativas são altas em relação aos índices de visitantes, considerando o histórico do município e o contexto religioso em que está inserido”.

A nova Rota estava sendo preparada desde 2023, com o mapeamento do caminho e o levantamento de informações do território, por meio de consultorias especializadas. Também foi realizada a criação da marca, identidade visual, aplicações variadas, guia do peregrino e capacitação dos empreendedores. “Em 2024, a consultora Luciana Thomé, uma especialista renomada no turismo nacional, foi responsável por implementar o projeto”, esclarece Isabella.

Na avaliação da coordenadora de Gestão Social da Nexa, Marina Noronha, a criação de uma nova experiência turística requer união de forças, por isso, as parcerias são essenciais. “Além de ter uma governança estruturada, é necessário que os parceiros possam subsidiar a implantação e apoiar na sustentabilidade do caminho”, avalia.

O projeto é uma iniciativa do Sebrae Minas, da Nexa Recursos Minerais e da Agência para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Vazante e Região (ADVAZ), com apoio institucional da Administração Municipal e do Santuário Nossa Senhora da Lapa.

Trajeto

Isabella explica que o percurso apresenta dificuldade moderada. “Esse desafio, no entanto, faz parte da experiência do peregrino e torna ainda mais significativa a conquista, ao finalizar o caminho de 23 km”.

Ela ainda acrescenta que um dos principais desafios de transformar o trajeto turístico em Rota foi identificar pontos de apoio. “Além de fazer com que os proprietários dessas áreas acreditassem tanto no projeto quanto nós. Por ser uma rota rural, com poucas propriedades no percurso, foi necessário um trabalho de sensibilização para envolver a comunidade”.

Para realizar a Rota Peregrina de Nossa Senhora da Lapa é necessário fazer uma inscrição prévia. “Durante o trajeto, oferecemos lanche, carro de apoio para auxiliar os romeiros, entre outros benefícios, além de produtos exclusivos que podem ser adquiridos, como camisetas, cajados e squeezes”, destaca a analista técnica.

A cidade

Com cerca de 20 mil habitantes, Vazante é conhecida pela riqueza de suas tradições manifestadas na fé e na cultura. Todos os anos, a cidade recebe milhares de romeiros e fiéis que visitam o município em devoção à Nossa Senhora da Lapa, que teria aparecido por volta de 1865 na Gruta Lapa Velha.

Atualmente, o local é um complexo religioso que inclui a réplica da antiga igreja, a grande imagem de Nossa Senhora, a Sala de Milagres e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Dentro da Gruta há uma estalagmite em formato de mulher que aparenta recostar-se na parede da gruta, que é venerada como sendo a imagem natural de Nossa Senhora da Lapa.