Home > Vigílias > Vigílias – 16 a 23 de novembro de 2024

Vigílias – 16 a 23 de novembro de 2024

Novos secretários em BH
Criar novas secretarias municipais e aumentar os cargos para nomeação livre foi o meio encontrado pelo prefeito da capital, Fuad Noman (PSD), para tentar acomodar as diferentes alas políticas que o apoiaram na eleição. Isso pode capacitá-lo para um melhor relacionamento junto à Câmara de Vereadores, sempre disposta a fazer troca de favores políticos por cargos na Prefeitura de Belo Horizonte.

Kalil sem espaço
Nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), comentários indicam a recusa de muitas siglas partidárias em aceitar a filiação do ex-prefeito e ex-presidente do Atlético, Alexandre Kalil.

Zema na China
Quando esteve no país asiático, o governador Romeu Zema (Novo) teria se valido dos empresários mineiros no sentido de encontrar um tradutor. Isso porque o governo do Estado não tem verba para contratar esse tipo de profissional nas viagens oficiais do chefe do Executivo mineiro.

Medioli X Menin
Em quase todas as rodas de conversa, quando o tema é a eleição majoritária de 2026, vários nomes são listados como possibilidade para disputar o Governo de Minas. Recentemente, a lista foi acrescida de duas personalidades importantes: Vittorio Medioli e Rubens Menin. A ver.

Tribunal de Contas
Nos bastidores do Legislativo, continua indefinido os nomes para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Informações atualizadas sobre o tema indicam que o deputado Thiago Cota (PDT) teria apoio do setor produtivo para ocupar o cargo. Será, gente?

Poderoso líder
Um dos poucos parlamentares estaduais a responder formalmente processo na Justiça mineira, João Magalhães (MDB) deverá ser confirmado líder do governo Zema (Novo) para mais um período. Muitos políticos acreditam que o deputado é o mais indicado para o espinhoso posto de liderança oficial.

Aécio e a política
À imprensa nacional, o deputado federal Aécio Neves (PSDB) não teve como negar o fato. É que no dia do segundo turno em BH, o parlamentar estava curtindo as exuberantes praias de Santa Catarina ao lado da família. Quem pode, pode.

Família de Cleitinho
Não se confirma divergências entre o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) com membros de sua família. Ele lidera uma genealogia cada vez mais influente na elite mineira, pois o parlamentar tem um irmão como deputado estadual e outro na administração da Prefeitura de Divinópolis.

Justiça e democracia
Relativamente à recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em afastar cinco desembargadores de suas funções em Mato Grosso do Sul, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Dimas Ramalho, reforçou que a Justiça tem de ser transparente para garantir o pleno funcionamento da democracia no Brasil.

Energia limpa
“O Brasil caminha para ser o maior produtor de energia limpa do mundo, mas as autoridades mundiais não gostam de reconhecer esta realidade”, dizem os especialistas no assunto.

Emendas secretas
“Em nenhum país do mundo existe o processo de transferência de dinheiro como ocorre aqui no Brasil, agora conhecida como emenda secreta. Isso é um desrespeito com a população brasileira”. Opinião do empresário Emerson Kapaz.

EUA X China
A imprensa internacional tem realizado um trabalho diuturnamente para saber efetivamente quais são e quantas são as grandes empresas norte-americanas que têm filiais ou escritórios de representação na China. Especialistas acreditam que essa divergência ideológica entre o futuro presidente Donald Trump vai esbarrar no pragmatismo, porque a maioria dos seus apoiadores são investidores no país asiático.

Americanos complicados
Nos debates sobre o meio ambiente, os Estados Unidos são os maiores poluidores de todos os tempos. Quando discutido perante as autoridades de lá, o tema não possui o devido respeito, mesmo sabendo que o planeta enfrenta a maior onda de calor dos últimos séculos.

Brasil X Estados Unidos
“Com certeza, a recente eleição do republicano Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos vai influenciar alguns assuntos internos no Brasil, principalmente em relação à economia”. Opinião do cientista político Sérgio Fausto.

Traição em alto nível
A crônica política já prevê como certa a vitória do deputado Hugo Motta (Republicanos) para a presidência da Câmara Federal. Ele tem o apoio total do atual dirigente da Casa, Arthur Lira (PP). Esses comunicadores comentam também que não deve passar de seis meses o prazo para que padrinho e afilhado estejam em lados opostos na política nacional.