Home > Editorial > Ônibus novos em Uberlândia

Ônibus novos em Uberlândia

Em Uberlândia, cidade com a segunda maior população de Minas Gerais, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, há uma preocupação com o sistema de transporte coletivo, debate que envolve empresários e o setor público. O tema é bastante corriqueiro, sempre pauta das discussões eleitorais durante a realização das pelejas municipais, como aconteceu recentemente. Ao longo do tempo, o ideal seria implementar um modal alternativo de transporte, facilitando o ir e vir dessa massa de passageiros.

Enquanto esse novo modelo não é implementado, cabe às atuais administrações adotarem medidas que possibilitem aumentar o conforto dos usuários. Esse foi o raciocínio do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), ao anunciar na semana passada, a aquisição de 43 novos ônibus para incrementar a frota atual. Todos dotados de ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade, entre outros benefícios. De acordo com Odelmo Leão, as três concessionárias em operação no sistema na cidade já fizeram investimentos da ordem de R$ 48,6 milhões, permitindo uma frota mais moderna, com uma idade média de 4,63 anos.

Segundo o prefeito, a concessionária Sorriso de Minas tem a concessão de 39,39% dos veículos em operação no município, com 17 novos ônibus. A Autotrans detém 34,34% da operação e cinco carros. Já a São Miguel, com 26,26%, conta com 21 veículos. No geral, são 396 ônibus atendendo as 128 linhas do Sistema Integrado de Transporte (SIT), com uma média de 127 mil viagens realizadas por mês. Na mesma oportunidade, o chefe do Executivo de Uberlândia anunciou 18 novas viaturas locadas à Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settran) a serem utilizadas pelos agentes da Diretoria de Operações de Tráfego.

Certamente, a iniciativa de Odelmo Leão faz parte de um conjunto de ações visando melhorar a qualidade de vida da população de Uberlândia. O prefeito também é reconhecido como um administrador focado em outros itens essenciais ao cotidiano, incluindo saneamento básico, saúde, educação e aumento do emprego e renda. Esse último é a mola propulsora para o desenvolvimento econômico do município, que hoje é destaque e uma referência nacional.

Assim, não faltam motivos para afiançar que o prefeito Odelmo Leão está deixando a sua administração com muitos resultados positivos, razão destacada de sua coroada carreira política. Ele não deverá parar por aí, pois, segundo o que se comenta nos bastidores, o chefe do Executivo de Uberlândia terá novos desafios políticos em 2026.