Com o objetivo de proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante, dedicado ao crescimento e desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), doenças raras e dificuldades de aprendizado, Ribeirão das Neves recebeu o primeiro Centro Mineiro de Promoção dos Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente.
O local, situado na região de Justinópolis, beneficiará cerca de 300 famílias, de forma gratuita, contando com profissionais que auxiliarão tanto no tratamento quanto no desenvolvimento de processos e tecnologias para o cuidado das doenças.
“Só em Ribeirão das Neves, temos 1.450 autistas já mapeados. O que vamos fazer é desenvolver as habilidades e competências dessas pessoas. Vamos utilizar a tecnologia que temos, chamada ‘Cidade do Amanhã’, que as auxilia a desempenhar atividades básicas do dia a dia e que poderiam ser treinadas em casa. No entanto, por diversos fatores, elas não têm a oportunidade de contar com alguém que as ensine. Queremos que tenham igualdade de oportunidades”, destaca o fundador e CEO do Grupo Treinitec, Renato Loffi.
Ele também ressalta que os pais receberão treinamento no local por meio da plataforma HELP, que oferece suporte e ferramentas práticas para cuidadores de crianças autistas. “A plataforma vai ajudá-los a lidar com as questões comportamentais dos filhos e a manejar as dificuldades diárias das crianças”, explica.
“Fortalecer a rede de apoio é um dos aspectos mais importantes do programa. A maioria das mães que nos procura foram abandonadas ainda na primeira infância, após o diagnóstico de TEA nos filhos. Nosso trabalho vai além da educação e da saúde”, acrescenta.
Loffi lembra que o apoio à criança autista no Brasil ainda ocorre de forma descentralizada. “Atualmente, não há uma rede de apoio consolidada no país. Algumas ações surgem de amigos ou outros pais de crianças autistas. Escolhemos Ribeirão das Neves ao identificar que, como em outras cidades, há uma carência de assistência por parte do poder público, sendo necessária uma intervenção da iniciativa privada”, pontua.
O plano de Loffi é expandir o projeto para outras regiões do país. “Hoje temos uma parceria com a Santa Casa, em Belo Horizonte, e vamos percorrer algumas cidades de Minas Gerais. Agora, precisamos articular isso com o poder público, empresários e pessoas interessadas na pauta, para que possamos realmente ter uma ação relevante, com impacto positivo na vida das pessoas que moram em Neves, nas cidades vizinhas e levar essa tecnologia para outros locais”, conclui.