Uma pesquisa do Ibope Repucom apontou que o futebol americano atingiu sua alta histórica de interesse, com crescimento de 310% nos últimos dez anos. Os dados revelaram que 35% da população conectada do Brasil se declara fã do esporte, o que corresponde a 41 milhões de pessoas. O estudo considera um universo de internautas brasileiros com 18 anos ou mais das cinco regiões do país, que representa 117,2 milhões de indivíduos.
Em 2014, a modalidade despertava o interesse em 18% dos brasileiros, o equivalente a 10 milhões de pessoas à época. Portanto, foram conquistados 31 milhões de novos fãs em 10 anos. O perfil dos interessados também mudou. Em 2014, a maior parte do público do esporte no Brasil era composta por homens, entre 18 e 29 anos. Com o passar dos anos, o futebol americano se aproximou do público feminino. Em 2024, a participação entre homens e mulheres é quase igualitária e a maior concentração de público passou a ser de indivíduos entre 30 e 39 anos.
Esses fãs também se destacam no consumo de informações, com um terço do público buscando conteúdo sobre o esporte pelo menos duas vezes por semana. A tendência entre eles é a procura por canais especializados, com um consumo 20% maior de TV paga do que a média da população conectada. Considerando apenas os consumidores da televisão fechada, o acesso a canais esportivos é 10% maior entre os fãs da modalidade.
O instrutor de futebol americano, Rogério Lima, conta que a crescente popularidade do esporte no Brasil pode ser atribuída à crescente exposição da NFL (National Football League) na mídia brasileira. “No dia 6 de setembro tivemos o primeiro jogo da NFL no Brasil, na Neo Química Arena. Além disso, transmissões ao vivo, programas especializados e o aumento da cobertura de eventos importantes, como o Super Bowl, têm atraído a atenção de um público cada vez maior. As redes sociais também têm desempenhado um papel crucial na disseminação de informações e na criação de comunidades dedicadas ao futebol americano”.
“Esse crescimento no país também está ligado ao desenvolvimento de ligas e clubes locais. A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) tem trabalhado para estruturar o esporte no país, promovendo competições e torneios regionais que ajudam a popularizar o jogo. Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, ligas amadoras e clubes estão crescendo rapidamente. O Campeonato Brasileiro de Futebol Americano é um exemplo de competição que atrai audiência e ajuda a fortalecer a base do esporte no país”, completa.
O engenheiro Matheus Magalhães diz que conheceu a modalidade através de seu irmão. “Não sabia muito sobre o futebol americano, mas o esporte chamou a minha atenção. Comecei a assistir mais partidas e me apaixonei pela sua dinâmica única. Eu e meu irmão acompanhamos todos os jogos em casa ou em bares e queremos ir ao Super Bowl”.
Para Lima, o futuro do futebol americano no Brasil parece promissor. “A crescente popularidade do esporte sugere que ele pode se tornar uma parte importante do panorama esportivo nacional. Com o apoio contínuo das mídias, a presença de atletas brasileiros e o desenvolvimento de infraestruturas adequadas, a modalidade tem o potencial de conquistar um espaço significativo entre as paixões esportivas dos brasileiros”.