As metas estabelecidas pelo poder público para atender ao povo brasileiro nas diferentes esferas sociais, na grande maioria dos casos, não passam de meras promessas. Elas cumprem somente o necessário para proporcionar satisfação do público em geral, mas sem muita determinação plena em suas ações efetivas.
Vejam, por exemplo, o Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido há uma década, onde quase 90% dos dispositivos (34 de 38) das metas não foram cumpridos, sendo que quatro foram atingidas ou parcialmente atingidas no período. Traduzindo em linguagem prática, é uma verdadeira bofetada na face de quem esperava uma ação diferente por parte do poder público. É um desleixo total, diga-se de passagem.
Os especialistas no assunto dizem que os benefícios concebidos no Plano foram para poucos, deixando, como sempre, à margem de seu conteúdo, milhares de pessoas negras, pobres, moradores da zona rural, e também das regiões Norte e Nordeste. Essas categorias de “excluídos” ficaram de fora do acesso e conclusão de etapas da educação.
A presidente da Comissão de Educação Digital da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG), Daniella Avelar, comenta que o não cumprimento do cronograma significa um impacto negativo, visto que o plano é elaborado através de estudos e análises das necessidades. Quando não é cumprido, sempre ocorre, por exemplo, o aumento da evasão.
Deixando de lado os acontecimentos verificados até agora, as esperanças se renovam para quem está ligado ao segmento do ensino no país. Isso porque um novo PNE está em debate no âmbito do Congresso Nacional. As discussões públicas podem levar a um aperfeiçoamento do assunto, a exemplo da proposta de inclusão de novas habilidades, além da incorporação de educação digital.
Caberá ao governo federal, por meio de orçamentos e determinações, atuar firme para conceber um novo rumo para a educação básica no Brasil, evitando que o futuro dos jovens fique comprometido por falta de oportunidades. O tema requer atenção das autoridades para não ser apenas uma promessa.