Home > Esporte > Veja as competições de futebol mais assistidas pelos torcedores

Veja as competições de futebol mais assistidas pelos torcedores

Brasileiro assiste uma média de cinco torneios por ano -Freepik.com

Ao longo do ano, a bola rola nos gramados de todo o mundo e o fã do futebol hoje pode acompanhar vários torneios, seja pela televisão ou por streaming. E para saber qual é a competição preferida do brasileiro, a pesquisa “Consumidores de Conteúdos Esportivos”, feita pelo Resenha Futebol Clube, perguntou a torcedores qual a competição esportiva, realizada no Brasil ou no exterior, seria o seu favorito.

E os torneios nacionais foram os mais citados. Em primeiro lugar foi a Copa do Brasil, mencionada por 71% dos respondentes, seguida pelo Campeonato Brasileiro, com 68%. As competições Sul-Americanas também foram mencionadas. A Copa Libertadores está em terceiro lugar, com 61%, e a Copa Sul-Americana, com 48%. Os campeonatos estaduais ficaram na quinta posição, com 46%, e a Liga dos Campeões da Europa, foi a sexta competição favorita, com 45%.

Na avaliação do comentarista Júnior Brasil, o maior interesse do público pela Copa do Brasil é devido ao formato de mata-mata. “Ela dá chance para o time mais fraco vencer o mais forte, como já vimos em algumas ocasiões. Isso gera expectativas nos confrontos. Além disso, traz à tona grandes jogos e rivalidades regionais. O brasileiro gosta muito deste formato”.

“As pessoas compreendem que é uma fórmula mais justa, premiando aquele time que foi mais regular ao longo das 38 rodadas do torneio. Cada partida é uma decisão e o campeão pode vencer apenas por um ponto de diferença. Temos grandes jogos, o torcedor passa a acompanhar o adversário, quem tá na frente, quem pode cair e quem vai marcar presença nas competições internacionais”, completa.

Sobre os campeonatos estaduais estarem à frente da Liga dos Campeões da Europa, o comentarista avalia que os fatos que ocorrem de forma regional acabam sendo mais importantes do que acontece no exterior. “Mas os estaduais precisam ter os seus formatos revistos. Isso não quer dizer que não exista apelo da Liga dos Campeões. Contudo, comprometem nosso calendário. Sou a favor dos estaduais durante todo o ano, mas apenas para as equipes do interior, assim, seria um fomento para o futebol”.

Enquanto o América tem apenas os jogos pela série B até o fim do ano, Cruzeiro e Atlético, além dos compromissos pela primeira divisão, jogarão pelas oitavas de final das competições Sul-Americanas em agosto. A Raposa enfrentará o vencedor do playoff entre Independiente Del Valle e Boca Juniors, pela Copa Sul-Americana. Já o Galo, jogará contra o San Lorenzo, da Argentina, na Copa Libertadores e aguarda o seu adversário pelas oitavas de final da Copa do Brasil, que será conhecido a partir do sorteio a ser realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Júnior Brasil finaliza comentando sobre as suas expectativas para as três equipes da capital para o segundo semestre. “O Atlético enfrenta um momento diferente com relação a ausência de alguns jogadores. Mesmo assim, o time tem chance de conquistar um título. A equipe tem um bom treinador e jogadores decisivos. O Cruzeiro acordou com a nova gestão e acredito que está plantando a semente para colher ano que vem. Quanto ao América, a chance é real, mas é preciso estabilidade”.