Política em Divinópolis
Durante anos a fio, o grupo do deputado federal Domingos Sávio (PL) comandou Divinópolis, capital do Centro-Oeste mineiro. Mas, a sua dinastia foi substituída pela turma do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), que se diz dono dos votos da cidade, a ponto de ter um irmão que é deputado estadual e outro que é prefeito. Cleitinho e Domingos são bolsonaristas, porém, com posições antagônicas no que se refere a temas locais.
Sucessão na ALMG
O assunto relacionado à sucessão do atual presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), ainda é tabu. Se o pleito fosse agora, avaliações indicam que Tadeuzinho teria plenas condições de ser reconduzido ao posto. É aguardar para conferir.
Tribunal de Contas
Outro tema que merece um completo silêncio nos corredores do Legislativo é a escolha para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), cuja indicação caberá aos deputados estaduais. O nome citado para ocupar a vaga é o do parlamentar Alencar da Silveira (PDT).
Eleição em BH
Em Brasília, o deputado federal e presidente do MDB mineiro, Newton Cardoso Júnior, tem evitado comentar a respeito da sucessão em Belo Horizonte. Enquanto isso, o pré-candidato do partido, vereador Gabriel Azevedo (MDB), vive noites de insônia.
Política em Montes Claros
Muito próximo ao prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), o deputado estadual Gil Pereira (PSD), segundo fontes locais, tem a possibilidade de indicar o nome para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Guilherme Guimarães. Se a legislação permitir, o próprio Pereira poderia ser essa opção. Isso é o que se comenta na porta do Café Galo.
Vice-governador
Os insatisfeitos funcionários públicos, especialmente ligados à segurança e à educação, prometem mudar de rota. Eles vão a todos os locais onde o governador Romeu Zema (Novo) está presente para protestar. As lideranças do movimento também querem infernizar a vida do vice-governador Mateus Simões (Novo). Ufa.
Sucessão em Contagem
Consta nos bastidores que a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), com seu estilo “incivil” de fazer política, tem se isolado cada vez mais de outras lideranças petistas locais, como o deputado federal Miguel Ângelo, filho do ex-deputado Durval Ângelo. A ver.
Elevadores e o dilema
Faltou perspicácia ao governo mineiro no sentido de perceber que os elevadores da Cidade Administrativa estavam entrando em colapso. E, como nada foi feito a tempo, o governo estadual sucumbiu ao home office.
Rio X Dívida
Segundo a jornalista Ana Flor, a dívida do Rio de Janeiro com a União, orçada em cerca de R$ 160 bilhões, tira toda a capacidade de investimento do governo do Estado. “Isso está levando o RJ para um buraco sem saída, onde até as empresas de prestígio nacional estão evitando a localidade”.
Meio ambiente
Diante da tragédia hídrica no Rio Grande do Sul, volta a ser propalado que os brasileiros carecem deixar de lado a tese na qual o meio ambiente é inimigo do desenvolvimento econômico. Especialistas no assunto indicam que o problema é a falta de informação.
Quem manda?
O experiente jornalista Valdo Cruz disse que está havendo um entrevero entre o ministro extraordinário, Paulo Pimenta, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, quando o tema faz referência à reconstrução das cidades afetadas pelo recente dilúvio que atingiu a região.
Água potável
Em entrevista para a TV Cultura, o economista e professor universitário, Gesner de Oliveira, voltou a criticar o fato de ainda existir uma média de 30 milhões de pessoas convivendo com a falta de água potável no Brasil.
Sem brigas no Sul
Comunicadores da crônica política de Brasília garantem que o presidente Lula (PT) deu ordens expressas para evitar um embate do governo federal com o governo estadual e as prefeituras do Rio Grande do Sul. Isso ficaria parecendo politicagem barata e nada contribuiria para solução dos dramas vividos pela população desassistida.
Redes sociais
A jornalista Patrícia Campos Mello lamentou que o período eleitoral está se aproximando e não houve a regulamentação das redes sociais. “Isso vai ser uma verdadeira Torre de Babel”, vaticinou.
Rússia e China
“A junção entre Rússia e China com a intenção de criar uma nova força mundial seria uma espécie de união do mal. Isso é impossível, visto que os países democráticos e civilizados estão de olho”. Opinião do historiador Marco Antônio Villa, logo após o recente encontro dos dirigentes dessas duas imponentes nações.
Eleições adiadas?
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse haver um debate sobre a possibilidade de mudar o calendário eleitoral do Estado este ano em função do desastre hídrico. Mas os membros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rechaçaram com veemência a ideia, alegando que isso não aconteceu nem mesmo na pandemia da COVID-19.
Amizade real
A psicologia tem atuado firme para minimizar o drama dos jovens que representam a maioria dos deprimidos pelo Brasil afora. A recomendação científica vem no sentido de deixarem de lado apenas a convivência virtual pelo celular e focar mais na “amizade real”.
Amazônia e seus problemas
“Não tenho dúvida quanto à presença de organizações criminosas atuando em toda a extensão da Amazônia. Tem de haver uma ação coordenada para evitar uma possível desintegração da região no resto do Brasil”. Opinião do filósofo Luiz Felipe Pondé.