Intriga entre ex-amigos
Não faz muito tempo que o relacionamento político entre o atual secretário-Chefe da Casa Civil do Estado, Marcelo Aro (PP), e o presidente da Câmara de Vereadores da capital, Gabriel Azevedo, era comemorado aos quatro ventos. Hoje, no entanto, o fosso na convivência entre ambos é enorme, a ponto de o vereador acusar Aro de estar envolvido com possíveis corrupções. Isso vai dar xabú.
STF, delegacia de polícia?
Com experiência de décadas como magistrado, o desembargador Rogério Medeiros, ao comentar sobre a atuação do judiciário em debate realizado pela Rádio Itatiaia, disse que as coisas devem ser usadas com o devido respeito para não haver exagero. “Por exemplo, ambicionam transformar o Supremo Tribunal Federal (STF) em uma autêntica delegacia de polícia.
Em defesa do campo
No discurso de posse, ao assumir a presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o fazendeiro Antônio de Salvo disse: “vamos prestigiar tão somente as atividades a serem realizadas no interior do estado, de onde vem a produção relacionada à agricultura em geral”. Alguém deveria lembrar o nobre dirigente que o mercado de consumo dos aludidos produtos está exatamente nos grandes centros urbanos de Minas, do Brasil e do mundo, para onde são exportados alguns dos itens.
Nomes conservadores
O presidente da Faemg, Antônio de Salvo, juntamente, com Salim Mattar, Modesto Araújo, o empresário Ricardo Guimarães, entre outros, figuram na lista dos homens fortes de Minas, mas nitidamente, com um viés ideológico altamente conservador, segundo apontam pessoas ligadas aos movimentos da esquerda no Estado.
Sucessão na Fiemg
Mesmo faltando quase dois anos para renovação de mandatos, a sucessão do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, já está na mira dos postulantes ao posto, como se registra a inquietação de alguns membros da construção civil.
Comentário único. Esse movimento de agora, deflagrado com tanta antecedência, lembra muito a própria agitação que culminou com a eleição da atual diretoria da Fiemg.
Desastre e morte
Se a rede de Supermercados Verdemar era tida como a queridinha dos consumidores da zona Sul de Belo Horizonte, agora, diante do desastre recente na construção de uma nova unidade no Belvedere, com registro de mortes e tudo mais, coloca o nome do estabelecimento no âmbito do noticiário policial.
Esquerda X Tadeuzinho
No âmbito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), parlamentares da esquerda, liderados pelo PT, estão com ciúmes por conta da aproximação entre o presidente da Casa, Tadeu Martins Leite (MDB), com o governador Romeu Zema (Novo).
Oriente Médio
A respeito do conflito entre Israel e Hamas, no Oriente Médio, os professores mais moderados dizem que a intermediação da Organização das Nações Unidas (ONU) não tem obtido resultados positivos. “Ruim com a instituição, pior sem ela, porque não havendo qualquer legislação internacional a ser respeitada, a selvageria seria completa”, avaliam.
Batendo no PP
Ao avaliar o cenário político nacional, o jornalista paulistano Bruno Paes Manso atacou: “O Partido Progressista (PP) sempre defendeu a ideia de que é dando que se recebe e era adepto do troca-troca. Agora, com roupagem nova, se posta como um partido defensor dos bons costumes dos brasileiros”.
Congresso X Planalto
Setores do Congresso Nacional têm demonstrando preocupação com a volúpia por gastos no Palácio do Planalto, pois isso poderia prejudicar o propalado equilíbrio fiscal. Mas, apesar desse grau de preocupação, os parlamentares não querem ver cortes nos valores destinados ao pagamento de suas emendas.
Apoio parcial
Segundo observação da jornalista Ana Flor, o discurso do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), a respeito da manutenção da política de austeridade econômica, tem apenas o apoio parcial junto aos parlamentares das duas Casas Legislativas.
Fiscalizando as faculdades
A tese do governo federal visando a criação de uma Agência Reguladora, para acompanhar de perto a atuação dos estabelecimentos de ensino superior, pode ser uma boa ideia. No entanto, segundo avaliação da professora de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Eloisa Machado de Oliveira, é preciso ficar atento para não ser uma agência apenas para proporcionar a geração de empregos para apadrinhados políticos.
Fila do INSS
Membros da crônica política de Brasília opinam que a decisão recente do governo federal, anunciando uma série de medidas para atender aos interessados em resolver demandas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), podem até diminuir, mas não serão eficazes o bastante para zerar as filas que se transformaram em uma vergonha nacional.
Tribunais de Contas
“A reconhecida e badalada aproximação dos membros dos Tribunais de Contas dos Estados, com as respectivas Assembleias Legislativas, não é bom para a lisura do serviço público e para a própria democracia. Afinal, isso pode gerar uma combinação de conflitos de interesse político, extremamente complexa na hora da avaliação das contas dos representantes dos Executivos”. Avaliação de Dimas Ramalho, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
Política internacional
Analistas e comentaristas internacionais estão apostando em um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia nas próximas semanas. É aguardar para conferir.
Economia confusa
Semana passada, a economista paulistana Mariana Almeida, ao ler noticiário de que o Congresso precisa votar de maneira urgente quatro medidas para garantir o aumento de arrecadação, vaticinou: “falam, falam, mas a nossa política tributária continua confusa ao extremo”.