Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Dinis, o retorno?
Fora do debate político nos últimos 3 anos e meio, ou seja, desde o último pleito, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro, em função da eleição de 2022, tem sido procurado por antigos correligionários em busca de apoio para os seus respectivos projetos. E, Pinheiro, pelo visto, vai ficar de fora do cenário também desta vez, embora tenha declarado a amigos que não se candidata a qualquer cargo eletivo, mesmo porque, tem dedicado tempo aos seus negócios particulares.

40 anos de poder
As pessoas ficaram estarrecidas com a informação do jornalista e advogado Luiz Tito, do jornal “O Tempo”, pontuando que o empresário Ronaldo Scucato está no comando do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) há cerca de 40 anos. “Bem, pode até ser que ele não tenha estado o tempo todo como presidente da instituição, mas com certeza, esteve nos bastidores ao longo de 4 décadas”, garantem as fontes. Deve ser um dos dirigentes sindicais mais longevo da história de Minas, diga-se de passagem.

Tucano sem plumagem
Nos meandros políticos e, de acordo com comentários ouvidos na porta do Café Nice, Centro de BH, a ideia do PSDB em lançar o nome do ex-secretário de Saúde Marcus Pestana como candidato a governador não passa de raciocínio político. Até porque, essas insinuações dão conta de que ele não teria votos sequer para chegar a um dígito, ou seja, um tucano sem plumagem. Cruz credo, gente.

Política em MOC
Os dois anos de pandemia serviram para muitas coisas e, no caso de Montes Claros, foi a oportunidade do octogenário prefeito da cidade, Humberto Souto (Cidadania), permanecer despachando de casa o tempo todo. Agora, com o fim do período de restrições, resta saber se ele irá comparecer ao seu gabinete pelo menos algum dia da semana.

Política em BH
Consta que dois dos atuais vereadores de Belo Horizonte, o ex-presidente da Casa, Leo Burguês (PSL) e a vereadora Duda Salabert (PDT) devem funcionar como carro-chefe e, naturalmente, puxadores de votos para seus respectivos grupos políticos, já que ambos serão candidatos a deputado federal. É aguardar para conferir…

Candidato sem grana
Na eleição de 4 anos passados, Marcelo Álvaro Antônio (PL), então presidente regional do PSL, sigla que abrigava também o candidato Jair Bolsonaro se elegeu parlamentar federal com mais de 200 mil votos, a maior votação do pleito. Agora, pré-candidato ao Senado, ele tem se queixado a amigos sobre a sua falta de estrutura para levar as suas propostas políticas aos rincões do estado. Filiado ao Partido Liberal, ele não tem poder sobre a sigla, que hoje está sob o comando do ex-deputado federal José Santana de Vasconcellos.

Mares Guia, lá e cá
Mesmo morando em São Paulo, o ex-ministro Walfrido Mares Guia tem sido a principal elo entre o ex-presidente Lula (PT) e o pré-andidato do PSD ao governo de Minas, Alexandre Kalil. O resultado dessas incursões pode ser o anúncio da parceria entre eles em relação à disputa eleitoral já nas próximas semanas.

Petista com Kalil
Embora seja um dos fundadores do PT mineiro, o deputado estadual Virgílio Guimarães tem mantido contato permanente com Alexandre Kalil. Aí tem coisa!

Simões e Zema
Em São Paulo e em Brasília, alguns membros do Partido Novo não descartam a possibilidade do ex-secretário-geral do Governo mineiro, Mateus Simões, ser aproveitado como vice na chapa do governador Zema. Aliás, este é um sonho do próprio Simões.

Ainda sobre Simões
Mas, contrariando uma possível incursão de Simões na disputa, o empresário e amigo do governador Zema (Novo), Salim Mattar disse a amigos: “O governador precisa fazer alianças políticas para garantir uma reeleição tranquila”, teria pontuado.

Apoio de Medioli
Além de seus méritos próprios, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus, teria recebido apoio pesado do prefeito de Betim, Vittorio Medioli, para ser o indicado na chapa de Alexandre Kalil (PSD) como pré-candidato a vice-governador. Ou seja, uma ajuda importante, já que o prefeito tem uma enorme popularidade em seu município, além de ser um empresário de reconhecido sucesso.

Sucessão em BH
Se no passado era apenas um comentário sem pretensão, agora o nome do jornalista e apresentador Eduardo Costa passa a fazer parte de diversas rodas como um possível candidato para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte daqui a 2 anos.

Pacheco x Zema
Em Brasília, quando jornalistas da crônica política indagam a respeito do relacionamento entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e o governador Romeu Zema (Novo), escutam sempre a mesma história: “Os contatos entre eles se restringem somente ao âmbito institucional”.

Militância política
Segundo o jornalista Gerson Camarotti, o Palácio do Planalto irá estender o episódio envolvendo o deputado federal Daniel Silveira (PTB) pelo menos até o final de maio. Afinal, isso serve para desviar os temas mais complexos do Poder Central, ao mesmo tempo que “turbina” a militância bolsonarista rumo à campanha eleitoral. Para o comunicador, o povo querendo ou não, servirá, mais uma vez, como massa de manobra política. Santo Deus, gente.

Cenário internacional
Ex-deputado federal, o empresário paulistano Emerson Kapaz, que conhece bem o Leste Europeu, disse com objetividade: “As grandes potências devem agir imediatamente para tentar conter o avanço da Rússia contra a Ucrânia. Se esperarem demais, o conflito vai se alastrar e, certamente, a situação sairá do controle”, garante.

Força da raça negra
O reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, comemorou o retorno dos temas que defenderam a raça negra em quase todas as grandes escolas de samba no Rio e em São Paulo. “Enfim, a presença em massa de nossa gente nas avenidas. Isso também é uma demonstração de força e de manifestação democrática”, diz.

Aécio pensando alto
“Aécio Neves vai ser reeleito deputado federal por Minas com uma supervotação. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai ser reeleito para o cargo. E, na sequência, Aécio se tornará presidente da Câmara Federal”, apostam alguns fanáticos apoiadores de ambos. Cena única. Aqui, em Minas, continua a informação de que o político mineiro segue morando em Santa Catarina. A conferir…

Centrão x STF
Muitos dos deputados e senadores do denominado centrão têm problemas na Justiça em seus estados e nos Tribunais Superiores. Por conta dessa realidade, eles não querem jogar “gasolina” na briga entre o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), pois poderiam ser vítimas desta emboscada jurídica.