Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Sucessão no TJ
É a primeira vez que uma mulher se candidata à presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). A desembargadora Mariangela Meyer pode inaugurar uma nova era na Corte de Justiça do Estado, até então dominada por representantes masculinos. O pleito para escolha do posto acontecerá na última semana de abril e a disputa promete ser acirrada.

Presidente da Cemig
Circula nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que, se o governador Romeu Zema (Novo) for reeleito, o atual presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Pedro Magalhães, poderá ser elevado à presidência da Companhia Energética de Minas Gerais S.A (Cemig).

Consultor político
Nesta fase de definições partidárias e formação de alianças, especialmente para as disputas majoritárias, o telefone do ex-governador Alberto Pinto Coelho não parou de tocar. São muitos políticos querendo ouvir a opinião dele. Uma loucura!

Aécio, senador?
Entusiasmado com a sua reabilitação perante a Justiça, o deputado Aécio Neves tem sido incentivado a disputar o Senado. Menos, viu gente?!

Governador x Imprensa
Os representantes da imprensa não têm a menor convivência com o governador Romeu Zema (Novo) que, ao longo de seu mandato, se manteve a distância de eventos envolvendo jornalistas. Esta é a conclusão da crônica política mineira.

Menin na política?
Avaliado como um dos nomes mais influentes nos meandros do empresariado mineiro, Rubens Menin, segundo se avalia nos bastidores da política, pode, em algum momento, se interessar pela vida pública. Aliás, ele estaria motivado em participar indiretamente da sucessão de BH daqui a 2 anos e meio.

Venda do América
Terminou a visita a Belo Horizonte de representantes dos grupos internacionais interessados na compra do Clube América. Pelas informações, os avaliadores tiveram uma boa impressão do time mineiro.

Saúde do Newtão
Desta vez, o presidente do MDB mineiro, deputado federal Newton Cardoso Júnior terá de “tocar o barco” neste momento de importantes decisões políticas sem o apoio do pai, o ex-governador Newton Cardoso que, segundo informações, tem o seu estado de saúde cada vez mais debilitado.

TCEMG
No final do ano havia a projeção indicando que a escolha para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) ocorreria até o final de março. No entanto, não foi o que aconteceu. O “arranca-rabo” interno para definição de qual deputado será “o ungido” continua sendo avaliada como uma briga de foice. Que vença o melhor.

Lacerda e Fuad
Durante a solenidade de posse do novo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), vários comentários de bastidores foram observados. Um deles foi de que o novo dirigente da capital mineira terá como consultor especial o ex-prefeito Marcio Lacerda.

Pastores dominantes
Em Brasília, tem-se como certo que os pastores evangélicos sempre agiram nos bastidores do Ministério da Educação (MEC). Na administração do ministro Milton Ribeiro, eles teriam ficado com as “goelas” mais largas. Cruz credo, gente!

Empregos sem consistência
Economistas dizem que, neste período do pós-pandemia, o retorno do crescimento da economia está sendo lento no que se refere à retomada do emprego. Uma prova disso é que o salário para as novas contratações está abaixo do registrado anteriormente, o que pode prejudicar o pleno desenvolvimento do país, já que o poder de consumo dos brasileiros está estagnado.

Sem apoio
A crônica política de Brasília constata que a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) pela sucessão presidencial ocorre pelo fato de não ter havido, até agora, um nome mais popular capaz de crescer como terceira opção. Ou seja, têm outras candidaturas, mas a maioria não possui o apoio do povo.

Zema e a política
Em Minas, a sucessão ao governo estadual deve sair da monotonia a partir da pré-candidatura de Alexandre Kalil (PSD). Relativamente ao governador Romeu Zema (Novo), o que se comenta é que ele não vai mudar o seu costume da fazer política. “Para vencer ou perder, irá adotar o mesmo estilo do passado”, garantem amigos.
Comentário único: Mas, afinal qual é mesmo o estilo político dele?

Poluição assassina
Entidades ligadas ao controle ambiental no Brasil informaram que, atualmente, a poluição em geral mata uma media de 51 mil brasileiros por ano.

Pesquisas eleitorais
Demandado por jornalistas para fazer análises das recentes pesquisas eleitorais com relação à sucessão presidencial, o historiador Marco Antonio Villa esquivou-se: “É melhor fazer essa avaliação a partir de junho, quando os números se tornarão mais consistentes”.

Lula em ação
Terminado o prazo paras janelas partidárias, agora o PT pretende escalar o ex-presidente Lula para tentar incentivar as alianças regionais destinadas à disputa pelos governos dos estados. Uma tarefa complexa, diga-se de passagem.

Banqueiros satisfeitos
Os corredores do Congresso Nacional, onde todos os assuntos políticos e econômicos são propalados, serviram de palco para um zum-zum-zum semana passada: os banqueiros brasileiros teriam influenciado na indicação de Geraldo Alckmin para a chapa de vice do pré-candidato Lula (PT). Será, gente?

Democracia autoritária
Irônico, o presidente da Academia Brasileira de Letras, jornalista Merval Pereira ataca: “A presença do general Braga Netto na chapa de Jair Bolsonaro (PL) pela disputa à Presidência da República tem como objetivo defender uma espécie de democracia autoritária”. Eu, hein?!

Gabinete paralelo
O Palácio do Planalto adora manter pessoas atuando nos bastidores do governo sem cargo, mas com poderes para influenciar em muitos assuntos importantes. E foi nesta trilha que no Ministério da Educação (MEC) estava até semana passada, um gabinete paralelo.