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No Brasil, compras com cashback aumentam 48% com a pandemia

Modalidade retorna parte do valor gasto na compra para o consumidor | Foto: Reprodução/Internet

Imagina fazer uma compra e receber de volta parte do valor pago. Esse é o principal diferencial do cashback. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 48% dos consumidores aproveitaram descontos com esse sistema desde que a pandemia começou.

O educador financeiro Matheus Machado explica que essa forma de recompensa se popularizou nos últimos tempos. “Diferente do desconto, que consiste em um abatimento no valor do produto ou serviço, o cashback é uma forma de dar dinheiro de volta ao comprador e que começou mais forte no on-line”.

Ele acrescenta que existem modalidades em que se é possível transferir esse valor para a conta corrente ou que gere créditos dentro da mesma loja ou site no qual o produto foi comprado.

Machado afirma que o cashback já chegou, até mesmo, nas lojas físicas. “As empresas estão aderindo ao famoso programa de recompensas e ao adquirir itens na loja, você pode obter até 30% de dinheiro de volta para ser usado em futuras compras”.

Para o educador financeiro Ricardo Hiraki, essa modalidade se popularizou porque é atrativa. “Antes, as vantagens vinham por meio de pontos mais focados em viagens. Entretanto, com o cashback o usuário viu a chance de ganhar dinheiro de volta e de uma maneira mais benéfica. Outro fator que também fez crescer o uso foi a pandemia. Os consumidores passaram a usar muito mais as plataformas digitais e os e-commerces”.

Contudo, Hiraki aponta que é preciso atenção. “Todo programa de cashback tem o intuito de trazer mais usuários para determinadas plataformas e concentrá-los ali. No entanto, é importante que o consumidor esteja atento e não deixe que a modalidade acabe sendo um motivo de consumo. Neste sentido, é fundamental controlar os gastos”.

O assessor de investimentos Lauro Araújo explica que o cartão de crédito cobra do lojista algumas taxas e que no cashback a operadora devolve um pedacinho dessas taxas para o cliente. “Sem dúvida nenhuma isso é muito interessante e atrai os consumidores dos grandes bancos para os menores, já que eles apresentam mais vantagens”.

Segundo ele, o cashback é vantajoso desde que o lojista não cobre mais caro para o pagamento com cartão de crédito. “Vamos supor que uma pessoa gaste R$ 1.000 por mês no cartão de crédito e seu cashback é 1%. No final do ano são R$ 120 que voltam para o seu bolso”.

A cabeleireira Brenda Ramos aproveitou o cashback quando estava mobiliando a casa nova. “Dentro do aplicativo do meu próprio banco existe uma loja com várias oportunidades. Olhei o preço dos itens que queria e depois comparei com os de estabelecimentos físicos. Vi que o valor era o mesmo, mas, no app do banco, receberia o retorno. Em alguns, inclusive, o cashback foi de 7%. No fim das contas, economizei uma quantia significativa e, com ela, fiz a primeira compra do mês”, conclui.