Home > Destaques > Janela partidária agita os bastidores da política mineira

Janela partidária agita os bastidores da política mineira

Agostinho Patrus é cogitado para o PSB | Foto: Divulgação/ALMG

O Partido Liberal (PL), do qual o presidente Jair Bolsonaro é filiado, está se estruturando para ter uma grande bancada em Minas Gerais, de acordo com o presidente regional da sigla, José Santana de Vasconcellos.

Vasconcellos almeja ter uma dezena de parlamentares estaduais. Eles, inclusive, já estariam de malas prontas para desembarcarem no PL, diante da janela partidária, período que permite essas mudanças sem prejuízo para os políticos. O processo já está em vigor e o prazo se encerra no dia 2 de abril. Além de sacramentar a adesão dos representantes do parlamento mineiro, o titular do PL acrescenta: “Está havendo uma preponderante onda de filiação de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas regionais”.

Janela partidária

Março promete ser intenso entres os parlamentares mineiros e essa inquietação acontece pelo exíguo prazo de 30 dias para que aconteça o troca-troca de partidos políticos.

Por enquanto, não há confirmação, mas existem comentários de que o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus, pode deixar o Partido Verde e filiar-se ao PSB, isso facilitaria a composição de chapa entre ele e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) ao governo de Minas.

Talvez o partido que fique mais desidratado com essa “dança das cadeiras” seja o PSDB. De acordo com os cálculos, a única certeza de permanência é o deputado João Leite. O vice-presidente da ALMG, Antonio Carlos Arantes, é cortejado por várias siglas, o deputado Gustavo Valadares, líder do bloco governista, já acertou sua ida para o PMN, enquanto Dalmo Ribeiro também deve assinar sua filiação em outra instituição partidária.

O deputado e vice-presidente do Grupo Itatiaia de Rádio, João Vítor Xavier (Cidadania), de acordo com comentários ouvidos na ALMG e, por conta de injunções políticas nacionais, caminha para descer da presidência do partido em Minas para se juntar ao Podemos.

Enquanto isso, o PL é a preferência dos deputados Bartô, Sargento Rodrigues, Cel. Henrique, Cel. Sandro, Delegada Sheila, Bosco, entre muitos outros.

No momento, alguns nomes analisam abandonarem os seus atuais barcos para buscarem um novo caminho. São eles, Leonídio Bouças (MDB); o líder do Governo, Roberto Andrade (Avante); Betinho Pinto Coelho (Solidariedade); Neilando Pimenta (Podemos) e Arlen Santigo (PTB).