Home > Destaques > Pré-candidatos devem fazer pausa nos negócios para se envolverem na política

Pré-candidatos devem fazer pausa nos negócios para se envolverem na política

Marcelo Queiroz pretende tentar uma vaga para estadual | Foto: Arquivo pessoal

Em Minas Gerais, o assunto referente às eleições vai dominar os encontros nos grandes e pequenos grupos, tanto em Belo Horizonte como nas demais cidades do estado. Os partidos tradicionais já preparam listas de nomes que irão enfrentar as urnas à procura de votos mais uma vez.

Diante da possibilidade da formação de federações partidárias, além das denominadas janelas partidárias, onde quem tem mandato pode mudar de partido, e no qual o prazo se encerra no final de março, talvez a definição final com relação a quem será candidato, pelas respectivas bancadas, demore um pouco. Porém, as especulações já são intensas.

Uma novidade revelada, semana passada, diz respeito ao PDT mineiro que está contando como certa a candidatura do megaempresário Pedro Lourenço, do Supermercados BH, um dos maiores patrocinadores do Cruzeiro, antes e depois da era Ronaldo Fenômeno. A informação não pôde ser confirmada pela assessoria do empresário, no entanto, esse assunto foi ventilado junto à cúpula pedetista por diversas vezes.

Essa possível ascensão de Lourenço na política tem a ver com nomes do setor produtivo interessados em conquistar mandatos eletivos neste pleito de 2022. Este é o caso, por exemplo, do empresário Marcelo Queiroz, cuja base eleitoral é o município de Patrocínio, no Alto Paranaíba. Contudo, ele já circula por várias regiões do estado sondando apoio para se tornar deputado estadual. Além de ter sua vida empresarial resolvida, ele tem o DNA da política justamente por ser filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Romeu Queiroz.

Segundo informações de bastidores, a atual secretária de Governo e Comunicação da Prefeitura de Uberlândia, Ana Paula Junqueira, deverá ser candidata a deputada federal. Produtora rural, Ana Paula estaria ingressando neste universo com o intuito de representar o agronegócio. Destaca-se ainda que Uberlândia é considerada a “capital do agronegócio” em Minas e também no Brasil.

Ana Paula é esposa do prefeito do munícipio, Odelmo Leão (PP), um dos homens fortes do aludido segmento no país. Já a pré-candidatura a deputada federal estaria atrelada à constatação de um bom resultado político de seu marido, reeleito no último pleito com cerca de 70% dos votos. Além disso, ele é um líder político respeitado em todo estado.

Homem da televisão, empresário de sucesso, Fabiano Cazeca tem avisado a amigos que está estruturando um projeto político e, desta vez, pretende chegar à Câmara Federal. A sua empresa, a Multimarcas, é uma das principais estampadas nas camisas dos times da capital mineira, especialmente o Clube Atlético Mineiro. Ele participa de dois programas na TV Band Minas e confirma que, atualmente, sua companhia tem milhares de colaboradores espalhado por quase todo o país. “Mas já que os negócios vão bem, a política é minha prioridade no momento. Quero ser eleito para representar o setor produtivo de Minas e do Brasil”, conta.

Sempre atuando nas bases da política de Pará de Minas e depois de uma longa experiência nos bastidores da ALMG, Cláudio Brandão, agora se dedica ao mundo empresarial. Porém, pretende ser candidato a deputado estadual. Segundo apurou o Edição do Brasil, Brandão já percorreu dezenas de municípios divulgando o seu projeto, visando conquistar uma cadeira no Legislativo mineiro.

Representando o setor de ensino de Minas, aparece o nome do atual prefeito de Mato Verde, no Norte do estado, Oscar Lisandro Teixeira (PDT). Em seu segundo mandato no comando do município, ele já avisou a correligionários de sua pretensão de buscar uma vaga como deputado estadual.

A empresária do segmento da saúde, Ariadne Muniz, alardeia a sua pré-candidatura a parlamentar federal. Ela, atualmente, é presidente da propalada Fundação Hilton Rocha, que tem longa tradição no ramo em Belo Horizonte e em Minas Gerais.