Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Bolsonaro cada vez mais longe da reeleição: Historicamente, o presidente Jair Bolsonaro, atual ocupante do Palácio do Planalto, é o pior colocado nas pesquisas eleitorais. Considerando- -se os levantamentos de intenção de votos quanto os de aprovação do trabalho do presidente, ele está em situação mais desfavorável que Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT). Até hoje, todos os presidentes brasileiros que disputaram a eleição seguinte ao seu primeiro governo conseguiram se reeleger. No final do ano anterior a eleição, o candidato vitorioso já aparecia como líder nas pesquisas de intenção de votos no 1º turno, ao contrário do que acontece atualmente. É a primeira vez que um presidente da República, em busca da reeleição (Bolsonaro), irá competir contra um candidato que já ocupou a mesma função (Lula). Bolsonaro está pagando um preço alto por todos os seus desmandos | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

CANAL ABERTO

Infecções respiratórias sobrecarregam rede pública de saúde de BH. Nesta semana, os leitos de enfermaria da rede pública de saúde de Belo Horizonte ficaram superlotados no atendimento a pacientes com infecções respiratórias. Segundo médicos do Comitê de Enfrentamento da COVID-19 da prefeitura, nas próximas duas semanas, será necessária muita atenção ao impacto tanto de casos de COVID quanto de quadros gripais na rede de atendimento. O cenário é preocupante em meio à variante ômicron. A ciência já indicou em estudos recentes que essa variante é mais transmissível, ou seja, infecta as pessoas com mais facilidade do que outras cepas. No Brasil, ainda não é possível saber se a variante tem causado salto de infecções e nem se pode desenhar um cenário confiável do comportamento do vírus no país. Médicos e especialistas afirmam que a pandemia pode estar crescendo de maneira acelerada aqui. As pessoas têm que ter a consciência de que todo o cuidado ainda é pouco para conter o vírus.

Após um ano de mandato, prefeitos cumpriram poucas promessas. Toda eleição é a mesma coisa: centenas de candidatos fazem de tudo para ganhar os votos dos eleitores. Prometer faz parte das propostas eleitorais, mas devemos avaliar quais compromissos são viáveis de execução. Um levantamento do Portal G1 considerou 1.091 promessas assumidas pelos então candidatos das 26 capitais durante a campanha eleitoral de 2020. Apenas 18% foram cumpridas parcialmente e 66% ainda não foram desempenhadas após um ano de mandato. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, fez compromissos específicos em um programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevistas e debates. Das 52 que ele fez, cumpriu 13 e 7 em parte. Desde 2010 é obrigatoriedade que os candidatos aos cargos do Executivo apresentem programas de governo no ato do registro de suas candidaturas na Justiça Eleitoral.

Quem economizou energia elétrica ganhará bônus na conta de luz. As pessoas que conseguiram reduzir o consumo de energia elétrica entre os meses de setembro a dezembro do ano passado terão descontos na conta agora em janeiro. Quem atingiu a meta de reduzir o consumo acima de 10% terá um valor equivalente a R$ 50 para cada 100 kWh economizados. O pagamento é na forma de um desconto na fatura subsequente ao período economizado. A medida começou a valer em 1º de setembro de 2021, em meio à pior crise hídrica dos últimos 91 anos. A verdade é que a conta de luz dos mineiros deveria ter sido reduzida há muito tempo, porque está chovendo muito desde o mês de novembro e os reservatórios no Sudeste estão bem cheios. E a previsão é de mais chuvas nos próximos dias, inclusive no Norte de Minas, onde sempre prevaleceu a seca. Por lá, as enchentes em várias cidades estão causando muito sofrimento à população.

IPVA EM MG TERÁ OS MESMOS VALORES DE 2021

Depois de uma queda de braço entre o governo e os deputados estaduais, o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não terá reajuste em Minas Gerais, em 2022. O governador Romeu Zema (Novo) decidiu manter os mesmos valores da tabela de 2021. Em caso contrário, se fosse adotado o indicador padrão da tabela Fipe, o reajuste seria de 22%. Outra notícia que vai beneficiar os motoristas é que o vencimento do imposto será nos meses de março, abril e maio. Anteriormente, o pagamento era sempre no primeiro trimestre do ano, o que continua acontecendo na maioria dos estados brasileiros. A extensão do prazo para o pagamento é uma forma de aliviar o bolso do contribuinte no início do ano, já que muitos têm outras contas.

ESTE ANO TEREMOS ELEIÇÕES DOS NOVOS GOVERNANANTES

Em 2022 estaremos escolhendo os novos deputados, senadores, governadores e o presidente do Brasil. Mais uma vez, pela vontade democrática, vamos saber que serão os responsáveis pelas administrações das coisas públicas. A nós, eleitores, cabe ter muito critério e responsabilidade social na hora de escolher esses nomes, pois não podemos depositar nossa confiança em qualquer um. Muitos candidatos não sabem nem o que significa apresentar um projeto, devido à falta de conhecimento. Estamos cansados de ver políticos desonrarem os seus compromissos, fazendo mau uso do dinheiro público. O voto é a nossa grande arma para tirarmos da vida pública esses cidadãos que enganam os eleitores e o Brasil.