Home > Destaques > Sem Anastasia, presidente da AMM mira vaga no Senado em 2022

Sem Anastasia, presidente da AMM mira vaga no Senado em 2022

Julvan Lacerda da AMM já faz articulação para o próximo ano | Foto: Reprodução

Minas Gerais se destacou na última Mobilização Municipalista, em Brasília, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Mais de 100 prefeitos mineiros foram à capital federal, liderados pelo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda.

Na presidência da AMM desde 2017, a atuação de Julvan e às conquistas garantidas pela Associação ascendeu nos gestores o desejo de ter uma liderança municipalista os representando no Senado.

Com a indicação do senador Antonio Anastasia para o Tribunal de Contas da União (TCU), anunciada na semana passada, o nome dele ganhou ainda mais força entre os líderes municipalistas para ser o candidato ao Senado em 2022. Nos bastidores, Julvan não nega o entusiasmo e diz que se sente mais livre com a saída de Anastasia do páreo, já que o considera um de seus principais aliados na defesa dos municípios mineiros.

Julvan se destacou como uma grande liderança em defesa do municipalismo, conduzindo dois importantes acordos com o governo de Minas, mediado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), garantindo o pagamento de R$ 7,1 bilhões de dívidas do Estado com os municípios em ICMS, IPVA e Fundeb; e a quitação da dívida de R$ 6,7 bilhões de verbas retidas entre 2009 e 2020 da área da saúde.

Na mobilização em Brasília, Julvan atuou junto à bancada mineira nas tratativas com os congressistas para a aprovação da pauta municipalista no Congresso Nacional, com prioridade aos PL 3.776/2008; PDL 290/2019; PEC 13/2021 e PEC 122/2015. “Os prefeitos mineiros fizeram visitas aos parlamentares do estado para cobrar deles o compromisso com essas pautas”, disse o líder.