Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

CANAL ABERTO

Preço do combustível faz população repensar meios de transporte. Com ônibus cheio, gasolina mais cara e aplicativos cancelando corridas, o consumidor tenta calcular os prós e contras para equilibrar os gastos com os meios de transporte. Fazer deslocamentos pela cidade, enquanto as atividades presenciais voltam a se tornar rotina, não está fácil para o bolso ou para a comodidade do trabalhador. Para quem anda de carro, os preços da gasolina e do etanol aumentaram mais de 50 % este ano e está se tornando inviável para os motoristas. Já os carros de aplicativo estão cancelando sucessivas viagens e deixam o usuário na mão, além de estarem cobrando quase os mesmos preços de um táxi. O transporte público tem atraído mais, devido à alta do combustível e a dificuldade para encontrar carros por aplicativo, mas muitas linhas continuam operando lotados de passageiros, além da redução na frota, sendo a maior causa de reclamações e insatisfação da população.

Colombiano encontra o assassino da filha após 26 anos em BH. Após 26 anos de buscas, um colombiano, de 79 anos, encontrou o assassino da filha justamente em Belo Horizonte. Em janeiro de 1994, a jovem de 18 anos saiu para uma festa com o namorado na Colômbia e não voltou mais. O pai encontrou a filha em um hospital, lugar onde ela morreu dias depois. O rapaz foi condenado há 27 anos por assassinato e estupro, mas nunca cumpriu a pena porque sumiu. A partir daí, o pai fez uma verdadeira caçada para capturá-lo. Em 2019, ele encontrou uma pista que o levava para a capital mineira. Descobriu que o assassino da filha vivia aqui e havia começado uma nova vida. Usando documentos falsos, se casou e teve filhos. Foi preso em 2020, mas, para ser condenado, precisa ser extraditado para a Colômbia. No primeiro julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), o acusado foi mantido no Brasil. A Justiça tem que expulsar esse cidadão e que ele cumpra a pena estabelecida. Parabéns pela luta do pai que nunca desistiu do seu objetivo.

Contrabando no Brasil prejudica os investimentos essenciais. O contrabando de mercadorias custa, anualmente, ao Brasil cerca de R$ 280 bilhões. Sem pagar impostos e atender às normas brasileiras, o produto contrabandeado prejudica o mercado formal, a criação de empregos e os investimentos em educação, cultura e segurança pública. Com a extensa fronteira terrestre brasileira, é exigida uma maior fiscalização. Por isso, as rodovias, trilhas, estradas no interior de fazendas e pequenos riachos são caminhos facilmente percorridos por criminosos. Para piorar, o contrabando também ganha espaço na internet. Com o aumento das vendas de mercadorias por sites de comércio eletrônico e plataformas digitais, desde o início da pandemia da COVID-19, os produtos irregulares ficaram mais atraentes para os consumidores. É urgente acabar com essa concorrência desleal e favorecer a economia formal brasileira.

LUXEMBURGO E O SEU “PROJETO” PARA O CRUZEIRO

Todos sabem que o técnico Vanderlei Luxemburgo sempre foi polêmico por falar coisas que incomodam muitas pessoas. Ele carrega consigo a história de que tem um “projeto” para o time que dirige. Com os passar dos anos, foi se desgastando com isso em função dos inúmeros fracassos, inclusive o mais recente no Cruzeiro, quando não conseguiu que o time voltasse à elite do futebol brasileiro. Luxemburgo pretende continuar no Cruzeiro em 2022, mas se implantar o mesmo projeto quando esteve no Vasco há pouco tempo, o resultado será um desastre. Outra questão é que o Cruzeiro não cairia para a Série C, como membros da diretoria falaram. Pelo contrário, se uma dívida tivesse sido paga em 2020, o clube não perderia os seis pontos no início do campeonato e poderia ter voltado para a Série A. Mas é preciso uma renovação geral no elenco e ter um time mais forte e competitivo, visando o retorno à primeira divisão.

BONECOS EM FORMA DE ANIMAIS NA TV É MUITO CHATO

Há vários anos que os programas de auditório da TV brasileira são verdadeiramente chatos, sem conteúdo, sem qualidade e que não acrescentam nada para o telespectador. E não salva nenhum no meio de semana e aos domingos. Para piorar, ainda tem aquela bobagem das emissoras usarem bonecos em forma de animais que falam ou fazem outras peripécias. Se esses programas saírem da grade televisiva não farão nenhuma falta porque apenas preenchem os horários e não trazem nenhuma novidade. A população brasileira está muito carente de entretenimento na televisão

TRAGÉDIA COM O TIME DA CHAPECOENSE COMPLETA 5 ANOS

No dia 29 de novembro de 2016, o Brasil acordou com a notícia de que o avião que transportava a delegação da Chapecoense havia caído em Medellín, na Colômbia. O time ia disputar a final da Copa Sul-Americana daquele ano contra o Atlético Nacional. O acidente causou a morte de 71 das 77 pessoas que estavam a bordo, entre jornalistas, jogadores, membros da comissão técnica, dirigentes, convidados e demais tripulantes. A investigação concluiu que faltou combustível para chegar ao destino final. Pelas normas internacionais, um voo deve ter combustível para chegar ao aeroporto de destino, mais o suficiente para um aeroporto alternativo, caso haja problemas. A aeronave levava menos 2 mil quilos de combustível do que deveria levar. A tragédia poderia ter sido evitada se não fosse a irresponsabilidade da tripulação que sabia do problema e nada fez. As famílias dos mortos esperam por Justiça. Os responsáveis têm que ser punidos com rigor.