Home > Destaques > Advogados escolhem presidente da OAB/MG neste sábado, 27/11

Advogados escolhem presidente da OAB/MG neste sábado, 27/11

Mais de 76 mil advogadas e advogados de todo o estado de Minas Gerais terão a oportunidade, neste sábado, 27 de novembro, de escolher a diretoria que conduzirá a entidade no próximo triênio. Os eleitos terão a responsabilidade de administrar uma instituição organizada, com recursos para serem investidos na advocacia. Quatro chapas concorrem aos cargos de dirigentes estaduais, dirigentes da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MG), no Conselho Estatual e Federal.

Boa parte dos recursos que poderão ser investidos em projetos para advocacia nos próximos anos, cerca de R$70 milhões, foram obtidos a partir da reorganização administrativa da CAA/MG na última gestão. Mesmo economizando o montante significativo, a CAA/MG concedeu R$28 milhões em benefícios aos profissionais que passam por dificuldade econômicas e problemas de saúde.

“A CAA/MG voltou a ser uma entidade assistencial, cumprindo a sua finalidade estatutária”, frisa Luis Claudio, candidato da Chapa 22 | “Vamos instituir a transparência total na entidade”, afirma Sergio Leonardo, Chapa 33

“A CAA/MG voltou a ser uma entidade assistencial, cumprindo a sua finalidade estatutária. Aumentamos os valores dos auxílios e dobramos o número de assistências concedidas aos advogados e advogadas que passam por momentos difíceis”, destaca Luís Cláudio Chaves, candidato à presidência pela Chapa Pela Ordem com Você, número 22, que tem como premissas conceder desconto de até 75% na anuidade para os jovens advogados com carência de seis meses para o primeiro pagamento, criar a Diretoria e a Escola de Prerrogativas, modernizar a entidade e investir no plano de recuperação econômica da Advocacia.

O diretor tesoureiro da OAB/ MG entre 2016 e 2019, Sérgio Leonardo, também concorre à presidência. Ele está ao lado de outros nomes conhecidos como Antônio Fabrício, ex-presidente da OAB e Sérgio Murilo Braga, ex-presidente da OAB e CAA, respectivamente.

Sérgio Leonardo, chapa 33, é ex-diretor de comunicação, ex- -diretor secretário-geral e ex-diretor tesoureiro da OAB, e promete reestruturar o sistema de defesa das prerrogativas. “Vamos, ainda, defender os honorários da advocacia dativa e toda a advocacia. Ademais, pretendemos implementar a transformação digital na OAB, instituir a transparência total na entidade, bem como garantir a autonomia financeira para subseções”.

“Temos uma grande preocupação com a equidade, para que todos tenham voz”, destaca Carla Silene, da Chapa 11 | “Pretendemos modernizar a OAB”, diz Lucas Bessoni, candidato da Chapa 44

Postulante ao cargo pela primeira vez, Carla Silene, Chapa 11, é advogada criminalista, professora de Direito e Processo Penal do IBMEC e doutora em Direito Penal. Ela promete, se eleita, administrar a Ordem com transparência. “Precisamos que todos os inscritos conheçam a instituição, especialmente no setor financeiro. Além disso, temos uma grande preocupação com a equidade, para que todos os advogados, em suas mais diversas pluralidades e voz, possam ser incluídos, ter espaço e voz. Por fim, pretendemos trazer a tecnologia em prol do advogado”.

Lucas Bessoni, Chapa 44, é o outro candidato à presidência da Ordem Mineira que concorre pela primeira vez. Ele esteve à frente da Associação da Jovem Advocacia e atualmente preside o Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais. O candidato resume suas propostas em quatro pilares. “O fim dos privilégios é o primeiro deles. Eles precisam acabar pois a nossa anuidade está muito cara. O segundo é a transparência. A OAB é um órgão que não presta contas para ninguém. O terceiro pilar é a independência da OAB para fins de prerrogativa. E, por fim, pretendemos modernizar a Ordem”, finaliza.

Pesquisa aponta Chapa 22 na frente
O Edição do Brasil encomendou pesquisa para medir a preferência dos advogados e advogadas nesta reta final de campanha. A análise aponta a chapa 22, Pela Ordem com Você, possui 34,1% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece encabeçada por Sérgio Leonardo, com 25,8%. Carla Silene, que concorre pela primeira vez, possui 14,9% de intenção de voto. Fecha a lista o candidato da chapa 44, Lucas Bessoni, com 4,3%. Vale destacar que o voto é obrigatório. A pesquisa foi realizada nos dias 22, 23 e 24 de novembro e ouviu 1085 advogados. Margem de erro aproximadamente 3%, intervalo de confiança 95,5%. A votação acontece das 8:00 às 17:00. O advogado pode consultar o local de votação no site www.oabmg.org.br