Home > Economia > Pesquisa mostra que pandemia mudou hábitos de brasileiros em lojas físicas

Pesquisa mostra que pandemia mudou hábitos de brasileiros em lojas físicas

Mais da metade dos brasileiros entrevistados ainda prefere fazer suas compras nas lojas físicas | Foto: Unsplash

Desde março de 2020, o brasileiro não é mais o mesmo. Encomendada para tentar entender o que tem feito as pessoas saírem de casa desde o início da pandemia, uma pesquisa da Waze, em parceria com a consultoria Box1824, mostrou que elas têm aproveitado o momento “on-the-go” (no caminho, em português) para consumir e para matar a saudade reprimida de aglomerar. Entretanto, de acordo com o estudo, os empreendedores ainda não conseguiram compreender como aproveitar essa janela de tempo que o consumidor está na rua para vender mais.

Na pesquisa, chamada de “O valor do momento on-the-go”, 67% das pessoas dizem ter diminuído suas saídas. Porém, mais da metade dos brasileiros entrevistados ainda prefere fazer suas compras nas lojas físicas, mesmo que de forma diferente.

De acordo com a pesquisa, as saídas de casa podem ser resumidas em três tipos: obrigatória, afetiva e essencial. A obrigação é o trabalho presencial. A afetiva está menos atrelada ao consumo e diz respeito à visita a família e amigos próximos. Já a essencial são as compras corriqueiras que não foram adaptadas para o on-line. E é nessa modalidade que aparece o impulso para compras extras, quando a pessoa aproveita que está fisicamente nos estabelecimentos.

A analista do Sebrae Minas e especialista em marketing, Fernanda Fontes explica como se caracteriza o consumo on-the-go. “É aquele que acontece quando alguém está se deslocando de um local a outro. Tem como característica a compra de produtos para serem consumidos durante o percurso ou no lugar de destino”.

Para a especialista, tal comportamento exige que as marcas estejam atentas para o estilo de vida dos clientes. “É importante também que as empresas desenvolvam estratégias para serem identificadas durante o trajeto. Quanto mais visibilidade e funcionalidade forem oferecidas, maiores serão as chances de uma visita à loja”, afirma.

Isso porque, apesar das compras on-line não satisfazerem a necessidade emocional do consumo presencial, a escolha do estabelecimento acontece pela internet. Levantamento do Think with Google mostra que pesquisas referentes a supermercados cresceram 107%, lojas de carro (113%), locais de decoração (115%) e farmácias (115%).

“As marcas que almejam ser lembradas pelos consumidores precisam entender que a influência na decisão de compra em espaços físicos acontece, cada vez mais, a partir de estímulos virtuais. Por isso, é importante mapear jornadas e canais de comunicação para criar relacionamento com os clientes. Quando estratégias bem delineadas são feitas nesse sentido, as lojas estarão nas rotas de saídas essenciais”, destaca Fernanda.

Saudade de aglomerar

A pesquisa ainda traz um dado importante para os empreendedores: a maior saudade dos brasileiros é voltar a aglomerar, principalmente, em grandes eventos coletivos.

Segundo Fernanda, o consumidor vai voltar para as ruas, porém, com hábitos diferentes e o empresário precisa estar preparado para essa volta. “A experiência emocional de consumo e contato em ambientes físicos não foi suprida por nenhuma estratégia virtual, e há uma demanda reprimida ávida para se aglomerar nas ruas. Todo ambiente físico que proporcionar segurança sanitária, entretenimento e encantamento será objeto de desejo no pós pandemia. Seja na prestação de serviços ou na venda de produtos, as empresas que possuem espaço físico devem começar a planejar estratégias para oferecer atendimentos acolhedores, seguros e surpreendentes”, finaliza.