Home > Geral > Feijoada do Maranhão chega a sua 30ª edição

Feijoada do Maranhão chega a sua 30ª edição

“De repente 30!”. A Feijoada do Maranhão completa três décadas de tradição este ano. A comemoração será em grande estilo, a começar pelo local escolhido, o Dimensão Hall, espaço que fica dentro do estádio do Mineirão. A festa acontece no dia 30 de outubro, às 13h, e marca o retorno presencial da celebração. Algumas atrações musicais já estão confirmadas como a banda Samba Faixa Nobre-B e a dupla sertaneja Alan e Alex. O evento irá contar com presenças ilustres como a do carnavalesco global Milton Cunha e a do ator Déo Garcez.

A ideia de fazer uma feijoada surgiu da forma mais improvável possível, quando o fotógrafo Valdez Maranhão teve sua câmera fotográfica roubada. Após isso, motivado e auxiliado por seus amigos, decidiu fazer o prato típico para arrecadar dinheiro e adquirir um novo equipamento. “O primeiro evento foi para 150 pessoas e aconteceu no Othon Palace Hotel. O próprio estabelecimento me deu a feijoada. Um amigo me presenteou com as camisas, outros conseguiram os músicos e outros arrumaram o som. Fizemos a festa, comprei a máquina e achei que fosse o fim, mas era apenas o começo. No ano seguinte, várias pessoas me pediram para repetir a dose”.

E, dessa forma, Maranhão fez de sua feijoada um sucesso internacional. “São 30 edições aqui em Belo Horizonte, mas já levei o evento para o Maranhão e, também, Portugal. Este ano recebi com alegria a informação de poder realizar a feijoada presencialmente, uma vez que no ano passado, por causa da pandemia, ela foi on-line. A celebração só é um sucesso até hoje por causa das amizades que construí ao longo desse tempo. Meu objetivo não é nem lucrar, mas fazer uma festa para os amigos. Todos que vão são conhecidos e isso é muito bacana”.

Uma dessas amizades é a do apresentador, deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Mauro Tramonte (Republicanos). Ele conta que já acompanhou a festa em diversas edições e acredita que, este ano, o evento será grandioso. “O Mineirão ser escolhido torna tudo mais especial. Em minha opinião, o êxito de todo esse tempo será coroado. Sinto que será algo, inclusive, com destaque nacional”.

Para ele, o sucesso vem, principalmente, por perdurar tantos anos. “As pessoas começam a gostar e a levar aquilo como uma tradição. Entra para o calendário de todo mundo. Todas as vezes que fui, encontrei comida boa, música de qualidade e um momento que alegra a todos. Nem com a pandemia as pessoas deixaram de acompanhar, já que, em 2020, houve uma live”.

O empresário Fabiano Cazeca também é um dos participantes assíduos do evento. Ele aponta a feijoada como um case de sucesso. “A começar pela qualidade da comida que, a cada ano, parece se superar. Os locais escolhidos para sediar a festa também são maravilhosos e diversificados, além disso, as atrações artísticas sempre encantam a todos. Tudo isso sustenta essa comemoração há três décadas. Em tempos de pandemia, a escolha do Mineirão foi ideal, pois é amplo e adequado. Não vejo a hora de outubro chegar”.

Protocolos

Para garantir a segurança de todos, os protocolos de segurança ditados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) serão seguidos à risca. Com o avanço da vacinação, eles têm mudado de tempos em tempos. “Nesse mês saíram novas portarias de liberação para eventos sociais, de entretenimento e corporativo. Estamos nos adaptando. Como a feijoada é em outubro, seguimos organizando tudo de acordo com os critérios vigentes”, salienta a gestora do Dimensão Hall, Vanessa Villafort.

Ela explica como seriam os protocolos, caso a 30ª edição da feijoada ocorresse por agora. “A portaria mais atual fala que os eventos só poderão ser acessados por pessoas que tenham tomado as duas doses da vacina ou que estejam com o exame de PCR feito até 72 horas antes da celebração. Mas o fato é que vamos acompanhar até outubro para garantir a segurança de todos os presentes”.