Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Anastasia sem rumo
Quando o assunto é o senador Antonio Anastasia (PSD), todas as especulações são válidas. O seu nome é mencionado para ocupar vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) e também como desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). No entanto, quem conversa com ele percebe um olhar de tristeza de quem se distanciou do seu grupo político e foi derrotado ao governo de Minas no último pleito. Agora, caso ocupe um desses cargos no Judiciário, seu caminho pode ser o de abandonar a vida pública, já que não se houve ninguém falar que votaria nele para ser reeleito ao Senado. Coisas da política mineira.

Política em Vespasiano
Consta nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que o ex-prefeito de Vespasiano Carlos Murta (MDB), depois de ser derrotado no último pleito, pensa em fazer política lá no Vale do Jequitinhonha, sua região de origem. Murta é ex-gerente da Caixa Econômica Estadual, foi deputado estadual e prefeito por algumas vezes, mas, agora, sofreu uma rejeição eleitoral comandada pela atual prefeita Ilce Rocha (PSDB), sua ex-afilhada política.

Política em Brumadinho
Considerado um político insosso, o prefeito de Brumadinho, Nenen da Asa (PV), é muito ironizado em alguns pontos da cidade. Querem um exemplo? Dizem por lá que o pessoal da Vale manda mais no município do que o chefe do Executivo. Cruz credo, gente!

Secretária na política
Na porta do famoso Café Nice, Centro de Belo Horizonte, sempre se escuta comentários envolvendo nomes políticos. Desta vez, a indagação foi: “Quem deu a ideia de que a atual secretária de Planejamento do Estado, Luísa Barreto (PSDB), teria chance de ser candidata a vice-governadora na chapa de Zema?”. Pergunta sem reposta, naturalmente.

Ex-ministro na berlinda
Aliado ao presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL), depois de ter sido demitido do Ministério do Turismo, também está proibido de frequentar o Palácio do Planalto. Nossa!

Deputados sem prestígio
Ao longo dos últimos meses, o governador Romeu Zema (Novo) tem feito viagens ao interior do estado, contudo, nas poucas vezes em que foi acompanhado por deputados estaduais, a divulgação dos nomes da comitiva não foram citados pela imprensa. E essa exclusão ocorre, inclusive, por parte do próprio noticiário distribuído pela comunicação do Palácio Tiradentes. Eu, hein?!

Culpa da imprensa?
Durante debate na TV Cultura, semana passada, o jornalista e apresentador Marcelo Tas opinou: “Está havendo problemas sérios na vacinação contra a COVID-19. Agora, diante das dificuldades que se avolumaram, o governo quer jogar a culpa para cima da imprensa. Isso chega a ser ridículo”, disparou.

Números macabros
Segundo a previsão do ex-diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), médico Gonzalo Vecina, até o fim do ano, o Brasil pode chegar a cerca de 800 mil mortos em consequência do coronavírus. Santo Deus!

Troféu para o ministro
Na opinião dos comentaristas econômicos, a privatização da Eletrobras foi a única realização positiva do Palácio do Planalto nessa agenda da venda de ativos do governo. E, neste caso, tudo aconteceu por obra e graça do empenho do ministro da Economia, Paulo Guedes. “Ele mereceu um troféu”, dizem lá em São Paulo.

Voto impresso
Um levantamento realizado pela imprensa em Brasília constata que a obsessão do presidente Jair Bolsonaro pelo voto impresso é antiga. Há 26 anos, ele já havia apresentado um projeto no plenário da Câmara Federal tratando do assunto.

Valadares deixa o PSDB
Não é mais novidade para ninguém: o deputado tucano Gustavo Valadares, líder do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), continuará no comando da liderança ao menos por enquanto. Porém, ele já teria definido sobre a sua saída do PSDB. O motivo? Sua reeleição no âmbito do partido pode correr risco. “A legenda é forte e parlamentar com menos de 60 mil votos, pode não obter sucesso”, dizem os especialistas.

Aécio no Senado?
Brasília, capital política do Brasil, é também o epicentro da fofoca de bastidores. A nova por lá é de que o deputado Aécio Neves, incentivado pelo presidente Bolsonaro, está pensando piamente em ser candidato a senador outra vez. Coitado dele, gente?!

Demissão anunciada
Já há conversas na antessala do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), sobre uma possível falta de sustentação política para garantir a continuidade do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele começou a ser fritado por alguns assessores palacianos. “Resta saber quanto tempo Queiroga suportaria o calor dessa frigideira”, comentam os jornalistas da crônica política.

Críticas aos senadores
Do alto de sua experiência, o ex-deputado federal e empresário paulistano Emerson Kapaz disse que: “Os senadores, membros da CPI da COVID-19, deveriam se concentrar nos objetivos das oitivas, evitando esse verdadeiro festival de horrores, onde o que vale é o espetáculo”. Eita!

Mais uma tentativa
Já tem representante de partido político conversando com o ex-atacante do Galo, Reinaldo. Estão incentivando-o a tentar, mais uma vez, uma candidatura a deputado estadual. A verdade é que, ano a ano, o prestígio do ex-goleador do Galo vem declinando, vertiginosamente, junto à massa atleticana. Coisa da vida, gente!