Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto: Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, tem se revelado um grande nome da política nacional

CANAL ABERTO

Censo Demográfico é importante. Quase certeza que você já ouviu falar do Censo Demográfico. Talvez já até tenha recebido os recenseadores responsáveis pela pesquisa em sua casa. Com o agravamento da pandemia, o Censo 2020 foi adiado para 2021 e, agora, corre o risco de ser adiado novamente por falta de recursos, segundo o governo. A indefinição é um agravante para os inúmeros problemas do país. A pesquisa é realizada desde 1872 e, a partir de 1940, passou a ser organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sem interrupção. Portanto, a realização do Censo é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do nosso país. A prorrogação prejudica ainda mais as decisões políticas, ainda mais neste período conturbado.

CPI da COVID pode complicar a situação de Bolsonaro. No final de abril, a CPI da COVID foi instalada no Senado para investigar a forma como o governo federal lida com a crise sanitária e como foram gastos recursos da União repassados a estados e municípios. A comissão está irritando o presidente Jair Bolsonaro, cada vez mais pressionado e sem rumo, já que o seu governo não tem plano para sair da crise e não tem medidas de combate à pandemia, geração de empregos e nem auxílio emergencial. Agora os senadores de oposição da CPI pretendem atacá-lo em dois pontos: o papel do “gabinete do ódio” na difusão de notícias falsas e a falta de uma campanha clara de conscientização sobre os riscos do coronavírus. O depoimento mais esperado é do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na próxima semana. Ele terá de responder sobre atraso na vacinação, promoção da cloroquina e crise em Manaus. Poderá complicar ainda mais a situação de Bolsonaro, tanto que o governo está preparando um habeas corpus preventivo para Pazuello. Isso é um atestado de culpa. Quem não deve não teme.

Obras na Avenida Tereza Cristina. O governador Romeu Zema (Novo) assinou um acordo de Cooperação Técnica com as prefeituras da capital e de Contagem para a execução de obras de contenção de cheias nos córregos Ferrugem e Riacho das Pedras. Isso é uma boa notícia porque é só o tempo fechar e indicar a chegada de chuva que o medo toma conta dos moradores e comerciantes na Avenida Tereza Cristina. Todos os anos, a população assiste a um cenário de destruição após os temporais, inclusive com mortes, como já houve em anos anteriores. No entanto, a ação, que tem como objetivo minimizar os impactos das enchentes, ainda não tem data para sair do papel, uma vez que depende da aprovação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Para quem já sofreu muito, a assinatura do acordo traz muita esperança.

DIA DO TURISMO

No Dia Nacional do Turismo, celebrado no dia 08 de maio, não poderíamos deixar de homenagear os milhares de trabalhadores do setor que se dedicam diariamente a realizar o sonho dos viajantes. Um passeio envolve guias de turismo, garçons, recepcionistas de hotéis e pousadas, agentes de viagens, motoristas de transportes coletivos e muitos outros. Afinal, são pessoas que estão na linha de frente e que fazem toda a cadeia produtiva se movimentar. O turismo, provavelmente, é um dos ramos que mais sofre durante as crises, mas, ao mesmo tempo, é um dos que tem maior poder de recuperação. Ele representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, gera bilhões de reais e emprega cerca de 7 milhões de trabalhadores no país. Para celebrar a data, o Ministério do Turismo lançou a Campanha “Todo Brasil é Turismo” com foco na valorização do segmento ao conscientizar a população sobre seu impacto na economia. Estamos vivendo um momento delicado para o turismo, mas já vemos a luz no fim do túnel e o setor sairá reforçado.

PREÇO DA GASOLINA PREOCUPA A POPULAÇÃO

Está cada vez mais caro abastecer os veículos nos postos de combustível em todo o Brasil. Os constantes aumentos anunciados pela Petrobras preocupam muito os consumidores e afetam os setores da economia. O problema é que a tributação federal e estadual encarecem muito os combustíveis, prejudicando a vida das pessoas ao comprometer a sua locomoção e nos preços do frete que, por sua vez, incide no custo dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Os mais afetados são aqueles que mesmo não tendo carro, sofrem com o aumento do preço do transporte público e da cesta básica. Tramita na Câmara dos Deputados, um projeto de lei para limitar a cobrança do ICMS sobre os principais combustíveis. O objetivo é deixar o valor da gasolina, etanol e diesel mais justo. Em se tratando de favorecer a população, resta saber quando isso será aprovado pela classe política.

FALSIFICAÇÃO DE TESTES DE COVID NO FUTEBOL

A pandemia, que se iniciou em 2020, prejudicou todos os setores da economia no Brasil e no esporte não é diferente. Houve períodos turbulentos no futebol, com a paralisação de campeonatos, depois o retorno, inclusive jogos de campeonatos estaduais sendo organizados em outros estados. Não bastasse tudo isso, surge agora a notícia de que testes da COVID-19 estão sendo falsificados nos times do Brasil. Os casos mais recentes aconteceram no Rio de Janeiro e no Paraná. A Polícia Civil já está investigando e alguns dirigentes já foram suspensos. Mais que do que uma quebra de protocolo, é um crime contra a saúde pública. Ao fraudar exames, esses irresponsáveis colocam em risco à vida de várias pessoas, não só dos envolvidos numa partida de futebol. Vale lembrar que inúmeros atletas foram contaminados e prejudicaram as suas equipes nas competições. Imaginem quantos outros casos podem estar acontecendo pelo país afora.

[box title=”O conteúdo desta coluna é de responsabilidade exclusiva do seu autor” bg_color=”#f6f6f6″ align=”center”][/box]