Home > Acir Antão > Acir Antão

Acir Antão

Na foto: O presidente da Rede Itatiaia de Rádio, Emanuel Carneiro, é o aniversariante da semana

NOME DE RODRIGO PACHECO EM ALTA – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), começa a ser lembrado para ser candidato à presidência da República, pois o Brasil precisa de um político com o seu perfil: sério, sereno, firme em suas decisões e comprometido com o povo. Mesmo que nunca tenha se manifestado a respeito, os partidos iniciam uma movimentação, porque haverá necessidade de ter um nome e uma estampa como a de Pacheco para ser o diferencial entre Lula e Bolsonaro. O grande entrave para este acordo é o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que embora esteja sempre aberto ao diálogo, não abre mão de sua candidatura, mesmo que seja para uma nova derrota.

A CRISE E A DEPENDÊNCIA – Logo que se instalou a crise sanitária no Brasil, ficou visível nossa dependência da China, já que todos os insumos e instrumentos da medicina de combate à COVID-19 são de lá. E o pior, nossa relação com chineses teve algumas agressões verbais de ministros e até mesmo do presidente, o que dificultou e muito nas aquisições de máscara e respiradores. Fico me lembrando de que, no passado, tivemos figuras como Nansen Araújo, médico cirurgião que acabou com a nossa dependência de importação de instrumentos cirúrgicos com a criação da Nansen Instrumentos de Precisão, instalada em Contagem. Fica aí esse bom exemplo, afinal, é disso que estamos precisando.

Do triângulo – Assumindo a vaga de Luiz Humberto Carneiro (PSDB) na Assembleia Legislativa – que faleceu por complicações da COVID-19 – Arnaldo Silva (DEM) se coloca como forte representante da região do Triângulo Mineiro no Legislativo estadual, sendo apontado pelos bastidores políticos locais como nome a ser considerado para voos maiores em 2022, compondo chapas majoritárias. Jurista articulado, ele, que já exerceu o mandato de deputado estadual entre 2015 e 2019, tem bom trânsito nos grupos de Kalil e de Zema.

ACORDA KALIL – É lamentável que uma cidade do porte de Belo Horizonte não consiga buscar dinheiro no governo federal para suas obras mais urgentes. O prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil (PSD), teve um pedido de empréstimo negado pela Câmara Municipal, que não concordou com o índice de endividamento do município. Triste saber que o prefeito, reeleito com uma avalanche de votos no primeiro turno, não tenha capacidade de negociar verbas com os vários ministérios do governo federal para obras, por exemplo, contra as enchentes. Num passado recente, Hélio Garcia, Maurício Campos, Tancredo Neves, Newton Cardoso e Francelino Pereira souberam buscar recursos e fazer as intervenções necessárias dos seus tempos.

DA COCHEIRA

O empresário Rubens Menin, que doou um terreno para o Atlético Mineiro e está construindo com seu dinheiro um belo estádio para o clube, por pura paixão, disse que embora esteja empregando recursos em jogadores, espera receber a verba de volta, mas, se não der, também não vai reclamar.

A flexibilização anunciada por Kalil em BH vai trazer problemas logo, logo. É que o comércio poderia ter horário diferente, abrindo as portas mais tarde para tirar o sufoco de ônibus cheios todas as manhãs e tardes, descongestionando o transporte coletivo, o que evitaria as contaminações.

A empresa administradora da rodovia 381 entre Contagem e Juiz de Fora, que cobra o pedágio mais barato do Brasil, poderia ter uma tarifa maior que os atuais R$ 2,30. Como ela vem fazendo um bom trabalho, o governo poderia concedê-la o resto da 381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, majorando o atual pedágio para R$ 5, repassando a ela os recursos necessários para conclusão do resto das obras.

Boa notícia. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Centro de Tecnologia em Vacinas, está anunciando um ensaio clínico em 40 mil voluntários para testar seu imunizante contra a COVID-19. A vacina totalmente nacional deverá estar pronta em 2022.

ANIVERSARIANTES

Domingo, dia 25 de abril
Jornalista Roberto Mendonça
Sandra Fonseca
Jair Carneiro

Segunda-feira, 26
Dom Walmor Oliveira de Azevedo – arcebispo de BH
Alci Lucas Gomes
Mirna Deslandes Aguiar

Terça-feira, 27
Emanuel Soares Carneiro – diretor-presidente da Rádio Itatiaia
Ex-deputado Paulo Ferraz
Carlos Lindenberg
Tia Dulce Maria
Jornalista Márcia Barroso
Empresário Newton Lubeck

Quarta-feira, 28
César Massi – ex-presidente do Cruzeiro
Empresário Lúcio Bemquerer
Radialista Paulo Sérgio
Delegada Elaine Matozinhos

Quinta-feira, 29
Senhora Zilda Couto
Mauri Torres – conselheiro do Tribunal de Contas MG

Sexta-feira, 30
Maria Júlia Antão Lara
Jornalista Antônio Telles
Senhora Regina Abreu

Sábado, 1º de maio
Jornalista e advogada Patrícia Diou
Arí de Castro

A todos, os nossos parabéns!

[box title=”O conteúdo desta coluna é de responsabilidade exclusiva do seu autor” bg_color=”#f6f6f6″ align=”center”][/box]