Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Carlos Viana, candidato?
O senador Carlos Viana andou conversando com alguns deputados estaduais sobre a possibilidade de se tornar candidato a governador no próximo ano. Esse foi o motivo pelo qual ele foi aconselhado a deixar a presidência do PSD mineiro. Cena única: A justificativa alegada por Viana, que se afastava do comando do partido para se dedicar mais ao parlamento, não convenceu nem os mais ingênuos dos políticos.

Político em ascensão
Enquanto o senador Carlos Viana (PSD) foi convidado a refletir sobre seu futuro político, outro mineiro, o suplente de senador, Alexandre Silveira, agora presidente do PSD, está com a estrada aberta para crescer politicamente, afinal, ele tem boas ligações em Minas e Brasília, especialmente junto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM).

Silveira x Kalil
Indagado sobre o fato do PSD ser comandado por Alexandre Silveira, atualmente um político sem mandato, o prefeito Alexandre Kalil teria dito a amigos que não enxerga nenhum problema, pois se trata de um nome experiente e que, ao final, o projeto político há de convergir.

Futuro de Patrus
O grupo político ligado ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) tem sondado o deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), em relação ao seu projeto político para 2022. Enquanto se aguarda o resultado dessa incursão, uma coisa tem ficado clara: Agostinho está próximo ao projeto de Kalil e deverá ficar contra a possível candidatura à reeleição do governador Romeu Zema (Novo). A conferir…

Pimentel e o PT
A recente estada do petista Fernando Haddad em Belo Horizonte foi uma ação do próprio partido, mas teve uma orientação do ex-governador Fernando Pimentel. Ele acredita que está na hora do partido começar a ter mais ações proativas, visando reconquistar os espaços junto às lideranças de diversos movimentos, inclusive ao que diz respeito aos menos favorecidos. Na prática, Haddad será candidato a presidente e sua primeira visita foi a Minas.

Por mais 4 anos?
Deputado federal há mais de 30 anos, Mauro Lopes (MDB) disse ao presidente do partido, deputado Newton Cardoso Júnior, que pretende disputar mais um mandato de 4 anos. Será?

Desindustrialização à vista
Enquanto o parque industrial de Betim cresce dia a dia, em Contagem acontece justamente o contrário: o município tem perdido, cada vez mais, o prestígio como cidade industrial. Com a palavra, a prefeita Marília Campos (PT).

Caminhoneiros chantagistas?
“Tudo que for feito para atender aos caminhoneiros ainda será pouco. Volta e meia, eles fazem novas ameaças, realizam paralisações e travam as rodovias brasileiras. Tomaram gosto pela coisa e se transformaram numa casta que, cada vez mais, vai chantagear o governo federal. Mesmo com as recentes medidas para minimizar os impostos, não conseguirá atender plenamente à demanda da classe”. Essa é a opinião do economista Ricardo Sennes.

Abandonados pelo governo
Especialistas brasileiros em economia garantem que, nessa segunda onda da COVID-19, os pequenos e médios empresários foram abandonados pelas políticas do governo federal. Ou seja, tem muita gente vivendo uma amarga ressaca por conta dessa realidade em todo o país. Cruz credo, gente!?

Deputados corporativos
“A recente prisão do deputado Daniel Silveira (PSL) vai dia a dia oferecendo mais munição para que seus colegas de parlamento fiquem amedrontados, transformando a Câmara Federal numa verdadeira trincheira corporativa”. Essa é a avaliação do jornalista de Brasília, Merval Pereira.

Política em BH
Nos bastidores da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, os comentários dão conta que, desta vez, o parlamentar Léo Burguês (PSL) será candidato a deputado estadual no próximo ano. Atualmente, ele é líder do prefeito e já está em seu 4º mandato.

Mais desenvolto
Políticos, especialmente os parlamentares estaduais com militância no Norte de Minas, tem notado uma mudança de comportamento do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania). Segundo os comentários, neste renovado mandato, ele estaria bem mais desenvolto e menos ácido. Eu, hein!?

Isolamento forçado
“Aqui, em São Paulo, por ocasião das arruaças do Primeiro Comando da Capital (PCC), a cidade ficou paralisada por dias a fio. Naturalmente, foi um isolamento forçado pelo medo. Agora, a população deveria se recolher para salvar suas próprias vidas, tendo em vista a COVID-19, já que esse é o melhor remédio para combater a pandemia”. Opinião do reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

Privatização dos Correios
Quando se aproximou do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), o prestigiado jornalista José Maria Trindade ouviu a seguinte frase: “essa privatização dos Correios ainda não está plenamente decidida”.

Congresso conservador
Na opinião do ex-ministro e advogado João Santana, “o Congresso Nacional do nosso país é extremamente conservador e com um viés social”. Alguém entendeu essa frase, gente?

Guedes x Quartel
Irônico, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disse que o problema não é a queda do ministro da Economia, Paulo Guedes, algo cada vez mais real. “O drama vai ser o presidente Bolsonaro indicar para o seu lugar um coronel da ativa, representante das Forças Armadas Brasileiras. Afinal, o Ministério da Economia não é um quartel”, esbravejou.

Militares em alta
Dia a dia, os militares vão ocupando espaço no governo federal. Agora, já tem até coronéis reformados da Polícia Militar assumindo superintendências regionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), um órgão extremamente técnico.