Home > Editorial > Uma nova Granbel

Uma nova Granbel

Há muito tempo que as autoridades bradam por uma atuação conjunta no sentido de que as ações públicas da região metropolitana de Belo Horizonte tenham um olhar mais extenso de planejamento, especialmente nos itens relacionados à saúde, educação, saneamento e transporte. Mas, por enquanto, pouco tem sido feito de concreto e a população tem ficado à mercê do atendimento precário, embora nos 34 municípios dessa paragem aglomerem aproximadamente 5 milhões de pessoas. As demandas para atender aos usuários com o mínimo de dignidade são descomunais, e isso acontece, de certa forma, por conta de antigos prefeitos que até então trilharam pelo caminho individual, agindo de maneira isolada, em alguns casos à procura do seu próprio brilho, deixando de levar em consideração a possibilidade de trabalharem em conjunto, cujos resultados práticos poderiam ser bem melhores.

Mas neste limiar de 2021, eis que um novo horizonte para os moradores da Grande BH pode estar a abrolhar. Afinal de contas, está eleita a nova diretoria da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). A presidente é a prefeita reeleita de Vespasiano, Ilce Rocha (PSDB). Conhecedora da entidade, onde já exerceu o cargo de vice-presidente, ela aposta em uma atuação proativa, mais coletiva entre as cidades no enfrentamento das inúmeras demandas, inclusive no caso urgente dos dias atuais, qual seja o desafio do combate à pandemia de COVID-19.

A possibilidade de sucesso na empreitada da nova presidente é um fato concreto. Ilce foi escolhida por aclamação em chapa única, cuja vice-presidente é a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), mas, no dia do ato que culminou com a eleição, registrou-se a presença de grande parte dos prefeitos associados, inclusive a do chefe do Executivo da capital, Alexandre Kalil (PSD), que promete, com o prestígio do maior município da região, todo apoio e ser um companheiro mais solidário, ajudando a definir metas para o bem comum das urbes circunvizinhas à Belo Horizonte.

Resta conclamar os bons feitos na nova direção no sentido de fazer alianças proativas junto a entidades afins e órgãos governamentais para que as ações e o planejamento estratégico da macrorregião não fiquem apenas no discurso de posse como tem acontecido ultimamente. Ao longo das décadas, a Granbel tem sido um ente catalisador da síntese política, mediante realização de eventos e preposições, apresentando um trabalho sério em defesa do bem comum da comunidade. Agora, com esses novos ares, há de retomar seu prestígio junto aos demais escalões do poder em Minas, como foi no passado, fazendo com que sua voz seja ouvida de maneira respeitosa, pois os seus líderes estarão falando em nome de milhões de munícipes, todos ávidos para construírem uma vida mais digna, mediante atos significativos do poder público constituído. A Granbel, diante desta sua nova direção, pode voltar a percorrer o caminho de sucesso que sempre a norteou.