Home > Geral > Pesquisa revela as tendências para o turismo em 2021

Pesquisa revela as tendências para o turismo em 2021

Uma pesquisa realizada com mais de 20 mil pessoas pela Booking. com, site especializado na reserva de hospedagem, revela as tendências para o turismo em 2021. E os dados mostram, principalmente, que os brasileiros querem viagens mais curtas, gastronômicas e sem muito luxo. 64% deles afirmam que gostariam de viajar mais no futuro para compensar o tempo perdido em 2020.

A análise sinaliza que, em 2019, antes da pandemia, 25% das pessoas topariam viajar desacompanhadas. No entanto, um ano depois, esse índice cresceu: agora, 39% planejam viajar sozinho no futuro. O Brasil ocupa o 4° no ranking global dessa preferência, ficando atrás da Índia (54%), Coreia do Sul (42%) e Tailândia (40%).

A agente de viagens Jussara Kauffmann afirma que essa escolha cresce, sobretudo, quando diz respeito às mulheres. “Muitas querem investir em si próprias, principalmente quando passam por situações como viuvez e separação e vários destinos já perceberam isso”.

Os números expõem ainda que 70% das pessoas pretendem fazer uma viagem de luxo, como se hospedar em um hotel 5 estrelas. Enquanto que a maioria (55%) pretende um passeio relaxante para fugir de tudo e descansar. Jussara atribui esse índice ao atual momento. “O home office pode ser desgastante, pois junta as tarefas do lar com as do trabalho. Várias famílias estão com os filhos em casa e tudo isso faz com que queiram viajar para não ter que pensar em nada”.

Por consequência da pandemia, em 2020, a maioria dos viajantes teve que passar muito tempo longe da família e amigos. A saudade cresceu, por isso, para 66% dos brasileiros, o plano é viajar para reencontrar os entes queridos. Durante o período de isolamento, 46% deles revelaram que falar com amigos e família sobre o assunto se tornou um dos principais incentivos.

O estudo mostra que as pessoas estão mais inclinadas em fazer viagens gastronômicas: 38% disseram que querem saborear mais a culinária local durante o passeio, enquanto 45% desejam comer fora com mais frequência.

Jussara explica que essa é uma experiência que veio pra ficar. “Sejam gastronômicas, de aventura, interação com a cultura local etc. Ninguém quer mais ser só espectador. Muitos almejam levar mais lembranças além de uma foto”.

Por fim, outra modalidade de viagem que ganha destaque são as de destinos rápidos e baratos. Três em cada quatro (73%) brasileiros devem optar por deslocamentos mais curtos em 2021 por conta da incerteza da pandemia.

É o que a contadora Lara de Carvalho pretende fazer junto com seu marido. Ela conta que os dois buscam fazer ao menos uma viagem por ano, conciliando as férias do trabalho. “É sempre algo mais planejado, porém, a COVID-19 mudou essa nossa visão. Como ficamos 2020 sem poder curtir nada, decidimos que, assim que possível, iremos fazer viagens menores e mais rápidas. A ideia é aproveitar finais de semana e feriados prolongados. Até mesmo dentro de Minas Gerais. Há tanto lugar lindo por aí para ser explorado”, conclui.