Home > Destaques > Primeiros nomes pela disputa ao Senado começam a surgir

Primeiros nomes pela disputa ao Senado começam a surgir

2021 vai começar nos meandros mineiros discutindo assuntos políticos. Não é novidade que o prefeito Alexandre Kalil (PSD) colocou seu time em campo, visando ser candidato ao governo do Estado. Aliás, isso tem incomodado bastante o grupo do atual governador Romeu Zema (Novo), que a rigor, terá de fazer mais política, a partir do próximo ano, se quiser continuar no poder.

No momento, a discussão gira em torno de possíveis nomes, inicialmente, escalados para uma lista com chances de entrar na disputa de 2020 e que tem como foco à eleição para o Senado. Não obstante, a única vaga será a deixada pelo senador Antonio Anastasia (PSD), preste a completar 8 anos de mandato. Consta nos bastidores que ele teria apoio de Kalil para pleitear a reeleição. Ainda no que diz respeito ao PSD, corre por fora, o nome do deputado federal Diego Andrade, atualmente líder da bancada mineira na Câmara Federal.

Pode ser incluído, ainda nesse elenco principal, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV). Ele está muito próximo do atual prefeito de BH e seu nome, inclusive, tem sido mencionado como provável candidato a vice-governador.

No entanto, a novidade quando se trata desse assunto fica por conta do nome do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda (MDB). Ele tem recebido apoio de diferentes grupos e caravanas de prefeitos. Ao longo do seu mandato à frente da AMM, Julvan se notabilizou pela atuação constante em defesa do interesse dos municípios. Ele é avaliado pela imprensa como um homem público que, em 2020, conseguiu um preponderante espaço na mídia. Além disso, Julvan tem bom trânsito no âmbito dos dois maiores grupos do momento: Zema e Kalil.

Ainda no que se refere ao pré-debate, é mencionado o nome do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP). Além de membro do partido, ele foi reeleito com mais de 70% dos votos para mais um mandado no segundo colégio eleitoral do estado. Ou seja, ele pode ser mais uma alternativa dentro dessa composição que começa a ser desenhada de maneira mais discreta. Odelmo teria, caso fosse convencido a disputar, a simpatia dos denominados partidos de centro, em cujo escopo incluem DEM, PTB, entre muitos outros.

Relativamente ao ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, que era uma possibilidade, seu nome parece estar descartado. Ele tem confessado aos amigos a sua falta de aptidão para voltar a concorrer em algum pleito eleitoral, porém, essa pode ser uma posição de momento. Daqui a um ano, todo o cenário pode mudar.