Home > Destaques > Além de Alexandre Kalil, outros prefeitos podem disputar o governo de Minas

Além de Alexandre Kalil, outros prefeitos podem disputar o governo de Minas

Nem mesmo o comedido governador mineiro Romeu Zema (Novo) vai ser capaz de evitar que a sua própria sucessão fique em banho-maria por muito tempo. A situação piorou depois que o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), em um rompante de marketing considerado perfeito, foi ao Programa Roda Viva, da TV Cultura. Sabatinado por meia dúzia de jornalistas, Kalil saiu-se muito bem e, como previsto, sinalizou a intenção de buscar voos mais altos daqui a 2 anos, de preferência a cadeira de chefe do Executivo de Minas Gerais.

Politicamente, Kalil tem agido de acordo com os códigos dos experientes homens públicos de Minas Gerais. Um de seus primeiros atos foi ter assumido a presidência estadual de seu partido na presença do titular nacional da sigla, Gilberto Kassab. Tempos depois, transferiu o posto para o senador Carlos Viana dizendo que “para ele, ser presidente não tinha a menor importância”.

Na prefeitura, a maestria de Kalil foi administrar a cidade com dinheiro em caixa, cumprindo todos os compromissos assumidos. Agora, no período de crise sanitária, aumentou a popularidade, mas a essa altura, já havia escolhido um vice de sua confiança pessoal, Fuad Noman.

Para além desses acontecimentos, ainda tem muita água para passar por debaixo dessa ponte. Ademais, Zema também tem boa popularidade no interior, pelo menos, é o que argumentam pessoas próximas ao titular do Palácio da Liberdade.

Outros prefeitos
Não foi apenas Kalil que saiu fortalecido das bases eleitorais neste ano. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, considerado um autêntico político representante de classe, também se destaca, pois no comando da associação foi capaz de defender os seus associados com muita destreza.

Após o resultado das urnas, constata-se igualmente o sucesso do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), reeleito com 70,34% dos votos. Essa é a quarta vez que ele vai administrar a cidade. Odelmo também exerceu cinco mandatos de deputado federal. Alem do mais, Uberlândia é, hoje, o segundo colégio eleitoral do estado, ficando atrás apenas de Belo Horizonte. Influente dentro do Partido Progressista, o prefeito pode ser um nome a ser lembrado para disputar o governo de Minas.

Julvan Lacerda, Odelmo Leão e Vittorio Medioli, politicamente, têm o mesmo perfil que os credenciam a pleitearem uma disputa ao governo do Estado. Especificamente em relação a Medioli, há uma informação não oficial de que ele tem pretensão de se colocar na lista de pré-candidato, fazendo parte de uma composição na qual Kalil seria deslocado para a disputa nacional. O prefeito de Betim é uma figura bem-sucedida também no mundo dos negócios, foi deputado federal, nunca perdeu uma eleição e comanda uma cidade com um grande contingente eleitoral.

Do ponto de vista de articulação entre lideranças políticas, Mediolli daria de goleada em Kalil, Odelmo e Julvan. Contudo, como o pleito majoritário só ocorrerá daqui a 2 anos, tudo vai ficar no mesmo status de hoje até os próximos passos para a eleição ao governo de Minas. Nenhum desses nomes é mencionado para disputar o Senado em 2020, mas todos sabem que haverá uma vaga para a Casa Alta do Congresso, uma vez que o atual senador Antonio Anastasia vai encerrar seu mandato.