Home > Política > Pleito na capital mineira servirá de teste para os empresários

Pleito na capital mineira servirá de teste para os empresários

As últimas campanhas eleitorais têm sido marcadas por debates nos quais, em muitos casos, os empresários foram vitoriosos. Certamente, isso se deve a saturação do eleitor em apostar em nomes sem experiência na gestão pública e nos negócios em geral.

Essa tendência de mudanças vem ocorrendo nesta última década, inclusive fora do Brasil. Foi a partir dessa realidade que aconteceram, por exemplo, a eleição o do então empresário do ramo da construção pesada, Alexandre Kalil (PSD) para a Prefeitura de Belo Horizonte, assim como João Doria (PSDB) se elegeu governador de São Paulo e Romeu Zema (Novo) para o governo de Minas Gerais. Eles fazem parte dessa lista de pessoas que são vitoriosas em suas atividades particulares e se enveredaram para a vida pública.

Eleições de 2020

Este ano, acreditando nessa nova postura do eleitorado, alguns nomes ligados ao mundo dos negócios estão participando da campanha visando às eleições de 2020 para a prefeitura da capital. Vale dizer que o próprio prefeito Kalil está com o nome em evidência, buscando sua reeleição. Para além desse panorama, destaca-se o postulante Fabiano Cazeca (PROS). Atleticano declarado, é um dos grandes empresário de Minas. Sua empresa, no ramo de consórcios, tem centenas de funcionários espalhados em todo o Brasil e, mesmo neste período de pandemia, não dispensou ninguém. “Temos de criar empregos e não demissão de trabalhadores. Eleito prefeito, irei trabalhar pela recuperação da capital mineira, com processos modernos de desenvolvimento”, garante.

O mais emblemático dos nomes nessa peleja de 2020 possivelmente seja o de Marcelo de Souza e Silva (Patriota). Licenciado do cargo a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/ BH), a entidade é avaliada nos meandros econômicos como uma das mais conceituadas no ramo. Tem milhares de associados e, segundo pesquisa, a economia da capital mineira tem uma sustentação com base no comércio e lojas próximo a 70%. E, por se tratar de um autêntico representante do empresariado, ao declarar-se candidato a prefeito, ele tem como foco contribuir para o soerguimento econômico, abrindo caminho e trazendo de volta o emprego e o crescimento de Belo Horizonte.

Outros nomes também fazem parte desta cronologia com ligações no setor produtivo e estão no páreo pela PBH. Veja, por exemplo, o candidato do Partido Novo, Rodrigo Paiva. Representante do segmento da informática, ele tem um perfil liberal e conta com apoio de Zema, segundo suas próprias palavras.

Por fim, aparece ainda o deputado Bruno Engler (PRTB), que, apesar de jovem, apresenta bom desempenho neste início de campanha. Em suas redes sociais, o candidato faz questão de deixar claro sua ligação com o presidente Jair Bolsonaro.