Home > Destaques > As candidaturas de última hora em Divinópolis, Nova Lima e Ipatinga

As candidaturas de última hora em Divinópolis, Nova Lima e Ipatinga

Sempre foi assim, quando as eleições acontecem com a finalidade de eleger representantes municipais, é de praxe a possibilidade de envolver mais as pessoas nas disputas, mesmo porque, se os nomes pleiteando as prefeituras não empolgam tanto, vem de quebra as candidaturas dos vereadores. Estes sim, comovem, conquistam e causam um movimento significativo nos cidadãos. Em Belo Horizonte, por exemplo, são mais de 1.500 postulantes em busca de uma vaga na Câmara Municipal. Isto quer dizer que em todos os bairros há, pelo menos, um concorrente na peleja.

Em Minas, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), foram 17 municípios a registrar apenas um postulante a prefeito. Vale dizer que o pleito por antecipação já está definido. No restante, as disputas estão acirradas. Alguns nomes chamaram a atenção nos últimos dias do prazo para registro de candidaturas.

Um destaque neste sentido veio de Divinópolis, capital do Oeste mineiro. Por lá, o ex-deputado federal Jaime Martins Filho (DEM), em nome de uma aliança considerada mais competitiva, aceitou o convite para ser o vice-prefeito na chapa do experiente político Fabiano Tolentino (Cidadania). Tolentino já foi deputado estadual e tem tradição nas lides locais, assim como seus companheiros de campanha. Essa junção de forças está caminhando para possível mudança nos hábitos dos votantes da cidade, pois se trata de uma dupla forte e com chances de crescimento junto ao eleitorado, segundo avaliação de matemáticos da política.

Outro capítulo relacionado a Divinópolis é que o polêmico deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania) decidiu não aceitar o desafio de ser candidato a prefeito. No entanto, promete usar toda a sua influência nas redes sociais para buscar votos em favor do seu irmão, Gleidson Azevedo (PSC), outro concorrente ao pleito local.

Ipatinga e Nova Lima

Quando faltavam apenas 24 horas para o encerramento do prazo legal destinado ao registro de candidaturas junto ao TRE-MG, o ex-prefeito Sebastião Quintão conseguiu viabilizar o seu nome como pretendente à Prefeitura de Ipatinga, capital do Vale do Aço. Filiado ao MDB, tendo sido chefe do Executivo daquele município por 2 oportunidades, Quintão estava em dúvida pelo fato de ter pendências na Justiça Eleitoral, mas, segundo ele, o assunto foi resolvido plenamente.

O seu nome será avaliado como uma espécie de divisor de águas, ou seja, caso sua presença fosse confirmada na peleja, todo o prenúncio feito nesta fase da campanha poderia ser alterado. Agora, feliz da vida, Quintão continua fazendo os seus contatos políticos, o que sempre fez nos últimos meses deste ano em todas as regiões do município, inclusive, na zona rural.

Já em Nova Lima, uma das influentes cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, a liderança do prefeito Vitor Penido (DEM) está sendo colocada em xeque. Ao longo deste ano, ele dizia que se não pudesse ser candidato por impedimento legal, apoiaria e elegeria o seu sucessor.

A novidade na cidade foi a candidatura, de última hora, do polêmico ex-prefeito Carlinhos Rodrigues. Ex-integrante de destaque do PT, agora filiado ao PDT, Carlinhos, como é conhecido, manda avisar que aqueles que acham que ele está impedido de participar do pleito estão enganados. “Tenho todas as certidões da Justiça Eleitoral me habilitando a participar dessa corrida e vou vencer”, acredita.